Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tendo a tela azul e outros problemas sem padrão algum.


ErickBS

Posts recomendados

Bom dia amigos, tudo bem?

Bem, hoje talvez eu tenha um desafio para vocês. Meu computador teve todas as peças trocadas recentemente, está um computador novo (...relativamente novo). O meu problema é que agora ele gostou bastante de travar, reiniciar e mostrar a tela azul da morte. Coloquei esse tópico nessa seção porque a tela azul é a mais frequente e a que mais me incomoda.

Eu realmente não consigo perceber padrão nenhum. O único padrão que eu percebo é que ele está cada vez piorando mais e mais. As vezes, ele trava rodando o Chrome. As vezes, ele trava iniciando. As vezes, ele trava antes mesmo de aparecer "Iniciando o Windows". As vezes ele trava depois de horas e horas jogando algo tipo DMC. As vezes ele trava jogando Campo Minado. Enfim, em algum momento, ele trava. E geralmente é um erro diferente. Os erros que eu já percebi e consigo me lembrar foram esses:

1. Tela Azul, que ocorre em diferentes situações:

A. Ele tá operando normalmente, e daí, subitamente, ele parece pegar mais ou menos 5 pixels na vertical do que tem no centro da tela, estender ele de um lado ao outro, repetir o padrão um em cima do outro (enfim, bug normal de tela ao dar um 'crash') e Tela Azul

B. Eu estou usando ele normalmente, e então subitamente percebo que tudo está demorando pra responder. E então percebo que ele parece que parou de processar nova informação, mas está processando a informação já utilizada previamente numa boa. Por exemplo, as vezes estou jogando um jogo, e de repente a música para, o símbolo de auto-save aparece mas não vai embora, e novas texturas/cenários que deveriam carregar simplesmente não carregam... mas o jogo ainda responde ao meu movimento e os inimigos que já estavam em tela continuam lutando, seguindo a ordem da AI que eles estavam executando antes do 'crash', mas sem executar nada novo. Fica assim, tipo, 1~2minutos e ZAP dá o mesmo erro acima.

2. Ainda iniciando o computador, muitos erros ocorrem:

A. As vezes ele trava, trava mesmo na primeira tela possível, onde diz quais botões apertar para acessar a BIOS, etc.

B. Em algum ponto da inicialização, ele diz "A disk read error has ocurred. Please, press Ctrl+Alt+Del to restart.". E então eu aperto as teclas, ele reinicia, e dá o mesmo problema de novo.

C. Em algum ponto, diz "Reboot and select proper Boot Device or Insert Boot Media in Selected Boot Device and press a key". A melhor coisa a se fazer sobre isso que eu encontrei foi re-ajustar a ordem de prioridade de sistemas na bios, para 1º CD-ROM, 2º HD, 3º Periféricos. Eu fiz, e o problema se repetiu logo após.

D. Me desculpem por não lembrar exatamente qual é a mensagem, mas tem um problema que é referente a conexão de outras fontes de informação além do HD. Um problema que acontece até mesmo quando o HD é a única coisa conectada.

E. Ele tenta verificar o disco toda vez que inicia, e invariavelmente chega a um ponto da verificação em que ele trava e não anda mais, daí tenho que reiniciar manualmente.

Minhas configurações:

Sistema Operacional: Windows 7 Ultimate, 64 bits

Placa-Mãe: ASUS M5a78l-m lx

Processador: AMD FX-6100 Six-Core, 3.31GHz.

Memória Ram: 4,0 GB DDR3

Placa de Vídeo: Radeon Sapphire HD5670

Fonte: Corsair TX650

HD: 500GB, não me lembro a marca agora, desculpem.

Soluções tentadas e planejadas:

Eu reconheço que a tela azul muitas vezes é associada a falta de RAM e que meu computador tem pouca RAM. Eu vou comprar mais, mas queria saber se tem algo que eu possa fazer até lá, até mesmo porque não estou tão confiante de que isso vai resolver meu problema. Afinal, se fosse excesso de processamento, ele não travaria ao simplesmente iniciar.

Eu tenho um problema de resfriamento, porque o cooler interno da fonte não funciona. Porém, duvido que isso seja o problema. Mais uma vez, se fosse excesso de processamento, só aconteceria quando a situação está crítica, não banal. Além disso, tenho um ventilador externo ligado apontado à fonte constantemente (solução temporária até eu poder comprar um sistema decente de cooler), e eu já usei um programa que tinha o objetivo de colocar o processamento do computador no máximo e testar a temperatura (Desculpem, não lembro qual programa foi, faz um tempo já isso). Tal programa rodou por mais de uma hora sem o computador demonstrar problema algum, e a temperatura estava comum.

Meu maior palpite por enquanto é que o HD simplesmente está estragado de alguma forma, e eu precise de um novo. Mas vai levar um tempo até eu poder comprar outro, então eu queria tentar uma solução temporária antes.

A melhor solução que me deram até agora (que inclusive eu vi num tópico desse fórum, com um amigo com um problema parecido com o meu. A diferença é que isso solucionou o caso dele, mas não o meu [desculpem, não consegui achar o tópico]) foi entrar na BIOS do computador e desativar umas funções do processador/placa mãe que estariam me atrapalhando (Por exemplo a "Cool 'n' Quiet"). Isso solucionou o problema... por uma semana e meia. Depois, voltou a reiniciar da mesma forma.

Trocar as peças que mencionei realmente me ajudaria, mas não é uma solução

viável no momento.

Estou com esse problema há meses e tá ficando realmente difícil. Se alguém puder me ajudar, ficarei eternamente grato ;D.

Obrigado desde já, amigos! Desculpem pelo post-mega-longo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que explicitou aí, parece mesmo um problema no HD. Pode ser que trocando os cabos ajude ou até mesmo trocando o HD ou pegando um só para testar.

Tente reparar o sistema pelo cd ou pelo comando chkdsk /r.

Sobre a memória, vá em Msconfig/inicialização do sistema/opções avançadas/marque a cx memória máxima. Veja se tá marcado. Tente mudar o slot da memória.

Acredito eu (posso estar errado) que mesmo com o cooler da fonte esteja com problema e tenha outro refrigerando, não consegue suportar.

Tente também atualizar a BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...