Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Joaquin

Dual Channel desliga o Pc

Recommended Posts

Este problema eu descobri a 1 semana,pesquisei e não encontrei nada relativo,minha placa mãe é uma DG41RQ da Intel,com 2 anos de uso.

O pc vivia desligando de uns 3 meses para cá quando eu colocava qualquer tarefa pesada no processador ou memoria desligava o pc,voltando no início de 2013,eu tinha um processador Q8400 e o pc começou a desligar,muito raramente,e começou a ficar cada vez mais frequente,eu achei que era minha fonte(iceage 500w),que sabia que explodia a tensão baixa,mas a tensão estava normal,então eu tentava criar um arquivo compactado,dentro de 10 segundos o pc simplesmente desligava(temperatura dos núcleos eram 40ºC em idle e 65ºC em full com cooler box),ví que era o processador,coloquei um core2duo e7400 2.8GHz 3Mb,parou de desligar,ficou um pouco mais lento,nos jogos que eu tenho ficava quase o mesmo desempenho que o quad,geralmente mas lento.

E desde maio o problema voltou,eu fazia overclock com o SETFSB,aumentando de 266MHz para até 320,dando um aumento de 2.8Ghz para 3.36(exatamente 20%),ele aguentou no prime95 por 3 horas sem erros(temperatura máxima dos cores=63ºC),as memórias em 800MHz e claro frequência PCI travada em 33/100MHz se não já teria explodido tudo.E usava assim sem problemas,até que começou a desligar,com 315 de FSB ele funcionava,mas depois até em 266 travava,qualquer tarefa que usasse bastante da memoria desligava o pc,no Minecraft com texturas 256x ou 128x,quando eu aumentava o alcance de visão para muito longe desligava para ter uma ideia.Semana passada coloquei o memtest com as memórias na config AUTO(667Mhz 5-5-5-15 1.8V 2GB ambos),em menos de 1 minuto sem erro o pc desligou de novo,tentei aumentar as latências para 6-6-6-18(que é o máximo que a placa mãe permite),ele terminou o teste sem erros,mas fora dos padrões que era para funcionar,tirei um dos módulos e puf,passou em 5-5-5-15 a 667,coloquei em 800MHz 5-5-5-15 1.8V,passou tambem,coloquei os 2 na mesma config anterior,quando começou o teste 3 o pc desligou,testei o outro módulos individualmente tambem funcionou,então tentei no outro SLOT,tambem deu certo,ficou claro que a placa mãe está tendo problemas com o dual channel,depois coloquei ambos a 667 5-5-5-15 só que com 1.92V,desligou mais rápido ainda,tensão não mudava nada.Hoje testei os 2 módulos individualmente a 4-4-4-12 800MHz 2.0V(1.92 dava erros a partir do teste 5),passaram,coloquei os 2 na hora que mostrou a tela do memtest desligou o pc,não deu nem tempo de mostrar as letras..

A um tempo atrás coloquei meu Q8400 para testar,na primeira tentativa quando carregava o Windows ele desligou,na segunda eu entrei e rápidamente baixei o FSB para 266(2.0GHz),e ele não desligou mais para tarefas básicas,mas foi só abrir um vídeo..

As minhas memórias são:

1 módulo Markvision 667 5-5-5-15 1.8V.

1 Módulo BLITZ(hahaha) 667 5-5-5-15 1.8V.

A BIOS desta placa mãe não permite configurar nada sobre fsb,mas permite alterar as config das memórias pelo menos,e ela só aceita 667 e 800,então com 266 as memorias funcionam a 667,e ela não trava a frequência das memorias,mesmo a 800MHz.Quando fiz os ultimos testes coloquei uma fan de socket 748 a 2600RPM nas memórias(elas ficavam mornas a 1.8V sem a fan),não mudou nada.Será que fiz treta na placa mãe aumentando o FSB?Se ela aguenta memorias até 800MHz e nunca passei disto,FSB 333 usei por 1 ano e meio com o Quad.

Ela tem capacitores KZG,eles aparecem bastante no BADCAPS,lí que são de baixa qualidade e costumam dar pau sem vazar/estufar,não vejo nada estufado e não vejo nenhum dano físico na placa.

As peças são:

Fonte iceage IA500HP80 500Watts

Core2Duo E7400 2.8GHz 3MB L2

AMD Radeon HD7850 2GB Sapphire(sem OC)

Samsung HDD322J 7200RPM 320GB Sata II

RAM ja especificada.

Nada de superaquecimento.

Então como faço para resolver o problema,para poder usar Dual Channel de novo sem desligar?

Desculpe as mil firulas de detalhes,acho que é necessário para entender o porquê do problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais