Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entender tensão real da fonte de alimentação


lxdterra

Posts recomendados

De um tempo pra cá tenho uma certa dúvida em relação a fontes não estabilizadas. Todas fontes que verifiquei acontece a mesma coisa. Por exemplo, uma fonte com especificação 5V/500mA quando eu meço a tensão sempre é maior que esse valor, eu sei que é principalmente por causa do capacitor, mas minha dúvida é se caso tenha um equipamento que precise de 5V, usando essa fonte não causaria problema? Se a tensão de saída dessa fonte fosse 7V eu não correria o risco de queimar o equipamento?

Por curiosidade fiz um pequeno experimento, peguei um transformador com saída medindo 14,7 Vca depois que passei por uma ponte retificadora a tensão medida caiu para 12,8 Vcc. Continuando o experimento, adicionei um capacitor eletrolítico de 220uF então a tensão medida foi de 20,4 Vcc. Nesse exemplo eu poderia usar essa fonte para alimentar um equipamento que trabalhasse com qual tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao retificar e filtrar uma tensão qualquer, seu valor eficaz ou RMS subirá para uma tensão aproximadamente raiz de 2 vezes maior do que a tensão RMS.. Por isso qyue boas fontes agregam elementos semicondutores que garantem além da retificação e filtragem também a estabilização da tensão de saída, garantindo desse modo também a tensão tanto a vazio quanto na corrente máxima da fonte..

Quando a fonte é não estabilizada geralmente ao se aplicar a carga a tensão dela tende a cair para algum valor tolerável por essa carga..

Muitos circuitos eletrônicos tem a indicação de operar em uma determinada tensão porém são capazes de bem operar em tensões maiores e desse modo não apresentando nenhum problema nesses casos. Portanto sempre vai depender das especificações dessa carga se ela é capaz ou não de tolerar esse acréscimo de tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...