Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Fonte Regulável


piterog

Posts recomendados

Boas pessoal! Então, agora no fim do semestre o professor deu um projeto "imaginavel" para ser feito, são valores chutados!

O requisito dele é o seguinte:

*Formas de onda, entrada e saída

*Cálculos do Projeto

Os dados são:

Transformador 220v/6+6v

VL=10v

IL=500mA

Fonte Ajustável

Ai comecei a dar uma tentada no Proteus.. mas coloco as fórmulas corretas pra um trafo com derivações no secundário, para que ele solte os 6v na saída, mas saem 24v... tem uma fórmula específica para trafo com CT ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez, postei um material sobre isto, se quiser conferir:

http://eletronicdaniel.blogspot.com.br/2013/04/fonte-para-bancada-circuito-da-fonte.html

Lá poderá fazer o download do esquema e layout de uma fonte desta. Se quiser efetuar alguns cálculos, também tenho uma calculadora:

http://eletronicdaniel.blogspot.com.br/2010/10/calculadora-para-fonte-linear.html

Todo material foi usado quando cursei o técnico de eletrônica, é parte dos estudos da disciplina de eletrônica geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal!

Preciso que:

Na saída, ali na LAMP saia 10v com 500mA quando o potenciômetro estiver no máximo( ou mínimo ).

O problema é que assim.. Eu fui chutando os valores e fui ajustando.. mas preciso apresentar os cálculos.. todos.. desde diodo, trafo, resistencias e tal...

Mas não sei fazer isso.. o vagabundo do professor não explicou nada ;/

Se possível ajudar-me... arquivo está no PROTEUS 8!

Obrigado

http://www.sendspace.com/file/2pcvf9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus, e tem gente que se acha Professor.....

Transformador de 6+6 e ele quer que você alimente uma carga com 10V Dc ?????

Esquece o terminal central do transformador, você vai utilizar apenas os extremos, como 12V, retificar numa ponte de 4 diodos, filtrar com um belo eletrolítico, aí sim pode aplicar o circuito padrão de uma simples fonte ajustável, com um transistor em série com a carga, e uma realimentação que pode ser feita com um transistor ou um amplificador operacional.

Pesquise no Google, tem centenas de circuitos desse tipo.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus, e tem gente que se acha Professor.....

Transformador de 6+6 e ele quer que você alimente uma carga com 10V Dc ?????

Esquece o terminal central do transformador, você vai utilizar apenas os extremos, como 12V, retificar numa ponte de 4 diodos, filtrar com um belo eletrolítico, aí sim pode aplicar o circuito padrão de uma simples fonte ajustável, com um transistor em série com a carga, e uma realimentação que pode ser feita com um transistor ou um amplificador operacional.

Pesquise no Google, tem centenas de circuitos desse tipo.

Paulo

Ele ganha 12mil e tudo o que ele disse pra nós foi:

Procurem na internet que vocês acham como fazer ¬¬'

A ideia é usar o Regulador de Tensão variável, de 0(ou próximo) a 10v.

Estranho que ele não deu o valor de ripple nem nada..

Diz um colega que foi perguntar pra ele quando podia usar de ripple e ele disse que era pra usar algo que agente achasse aceitável. KKKKKKK só rindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://ivairsouza.com/circuitos_retificadores.pdf

Nossa .... Quantos anos que não vejo isso ...

Essa é a formula que dá o valor médio da tensão na carga, quando se utiliza a retificação em onda completa com dois diodos e com um transformador de derivação central...

Detalhe : só é valida para o caso de não existir capacitor de filtragem, ou seja, a forma de onda em cima da carga é duas meia-senoides, e para falar a verdade, não serve para nada .......,

No seu caso, diodo retificador comum de 1a, considere vp= 0,7 volts.

Mas se o seu projeto é um regulador ajustável, não se usa essa fórmula, pois voce vai usar um capacitor, e a sua ponte retificadora terá 4 diodos, lembre o que eu falei sobre não usar a derivação central do transformador de 6 + 6 volts.

Um bom capacitor de filtragem é um de 4700uF. Vai ter um ripple baixo no capacitor, e na saída em cima da carga vai ser muito mais atenuado pelo regulador.

Uma boa escolha para um regulador ajustável bem simples é o LM117, deve ter no Proteus.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal.. me tirem uma dúvida!

Na minha apostila tem uma fórmula que diz assim:

VRL = (Vp-2xVb)x0.636

VRL é o que?

Vb no case se eu for usar os diodos de silicio é 0,6 correto?

O diodo de silicio começa com uns 5,5v.. Media de 0,6v..

Nao sei da onde e essa formula mas acho que RL representa a carga..

Tem professores que sao engenheiros e nao sabem nem o funcionamento de um transistor! Sabe todas as caracteristicas, curvas etc! Mas quando ele esta operando junto com outros componentes n sabe nada! Sofri muito quando eu fazia tecnico, n terminei por causa disso! Nao da para aprender se nem o prof sabe..

então, se precisa dr uma fonte regulavel, olhe essa, e de um topico antigo: http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=92284&d=1362708370

Mas tem que trocar valores para o que você precisa..

Pode também fazer com integrados reguladores..

o ripple pode ser de 10% depende do circuito a ser alimentado...

Parece ate q n sabem eletronica pelo jeito que ensinam!! Precisa de formula para isso por acaso? Quem nao sabe que a media na carga com retificaçao onda completa e a tensão rms... Quem for aprender isso por formula imagino o que acontece para calcular um circuito bem complexo...

em retificaçao meia onda a media e a metade da twnsao rms! Se tem 10Vp vai ter apenas 3,535V medios sobre a carga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diodo de silicio começa com uns 5,5v.. Media de 0,6v..

Nao sei da onde e essa formula mas acho que RL representa a carga..

Tem professores que sao engenheiros e nao sabem nem o funcionamento de um transistor! Sabe todas as caracteristicas, curvas etc! Mas quando ele esta operando junto com outros componentes n sabe nada! Sofri muito quando eu fazia tecnico, n terminei por causa disso! Nao da para aprender se nem o prof sabe..

então, se precisa dr uma fonte regulavel, olhe essa, e de um topico antigo: http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=92284&d=1362708370

Mas tem que trocar valores para o que você precisa..

Pode também fazer com integrados reguladores..

o ripple pode ser de 10% depende do circuito a ser alimentado...

Parece ate q n sabem eletronica pelo jeito que ensinam!! Precisa de formula para isso por acaso? Quem nao sabe que a media na carga com retificaçao onda completa e a tensão rms... Quem for aprender isso por formula imagino o que acontece para calcular um circuito bem complexo...

em retificaçao meia onda a media e a metade da twnsao rms! Se tem 10Vp vai ter apenas 3,535V medios sobre a carga...

Infelizmente por se tratar de um projeto pro Tecnico eu não posso fazer com transistores ;/

Tem que ser obrigatoriamente com o LM117.

A dúvida que surge é:

Ele me deu a tensão na carga e a corrente na carga!

10v e 500mA

Mesmo assim é necessário o cálculo da queda de tensão nos diodos retificadores?

Eu vou usar o 1N4001 na ponte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E obrigatorio o lm337? Pode usar outro ci? Se puder para 12v use um 7812... Suporta 1A.. Tem que por uns 17vdc na entrada dele... Se consegue isso com um trafo de 12vrms..

se for meia onda acho que nem precisa pois e um valor desconsideravel... 0,6V.. Se for completa sao 1,2V mas ainda e insignificante!! Tanto entrando 17,5v ou 16,5v no regulador tera o mesmo 12v na saida... O ripple de ser pequeno, veja no datasheet o valor min de tensão que deve ter na entrada do ci, para poder saber o ripple max que pode ter para que a saida tenha 0 de ripple...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E obrigatorio o lm337? Pode usar outro ci? Se puder para 12v use um 7812... Suporta 1A.. Tem que por uns 17vdc na entrada dele... Se consegue isso com um trafo de 12vrms..

se for meia onda acho que nem precisa pois e um valor desconsideravel... 0,6V.. Se for completa sao 1,2V mas ainda e insignificante!! Tanto entrando 17,5v ou 16,5v no regulador tera o mesmo 12v na saida... O ripple de ser pequeno, veja no datasheet o valor min de tensão que deve ter na entrada do ci, para poder saber o ripple max que pode ter para que a saida tenha 0 de ripple...

Sim é obrigatório, porque agente "estudou" eles separados, agora é a hora de juntar tudo..

Trafo, retificação, filtro, regulação da tensão(ele pediu que fosse variável com máxima de 10v na saída)!

E ele obrigatoriezou(palavra nova :D) o uso do LM117 :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar umas dicas:

1 - Use transformador de 117Vca para 10Vca/1A ou 0,75A ou 0,5A.

2 - A tensão de ripple no secundário costuma ser de aprox. 15%. Mais que isso o ripple fica muito grande. Menos que isso o capacitor de filtragem na saída dos retificadores, fica muito grande.

3 - Um valor do capacitor é aprox. C(uF) = 52 IL(mA) / VL(V). Isso dá os 15% de ripple, para retificação completa.

4 - Para simplificar o circuito, Coloca um transistor darlington na saída de VL e um potenciômetro de VL até o terra. O terminal móvel liga na base do darlington. Se for montar tem que calcular o dissipador e colocar no transistor.

5 - Coloca um capacitor na base do darlington para melhorar a filtragem da tensão de saída.

6 - Coloca um eletrolítico na saída. Um centésimo do primeiro eletrolítico já está bom. Coloca um capacitor de 0,1uF em paralelo com esse eletrolítico para atenuar as tensão de alta frequência.

7 - Procure MESMO na net, que tem muita coisa sobre isso. Particularmente prefiro os livros, pois são muito mais confiáveis.

8 - Não gostaria de pensar que seu professor pediu coisa impossível ou que ainda não ensinou.

9 - Algumas coisas na vida não são fornecidas. Temos que nos virar mesmo. É assim que se domina o assunto.

10 - Os simuladores estão aí para facilitar os cálculos dos circuitos, os quais deveríamos ter conhecimento de como estruturá-lo. Ele é apenas uma ferramenta. O aluno, ou o profissional é que tem que ter o cérebro.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você olhou os links que te passei ou se baixou o material.

*No material da calculadora existem todos os cálculos relacionados a fonte linear, ao inserir os valores corretos toda a equação é resolvida e apresentada. Inclusive esta sugerido o valor de 10% de ripple.

*Para o caso do regulador no datasheet do LM317 existem os cálculos (Pág. 9).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar umas dicas:

1 - Use transformador de 117Vca para 10Vca/1A ou 0,75A ou 0,5A.

2 - A tensão de ripple no secundário costuma ser de aprox. 15%. Mais que isso o ripple fica muito grande. Menos que isso o capacitor de filtragem na saída dos retificadores, fica muito grande.

3 - Um valor do capacitor é aprox. C(uF) = 52 IL(mA) / VL(V). Isso dá os 15% de ripple, para retificação completa.

4 - Para simplificar o circuito, Coloca um transistor darlington na saída de VL e um potenciômetro de VL até o terra. O terminal móvel liga na base do darlington. Se for montar tem que calcular o dissipador e colocar no transistor.

5 - Coloca um capacitor na base do darlington para melhorar a filtragem da tensão de saída.

6 - Coloca um eletrolítico na saída. Um centésimo do primeiro eletrolítico já está bom. Coloca um capacitor de 0,1uF em paralelo com esse eletrolítico para atenuar as tensão de alta frequência.

7 - Procure MESMO na net, que tem muita coisa sobre isso. Particularmente prefiro os livros, pois são muito mais confiáveis.

8 - Não gostaria de pensar que seu professor pediu coisa impossível ou que ainda não ensinou.

9 - Algumas coisas na vida não são fornecidas. Temos que nos virar mesmo. É assim que se domina o assunto.

10 - Os simuladores estão aí para facilitar os cálculos dos circuitos, os quais deveríamos ter conhecimento de como estruturá-lo. Ele é apenas uma ferramenta. O aluno, ou o profissional é que tem que ter o cérebro.

MOR_AL

1- Não posso ;/ Tenho que usar um transformador 220v/6+6 a corrente é de minha escolha

2- Ontem ele disse que agente pode considerar a tensão de ripple de 0,5v

3- Como a fonte é imaginária o tamanho do capacitor também será, então não fará diferença, claro não vou usar um capacitor de 1F KKKKK

4- Não posso usar transistor

5- idem 4

6- Isso eu farei

7- pois é vou pesquisar alguns livros de eletrônica!

8- A única coisa que ele ensinou foi a mexer no osciloscópio, e não foi o digital! E sério, as outras partes ele não ensinou!

9- Concordo

10- To usando o Proteus pra dar uma auxiliada!

Mesmo assim obrigado :D

;5990525']Não sei se você olhou os links que te passei ou se baixou o material.

*No material da calculadora existem todos os cálculos relacionados a fonte linear' date=' ao inserir os valores corretos toda a equação é resolvida e apresentada. Inclusive esta sugerido o valor de 10% de ripple.

*Para o caso do regulador no datasheet do LM317 existem os cálculos (Pág. 9).

Querido Daniel.. te peço perdão, pois baixei sua planilha e na correria de estudos acabei por não ver ela.. cara.. perfeito.. não é necessário mais nada, muito bom.. obrigado!

;5990525']Não sei se você olhou os links que te passei ou se baixou o material.

*No material da calculadora existem todos os cálculos relacionados a fonte linear' date=' ao inserir os valores corretos toda a equação é resolvida e apresentada. Inclusive esta sugerido o valor de 10% de ripple.

*Para o caso do regulador no datasheet do LM317 existem os cálculos (Pág. 9).

Querido Daniel.. te peço perdão, pois baixei sua planilha e na correria de estudos acabei por não ver ela.. cara.. perfeito.. não é necessário mais nada, muito bom.. obrigado!

Daniel. Uma pergunta.. na tua planilha ontem tem:

Tensão de ripple, tem %, o que eu coloco, sendo a minha tensão na carga de 10v e corrente de 500mA, o professor disse para setarmos uma tensão de 0,5v de ripple!

O que eu coloco no campo ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se:

1 - Não pode usar transistor.

2 - Só pode usar o trafo 110Vca para 6+6Vca

Então:

1 - Esqueça o center tape do secundário do trafo e faça uma retificação em ponte com as extremidades do secundário. Você terá Vcc = aprox. 1,32 * 12 = 16 Vcc médios.

2 - Coloque um capacitor de filtro de 52 * IL(ma) / VL(V) = 52*500 / 16 = 2200uF/25V

3 - Para ajustar a tensão de saída sem usar transistor.

3.1 - Use um variac na entrada, entre a rede e o trafo.

3.2 - Use um circuito com tiristor ou triac, mas se não pode usar transistor, esse nem pensar.

3.3 - Use um circuito integrado regulador com um potenciômetro. Esse até acho que já foi mencionado, mas se não pode usar transistor, esse também nem pensar.

4 - Se o professor só ensinou a mexer em osciloscópio e está pedindo isso, mande ele ter vergonha na cara e fazer uma reciclagem de eletrônica. Talvez ele aprenda a ser professor.

Não falo isso de "boca pra fora". Sou engenheiro eletrônico e mestre por uma das melhores universidades do Brasil e já dei aulas em universidade. Então sei o que digo.

O máximo que eu vi meu antigo professor fazer, foi nos dar um documento científico (paper) e ter que dar uma aula sobre o assunto, mas isso foi no mestrado. Na faculdade os professores ensinavam antes.

Talvez fosse melhor conhecer a versão do professor, pois no momento ele não merece o que eu penso dele.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKK isto está ficando divertido .....

Mor, que que voce acha de se candidatar à vaga ? 12 paus prá não fazer nada, além de tomar mate e chimarrão ..... com certeza, é algum órgão mantido pelo governo federal, só pode ser ! Se voce não quiser, eu quero kkkkkkkkk !

VIVA OS PROTESTOS !!!!!!!

MUDA BRASILLLLL !!!!!

ABAIXO PASSAR DE ANO SEM ESTUDAR !!!!!

Nessas horas é que eu entendo o porque que os engenheiros de hoje não sabem nem polarizar um transistor ..... eu pensava que os alunos que eram responsáveis por não quererem estudar ! Fazem dois anos, eu ví um cara que colocou um post pedindo ajuda para um trabalho daqueles meio chatinhos em teoria, e o cara, além de não passar metade das informações que eram necessárias, ainda falou no final : Passem a solução no meu email .......... kkkkkkkkkkk !

Desde esse dia só ajudo se quem pediu está mesmo a fim de aprender.

Piterog, faz o que eu falei desde o início, logo nos primeiros posts :

Ponte retificadora com 4 1N4001 usando os dois terminais extremos do transformador, isto é, ignore a derivação central, assim voce terá 12V ac , mais que o suficiente para obter os 10V na carga.

Capacitor , qualquer um acima de 1000 uF já serve, o importante é o ripple não ser tanto que a tensão chegue a ser menor do que o mínimo necessário para o LM117 trabalhar. Ele faz a tensão de saída ser muito estável, diminuindo o Ripple por um fator altíssimo, e na saída vai ficar praticamente inexistente. Como norma, a equação fornecida nos tópicos acima serve com uma boa referência. Em casos de áudio, use a norma para calcular e dobre o valor, e se for um amplificador que utilize alta corrente, triplique por segurança. Afinal, ninguém gosta de escutar aquele maldito ronco da fonte nos alto-falantes....

LM117, no circuito de exemplo de aplicação no datasheet, está perfeito para o seu uso. Mas existem dezenas semelhantes que voce pode usar, veja os que tem no Proteus, ok ?

E pode partir para o abraço !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar um capacitor de 3300uF na entrada, vai ter aprox 2V de ripple, mas na saida do regulador nao tera nada... Isso para uma carga de 500mA 10V.

O cargo desses professores ficariam melhor se for Matematica para eletronica! Pois e o que eles apenas sabem fazer e ensinar formulas e resolve las mas nada de eletronica pratica!!

O Brasil também..... O Centro de Paula Souza considera eletronica uma materia qualquer!! Como outras, administraçao etc...

Se se fosse uma Coreia ou Estados Unidos a eletronica seria posta la em cima.. Ppr isso o Brasil e desse jeito... Engenheiros vão dar aula.. Nao trm projetos no Brqsil na area de aparelhos de consumo... Por que ninguem ta se emportando com eletronica aqui.. Politicos nem deve saber o que e isso... Eai ta um País pobre sem tecnologia e alem disso tem que comprar a dos outros mas isso nem eles fazem muito...

Ahh mas Pelo menos fizeram estadios novos com conforto e tecnologia com o nosso dinheiro!:D E vamos ter medicos estrangeiros!!

Ta cada vez mais vergonha!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é ....

E pelos poucos engenheiros novos que conhecí, acho que nem matemática eles podem lecionar, talvez em colégio estadual tudo bem !!!!

Pior de tudo é um ****** desse se achar em condições de ser professor, e ainda ganhar 12 paus por mes .... bom, olhando bem..... se olharmos os nossos políticos que nem sabem escrever direito, apertam o botão errado do painel de votação por engano e ganham 3, 4 vezes esse valor, a coisa toda tem sentido, podre, mas é um sentido...

Pelo menos aqui a gente tenta ajudar de verdade, esclarecer, enfim, passar um pouco de nossa experiência, acho que devíamos criar uma escola virtual aqui no CDH, pelo menos ensinamos correto ! E, DE GRAÇA !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é amigos, faço a soma das suas opiniões, a minha até esses dias não pensava em ser engenheiro.. mas agora penso..

Ontem, após uma prova de Eletrônica Digital disse:

"To nem aí em tirar nota baixa, meu pai disse que eu passando com 6 ele fica feliz."

Baixei minha cabeça e sai!

Viva o Brasil \m/,

Quanto ao circuito já consegui fazer as fórmulas e quais componentes usar.. agora tenho que fazer a placa.. o problema é que no proteus não tem transformador para usar no ARES.. agora estou tentando fazer no Eagle.. mas não to muito contente... mas... vou tentando de um jeito ou outro...!

Obrigado a todos que me ajudaram e me re-ajudaram!

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piterog,

Aqui somos muios engenheiros, e com certeza muitos se distinguem exatamente pelo seu grande conhecimento e vontade em ajudar. E muitos aqui também tem Mestrado, e não se sentem superiores a ninguém, e com a mesma humildade tem paciência em ensinar.

Agora, quanto ao que voce falou, ainda bem que você saiu de cabeça baixa kkkk .

Alguém paga para você estudar, e além disto, voce não gostaria de ser reconhecido por todos por sua capacidade ? imagina um dia voce poder ajudar os outros aqui, com confiança sobre a sua capacidade, e ver que voce PODE fazer a diferença !

Isso só vem com estudo e dedicação, e tenha dó de seu velho pai kkkkkkk

Quanto ao teu problema do transformador.....

Use dois geradores de tensão alternada do Proteus, com 6VAC, 60 Hz, e coloque um deles com fase inicial de 0 graus e o segundo com fase de 180 graus, e pronto, não precisa mais usar o transformador !

Boa sorte com a montagem !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piterog,

Essas provas de cursos tecnicos sao feitas com base na metodologia do Brasil...

Se esforce pois mesmo que elas sejam difícil, nao sei qual escola você esta, se e tecnico mesmo ou outro nivel.. Mas a unica que eu estudei e posso afirmar alguma coisa e o da Centro Paula Souza... Etecs e Fatec's fazem parte dela... E um metodo cheio de erros fora os problemas com os professores também.. Noto isso porque tive 3 prof la engenheiros formqdos no ITA!! Um era engenheiro eletrico apenas e n se formou la e disse uma coisa errada.. Perguntei para outros q e engenheiro eletrônico esse formado no ITA e disse a mesmo coisa!!

Logo percebo q o problema alem deles n saberem e ter que falar a informaçao de acordo com a didatica centro paula souza, ela estava errada...

Fora a metodologia cheia de erros... então se esforce porque se você tira 10 numa prova dessa, uma prova em paises tops em eletronica como Coreia, Alemanha Estados Unidos talvez você nem passe!

então a sua formaçao vai depender so de você!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é um assunto interessante.

Não tenho nenhum dúvida da capacidade de um engenheiro formado no ITA. O que duvido é a capacidade de qualquer pessoa conseguir ensinar, isto é, passar o seu conhecimento, encorajar os alunos, e principalmente admitir que não sabe sobre algum assunto !

Ninguém consegue saber tudo sobre Eletronica de bate-pronto, sempre temos de nos atualizar ou pesquisar mais sobre algum assunto.

Acho que isso de contratar um engenheiro para ensinar eletrônica tem de ser revisto, afinal, eu conhecí alguns técnicos em eletrônica que conseguiam consertar uma TV em uma velocidade muito maior do que a minha.... E isso é o tipo de experiência que deveria ser passada aos estudantes !

Sabem, tem horas que eu tenho vergonha de dizer que sou engenheiro, de tanta coisa errada que vejo engenheiros fazerem e dizerem !

Piterog, a Internet é uma mina de ouro a ser explorada, pesquise, aprenda, venha até aqui tirar suas dúvidas, e logo voce vai ver a diferença entre o seu nível e o de seus colegas !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...