Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar driver AMD no ubuntu 12.04.2


Meurer

Posts recomendados

Bom pessoal, pretendo instalar no meu pc o ubuntu 12.04.2 de 64 bits, e gostaria de instalar o driver proprietário da AMD disponível no site deles: http://support.amd.com/br/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx?type=2.4.1&product=2.4.1.3.42〈=English

O meu problema é o seguinte, eu andei procurando mas não consegui achar as seguintes informações necessárias para instalação do driver, conforme documento de "ajuda" disponibilizado pela AMD é necessário os seguintes programas:

Versão do XOrg do ubuntu 12.04.2

Versão do Glibc

POSIX shared memory (/dev/shm)

Sei que o Kernel do ubuntu 12.04.2 é o 3.5

e se os seguintes pacotes:

XFree86-Mesa-libGL

libstdc++

libgcc

XFree86-libs

fontconfig

freetype

zlib

gcc

Desta forma eu gostaria de saber se os programas e os pacotes listados acima já estão por padrão no ubuntu, ou se é necessário instala-los, caso seja necessário, gostaria que vocês informassem a linha de comando para a instalação.

O documento de ajuda disponibilizado pela AMD é o seguinte: http://www2.ati.com/relnotes/catalyst_linux_installer.pdf

Já agradeço antecipadamente pela ajuda

_________________________________________________________________

@Edit:

Bom, para instalar o driver das placas ATIs com o Catalyst eu segui o seguinte tutorial: http://www.thefanclub.co.za/how-to/ubuntu-amd-catalyst-install

Vou deixar aqui um resumo/tradução:

Esse tutorial foi testado no Ubuntu 12.04, 12.10 e 13.04 64bit e 32bit e basicamente funciona em qualquer placa de vídeo ATI.

Instalar os seguinte pacotes pelo terminal:

sudo apt-get install linux-headers-generic build-essential cdbs fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++6 dkms libqtgui4 wget execstack libelfg0 dh-modaliases

Se o sistema for 64 bits, é necessário instalar este outro pacote através do terminal:

sudo apt-get install ia32-libs

Fazer o download do Ubuntu AMD Catalyst Install que você encontra no final desta página antes dos comentários, não deixarei o link direto para o download pois eles estão sempre corrigindo bugs e atualizando o arquivo de instalação: http://www.thefanclub.co.za/how-to/ubuntu-amd-catalyst-install

Após o download do Ubuntu AMD Catalyst Install, dê dois cliques no arquivo .deb para instalar pela central de programas.

Busque no Painel inicial (dash) por Ubuntu AMD Catalyst Driver install e siga as imagens abaixo:

1) Detectando hardware e checando compatibilidades:

step-01.png

Se o seu hardware é compatível com a última versão do driver aparecerá uma imagem similar a esta:

step-01a.png

Se o seu hardware for um pouco mais antigo, e suportado somente pelo legacy driver, aparecerá uma imagem similar a esta:

step-01b.png

Se o seu hardware for muito antigo e não for suportado, aparecerá uma imagem similar a esta:

http://www.thefanclub.co.za/sites/default/files/images/howto/step-01c.png

2) Selecionando o driver a ser instalado, versão estável ou beta:

ubuntu-amd-catalyst-install-03.png

Se o seu hadware for um pouco mais antigo, e suportado somente pelo legacy driver:

step-02b.png

3) Download do driver:

step-03a.png

4) Gerando os pacotes de instalação:

step-04.png

5) Removendo os drivers antigos:

ubuntu-amd-catalyst-install-08.png

6) Instalando os novos drivers:

ubuntu-amd-catalyst-install-09.png

7) Ativando aceleração gráfica:

step-07b.png

8) Reinicie a máquina para completar a instalação.

Obviamente nem tudo é uma maravilha, no meu caso ocorreu um erro na etapa 4, então a partir dai fui obrigado a fazer tudo manualmente.

1) Remova os drivers instalado anteriormente, copie e cole os seguinte comandos no terminal:

sudo sh /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh

sudo apt-get remove --purge fglrx fglrx_* fglrx-amdcccle* fglrx-dev* xorg-driver-fglrx

2) Descompacte o driver, e executei o arquivo sh, clicando com o direito => propriedades => permissões => permitir execução do arquivo como programa => dois cliques no arquivo. (Há outra forma de fazer isso, porém eu acho essa mais fácil)

3) Após isso irá abrir o gerenciador de instalação da AMD/ATI:

Escolha a opção: Install Driver "versão" on Xorg "versão" or later.

Concorde com a licença "I agree" ou não "cancel".

Escolha a opção automatic.

Espere pelo termino da instalação e clique em exit.

Reinicie a máquina.

Outro erro que presenciei foi do programa Ubuntu AMD Catalyst Install não ter reconhecido minha placa de vídeo, isso ocorreu porque eu estava seguindo o tutorial do noobslab, onde a versão do Ubuntu AMD Catalyst Install esta desatualizada.

Enfim, espero que esse tutorial ajude o pessoal que possua placas de vídeo ATI, um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

EDIT: Obrigado por postar a resolução do problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...