Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
dbastos

Pc parou de funcionar (n da video)

Recommended Posts

Seguinte pessoal, liguei o pc pela manha e estava funcionando normal, sai para resolver umas coisas e quando voltei ele não dava mais vídeo. Todos os fans (6 no total) estavam funcionando e com os leds ligados, bem como o cooler do processador e vga. O led do gabinete também estava ligado, normal, só não está dando video.

Achei que poderia ser o cabo de vídeo (vga com adaptador dvi), troquei e não resolveu. Liguei outro monitor (este era hdmi) e nada. Retirei a placa de video e liguei diretamente na saída de vídeo da mobo, e nada de novo.

Peguei um outro pc que estava funcionando perfeitamente, e fiz alguns testes.

1-Retirei meu processador e coloquei no outro pc, funcionou normal, então o processador esta ok.

2-Retirei minhas memórias e coloquei no outro pc, funcionou normal, então memórias ok.

3-Retirei meu ssd e coloquei no outro pc, na BIOS ele identificou o ssd,modelo e tamanho, porém não deu boot, mandava reiniciar e selecionar o dispositivo (no ssd estava instalado o windows 8 e pc que peguei para teste estava o windows 7), tentei algumas configurações mas não deu jeito.

4-Retirei a minha fonte e coloquei no outro pc (com todos os componentes originais dele), e acontece a mesma coisa que esta acontecendo com o meu, liga os leds e fans mas n da video.

5-Dai resolvi testar o processador, memória, hd e fonte do outro pc na minha mobo. nesta situação giram todos os fans, os leds mas não da video. Só que curiosamente os fans e leds não ficam ligados o tempo todo. Eles funcionam alguns segundos, coisa de 5s e desligam, e ligam novamente sozinhos. E fica nesse loop sempre.(OBS.: estava SEM vga nesta situação)

Resolvi testar a fonte com um multimetro, com ela fora do gabinete, jumpiei o fio verde com o preto, e fui medindo as tensões do restante. Todas as medidas estavam dentro do padrão em todos os conectores que medi (n medi os conectores que servem para ligar os hds e drivers de cd).

O único porém foi no fio cinza do conector de 24 pinos. Nele esta dando 0,22 a 0,24v, esta certa essa medida? não deveria ser 5v?

Se fosse só por isso diria que o defeito seria na fonte, porém no teste com outra fonte, meu pc não funcionou conforme teste 5.

E quanto a situação 4, que meu ssd não deu boot (mas foi identificado), e o hd do outro pc funcionou normal nas mesmas condições?

Sera que por algum motivo, tanto a fonte como a mobo deram defeito? :o

Segue a configuração do meu pc:

Mobo: gigabyte GA-H61M-d2-b3

Processador: I3 2100

Memoria: 2x2gb corsair xms3

ssd: kingston 64gb ssdnow 200

hd: wester digital caviar blue 500gb

VGA: Saphire 6870 1gb gddr5

fonte: OCZ 500w stealth xtreme

fans: 6 de 120mm.

Configuração do outro pc:

Fonte generica.

Hd:seagate 500gb

Processador: i3 (n lembro qual exatamente)

memoria: kingston 1x4gb

mobo: asrock (n lembro qual exatamente)

existe algum outro teste para que possa diagnosticar se realmente a mobo deu defeito?

Curiosidade: usava outra configuração a um certo tempo (processador amd e mobo asus) com essa mesma fonte, e essa mobo asus queimou do nada (neste caso eu tinha levado o pc para um tecnico avaliar). Será que esta fonte esta de fato ruim? e de alguma forma ela pode estar danificando os outros componentes?

Peço desculpas pelo textoo gigante, agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais