Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
paulo9688

Tensão e corrente no emissor de um transistor NPN

Recommended Posts

Olá a todos,

Eu estou desenvolvendo uma ponte H para um trabalho do meu curso e estou com a seguinte duvida.

Eu preciso que a tensão do emissor de um transistor seja de 12v e que a corrente do emissor seja 2.5A daí eu fiz o seguinte

Ie = Ib + Ic; logo Ib = Ie / (hfe + 1); ib = 2.5 / 1001; ib = 2.497E-3A

Rb = Vin - Vbe / Ib; Rb = 5 - 1.4 / 2.497E-3A; Rb = 1.441K

Rc = 0;

O problema é que quando eu simulo o circuito no proteus ele não me mostra 12V e 2.5A no emissor (eu liguei um resistor de 4,8R já que R = V / I), o valor da tensão fica em torno de 3V e a corrente é mínima.

Obs. eu estou usando um transistor darlington e eu vi nesse link http://www.calculatoredge.com/electronic… que Ve = Ic * Re e fazendo as contas fica em torno de 11,98V

O que será que esta errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria esta errado, não se deve calcular com essas bases... nenhum transistor vai ter exatamente 1000 de ganho..

Poste o circuito.

Qual e a tensão de coletor?

Compartilhar este post

Link para o post

darlington.jpg

O circuito como eu falei, e mroberto98 você disse que não se deve calcular com o ganho de 1000, então qual valor eu devo usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um circuito de colector comum ou seguidor de emissor.

Neste circuito , a tensão de emissor vai ser sempre inferior ao valor de vin.

Como tem Vin =5V a tensão de emissor vai ser sempre inferior a 5V.

Tem erro no cálculo de rb.

Nessa malha onde apareceo valor da tensão no emissor ou se desejar a queda de tensão na resistência de 4,8ohm?

Alem disto não calculou a tensão na resistência de 4,8ohm.

Note que esta resistência de 4,8ohm nem aparece nos seus cálculos !!!

Por fim se Vcc é de 12V também não podia ter 12V no emissor.

Seria vce=0 logo impossível.

O resultado do proteus está correcto.

Tem de estudar como funciona esse tipo de circuito .

Compartilhar este post

Link para o post
darlington.jpg

O circuito como eu falei, e mroberto98 você disse que não se deve calcular com o ganho de 1000, então qual valor eu devo usar?

Use o valor garantido pelo fabricante que corresponde á pior sitaçao para o seu circuito.

No se caso 1000.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for fazer do jeito que postou o circuito com coletor comum e quer exatamente 12v no emissor, sera impossivel! Se resolver fazer como emissor comum use ganho menor que o min especificado pelo fabricante, se for fazer desse jeito, tera melhor resultado calculando com o ganho medio e nao com o min (se for 1000)... Em operaçao normal sem exceder limites dificilmente tera ganho min.. então tera resultados melhores com ganho medio e na pratica esse tipi de configuração nunca ira funcionar como esperado.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pela atenção, eu resolvi o problema usando 2 tip-122 e 2 tip-127 e consegui um resultado próximo do desejado só que ao invés de vcc e vin = 12v eu usei ambos com 24v e também ao invés de hfe = 1000 eu fiz os cálculos com hfe = 600, funcionou perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado a todos pela atenção, eu resolvi o problema usando 2 tip-122 e 2 tip-127 e consegui um resultado próximo do desejado só que ao invés de vcc e vin = 12v eu usei ambos com 24v e também ao invés de hfe = 1000 eu fiz os cálculos com hfe = 600, funcionou perfeitamente.

Funcionou com certeza porque mudou o circuito com transistores pnp e npn, mais as tensões.

Isto não tem nada a ver com o circuito original que aqui colocou.

Coloque o circuito.

Quero ver o que tem isso a ver com o ganho ser 1000 ou 600.

Ou esse 600 caiu do céu?

E já agora o que que quer dizer com reultado próximo do desejado ?

Se vai usar carga indutiva não esqueça colocar díodos de protecção.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou curioso para saber o circuito final dessa sua ponte H .....

Se usar a carga no emissor, a corrente de emissor dependerá do ganho do transistor, o qual varia entre um máximo e um mínimo sem nenhuma garantia de valor default....

Na prática, voce deve planejar sempre considerando transistores saturados, para evitar esse problema do ganho, ou utilizar circuitos com realimentação para estabilizar o funcionamento.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe mas afinal está feito?

Estamos ,os que tentamos ajudar ,á espera de ver esse circuito como o fez e disse aqui que funcioava.

Assim podemos ver e comparar o original esta nova versão

Com ganho de 600 ou com 599 de ganho?

«

Compartilhar este post

Link para o post

circuito.png

Aqui o circuito só que eu tive de fazer algumas mudanças como por exemplo, originalmente eu precisava de 2.5~3A no emissor, agora eu preciso de 6A (tive de trocar o motor do meu projeto) e eu também estou pensado em colocar um circuito para regular a tensão no emissor para ela ficar sempre em torno de 12V quando a corrente for abaixo de 6A.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que ponhou em emissor comum... N precisa por regulador depois dos transistores, use uma fonte de aprox 13V e garanta a saturaçao dos transistores calculando usando ganho menor que os 1000 como eu disse antes... Saturando eles sempre tera ~12V independente se a carga diminuir o consumo!

Dica: e melhor usar PNP no lugar do q5 e q6... Do jeito que ta ai vai torrar os transistores, estão polarizado incorretamente!

E depois coloque resistores no coletor desses dois transistor PNP que falei para trocar!

Compartilhar este post

Link para o post
circuito.png

Aqui o circuito só que eu tive de fazer algumas mudanças como por exemplo, originalmente eu precisava de 2.5~3A no emissor, agora eu preciso de 6A (tive de trocar o motor do meu projeto) e eu também estou pensado em colocar um circuito para regular a tensão no emissor para ela ficar sempre em torno de 12V quando a corrente for abaixo de 6A.

Só deve ter cuidado com Q5 e Q6 pois se a corrente for muito elevada eles irão se danificar.

Este transistor totalmente saturado e conduzindo 6 A, dará 2V entre coletor e emissor: P=U.I= 2V vezes 6 = 12 watts dissipados em calor.

Talvez não seja o melhor transistor para esta aplicação haja vista que seu Vce saturado é de 2V, considerado alto e fará dissipar muito calor.

Com mosfets Canal N e cal P dariam resultados muito melhores:

IRF540 canal N

IRF9540 canal P

Com estes, nesta corrente de 6A, não precisa nem usar dissipador.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse circuito não tem absolutamente nada a ver com o original nem com a sua dúvida de cálculo .

Se o ligar como disse noutro post a 24 v === PUM ( Até mesmo a menos)

Os transistores q5 e q6 (como estão) são desnecessários e só vão contribuir para rebentar o circuito.

Mas claro a opção é sua. Mas se tem dúvidas experimente e vai ver.

Se tem colocado aqui este circuito, se o tinha , com um simples post de exemplo resolvia-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Oopaaa, vendo o resistor ali na base dos bcs, n vai queimar nenhum, mas seriq bom mudar eles e por resistores se for fazer desse jeito! Existem variqs maneirar diferentes para esse circuito.

Na pior das hipoteses se teria apenas 40mA na base dos tips... Mas passava da potencia dos bcs se a fonte for de 24V...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz uma modificação aqui e coloquei 2 bd135 ao invés do bc548 e coloquei também 2 resistores de 900R nos coletores (o vce ficou em torno de 5v), a fonte também passou de 24 para 18V e com relação ao uso de mosfets, o uso deles ao invés dos tip's seria melhor mesmo, mas, o problema é que eu não tenho nenhum mosfet (ou jfets que seriam boas alternativas também) aqui (diferente dos tip's que sobraram de um outro trabalho meu) e na minha cidade não tem nenhuma loja de componentes eletrônicos então só da pra comprar pela internet.

Compartilhar este post

Link para o post

É isso, mais simples e sem outros problemas.

Com ~~14 ou 15V de alimentação já vai ter os 12 que deseja.

As entradas 5v deve ser suficiente.

É só alterar para o que precisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais