Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lxdterra

Entender tensão real da fonte de alimentação

Recommended Posts

De um tempo pra cá tenho uma certa dúvida em relação a fontes não estabilizadas. Todas fontes que verifiquei acontece a mesma coisa. Por exemplo, uma fonte com especificação 5V/500mA quando eu meço a tensão sempre é maior que esse valor, eu sei que é principalmente por causa do capacitor, mas minha dúvida é se caso tenha um equipamento que precise de 5V, usando essa fonte não causaria problema? Se a tensão de saída dessa fonte fosse 7V eu não correria o risco de queimar o equipamento?

Por curiosidade fiz um pequeno experimento, peguei um transformador com saída medindo 14,7 Vca depois que passei por uma ponte retificadora a tensão medida caiu para 12,8 Vcc. Continuando o experimento, adicionei um capacitor eletrolítico de 220uF então a tensão medida foi de 20,4 Vcc. Nesse exemplo eu poderia usar essa fonte para alimentar um equipamento que trabalhasse com qual tensão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao retificar e filtrar uma tensão qualquer, seu valor eficaz ou RMS subirá para uma tensão aproximadamente raiz de 2 vezes maior do que a tensão RMS.. Por isso qyue boas fontes agregam elementos semicondutores que garantem além da retificação e filtragem também a estabilização da tensão de saída, garantindo desse modo também a tensão tanto a vazio quanto na corrente máxima da fonte..

Quando a fonte é não estabilizada geralmente ao se aplicar a carga a tensão dela tende a cair para algum valor tolerável por essa carga..

Muitos circuitos eletrônicos tem a indicação de operar em uma determinada tensão porém são capazes de bem operar em tensões maiores e desse modo não apresentando nenhum problema nesses casos. Portanto sempre vai depender das especificações dessa carga se ela é capaz ou não de tolerar esse acréscimo de tensão...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais