Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
joecanelas

HD reconhecido pela BIOS mas não instala o OS

Recommended Posts

Ae pessoal, estou com um problema. Acabei de montar um pc (placa asus P8Z77, Core i7 3770k) A bios entra beleza, reconhece o DVD-RW e o HD O boot começa com o DVD mas na hora de fazer a instalação do windows no HD, ele começa a carregar alguns drives mas em seguinda aperece aquela tela azul, dizendo que o sistema foi desligado, que talvez o hd não esteja bem conectado, pra fazer o chkdsk, etc. O HD é seagate barracuda, 1Tb, sata 6gb. O cabo de alimentação está ligado direto na fonte (corsair CX500M) e o de dados no conector sata 6Gb. A configuração do sata é AHCI. Quando ligo a máquina o led do hd acende, ele parece estar girando mas na hora da instalação do OS o led desliga quando aparece a info que o windows está sendo iniciado. Onde posso estar errando ? valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae pessoal, estou com um problema. Acabei de montar um pc (placa asus P8Z77, Core i7 3770k) A bios entra beleza, reconhece o DVD-RW e o HD O boot começa com o DVD mas na hora de fazer a instalação do windows no HD, ele começa a carregar alguns drives mas em seguinda aperece aquela tela azul, dizendo que o sistema foi desligado, que talvez o hd não esteja bem conectado, pra fazer o chkdsk, etc. O HD é seagate barracuda, 1Tb, sata 6gb. O cabo de alimentação está ligado direto na fonte (corsair CX500M) e o de dados no conector sata 6Gb. A configuração do sata é AHCI. Quando ligo a máquina o led do hd acende, ele parece estar girando mas na hora da instalação do OS o led desliga quando aparece a info que o windows está sendo iniciado. Onde posso estar errando ? valeu

Va na configuração da BIOS e troque de AHCI para IDE e faça o teste.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Grande NeOn. Na mosca cara. Configurei o sata pra IDE e o boot entrou normal. Muito obrigado. Tb estou com corsair 500r black. Maravilha, né? Se visse a minha maquina anterior, a quantidade que tinha que mover de cabo pra chegar numa placa... Valeu mesmo!!

Compartilhar este post

Link para o post

É NeOn, felicidade acabou logo. O windows chegou até a tela para particionar o HD e começou a formatar mas de repente começou um tec,tec e logo em seguida apareceu uma tela dizendo que o windows não conseguiu encontrar um disco rígido. Também notei que as vezes a bios reconhece o HD outras vezes, não. Tô começando a achar que o HD veio com problema.

Compartilhar este post

Link para o post
É NeOn, felicidade acabou logo. O windows chegou até a tela para particionar o HD e começou a formatar mas de repente começou um tec,tec e logo em seguida apareceu uma tela dizendo que o windows não conseguiu encontrar um disco rígido. Também notei que as vezes a bios reconhece o HD outras vezes, não. Tô começando a achar que o HD veio com problema.

Sim, a principio ele pode estar com problemas. Esse erro muito provavelmente esta relacionado a cabos ou mal contato com eles, Porém o não reconhecimento do HD pode estar relacionado com outros fatores como:

- Cabo Sata com defeito.

- Mal contato do cabo Sata ou qualquer outro cabo.

- Controladora da Placa Mãe com defeito.

- Porta Sata ou porta de alimentação do HD com problemas ou "queimada".

- Problema na ISO do sistema operacional.

- Configuração da BIOS

Então sugiro que você teste com outro cabo Sata ou você pode usar seu cabo Sata em outro HD pra ver se o cabo esta funcionando.

Se o cabo estiver OK, teste seu HD em outra placa mãe.

Se o HD ainda não funcionar, tente instalar usando uma nova ISO do sistema operacional ou até mesmo outro sistema operacional como o Linux pra ver se ele reconhece o HD.

Se não funcionar troque a porta de entrada da sua Placa Mãe, por exemplo se você esta conectando ele na porta 0 na Mobo troque para a porta 1 e assim por diante, mas primeiro faça os testes citados acima para ter certeza que o cabo esta funcionando.

Se ainda não funcionar, resete as configurações da BIOS.

E por ultimo teste com outra fonte, as vezes os conectores de energia das fontes ficam com defeito.

Se não resolver acione a garantia.

Só uma pergunta, esse HD é novo ou veio de outra Máquina??, pois existe a possibilidade remota de o problema esta nos drivers.

Ah e sobre o gabinete, ele é muito bom mesmo, bem ventilado e espaçoso, principalmente pra organização de cabos na lateral.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade esse desktop é zero. Todos os componentes foram comprados agora. Tá tudo funcionando normal a única coisa que não vai mesmo é o HD. Mas antes de iniciar o tópico eu já tinha feito alguns testes.

• O cabo sata não é porque não tenho outro HD interno mas eu fiz o teste com o mesmo cabo para ligar o DVD e esse funcionou.
  • Tb liguei em todas as portas sata, as de 3Gb e as de 6Gb e em todas o defeito se repete para o HD mas não para o DVD.
  • Acho que a controladora da mobo também está ok porque senão o DVD não funcionaria em todas as portas.
  • Qt a iso do windows não tenho como fazer com outra pois só tenho a do Win XP Pro 64bit.
  • A fonte tem 3 plugs para cabos sata. então liguei em todas mas ai tb o DVD funciona em todas elas.
  • Vou tentar resetar a config da bios.
  • De qualquer maneira já enviei um email para a loja para verificar a possibilidade de troca do HD uma vez que está na garantia.

Depois te comunico o resultado da resetagem da bios. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade esse desktop é zero. Todos os componentes foram comprados agora. Tá tudo funcionando normal a única coisa que não vai mesmo é o HD. Mas antes de iniciar o tópico eu já tinha feito alguns testes.

• O cabo sata não é porque não tenho outro HD interno mas eu fiz o teste com o mesmo cabo para ligar o DVD e esse funcionou.
  • Tb liguei em todas as portas sata, as de 3Gb e as de 6Gb e em todas o defeito se repete para o HD mas não para o DVD.
  • Acho que a controladora da mobo também está ok porque senão o DVD não funcionaria em todas as portas.
  • Qt a iso do windows não tenho como fazer com outra pois só tenho a do Win XP Pro 64bit.
  • A fonte tem 3 plugs para cabos sata. então liguei em todas mas ai tb o DVD funciona em todas elas.
  • Vou tentar resetar a config da bios.
  • De qualquer maneira já enviei um email para a loja para verificar a possibilidade de troca do HD uma vez que está na garantia.

Depois te comunico o resultado da resetagem da bios. Abraço

Você está tentando instalar o Windows XP?? Se for pode está ai seu problema, pois o Windows XP não reconhece todos os HD's do tipo Sata naturalmente. Para reconhecer a sua ISO do XP teria que vir com um conjunto de Drivers desse seu HD para se fazer o reconhecimento.

De qualquer forma de uma olhada nos links abaixo que contém algumas dicas de instalação do XP em dispositivos SATA.

Soluções para instalação do Windows XP em HD SATA[Link]

Abraço

- COMO INSTALAR WINDOWS XP EM UM HD SATA.mp4 - YouTube

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, dei uma olhada na video aula que você anexou. Ai vem a pergunta: se eu desabilitar a função sata na bios, como o xp faz a instalação normal? ele entende que o HD é IDE? outra, se o XP não tem os drives sata, como ele consegue fazer o DVD-ROM funcionar? Agora em relação ao iso do windows, eu tenho o poweriso instalado em outro computador. Posso fazer uma copia do CD de instalação do XP para o HD daquela maquina, baixar os drives do site da ASUS e depois montar um novo cd incorporando tudo? funciona? abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, dei uma olhada na video aula que você anexou. Ai vem a pergunta: se eu desabilitar a função sata na bios, como o xp faz a instalação normal? ele entende que o HD é IDE? outra, se o XP não tem os drives sata, como ele consegue fazer o DVD-ROM funcionar? Agora em relação ao iso do windows, eu tenho o poweriso instalado em outro computador. Posso fazer uma copia do CD de instalação do XP para o HD daquela maquina, baixar os drives do site da ASUS e depois montar um novo cd incorporando tudo? funciona? abraço

Opa vamos por partes =D

Pelo o que eu vi o que o cara mostrou no video é a virtualização de porta SATA em IDE. Isto é, algumas placas mãe's "transformam" as Portas Sata em IDE para que o Windows XP possa reconhecer o HD. Esse seria o método mais fácil de resolver o problema ja que não necessitaria de instalação adicional, porém pra saber se sua BIOS tem essa função só olhando o manual ou procurando nas configurações da mesma. Porém creio que você ja fez isso quando trocou de AHCI para IDE, mas veja se existem outras opções em sua BIOS.

Sobre o carregamento do Windows XP.... Quem faz a leitura do DVD-ROM não é o Windows XP e sim seu Leitor de CD/DVD, onde através dessa leitura o boot da máquina será carregado ,a partir da mídia que estiver nele (no caso o CD), para que então você possa instalar o que tem dentro do CD no Seu HD, no caso o XP. Dai então é que serão extraídos e executados os arquivos que devem incluir ou incluem os drivers de reconhecimento do seu HD para assim então instalar o Windows no mesmo. Espero que tenha entendido.

Em resumo O que você tem que fazer é ir na página do fabricante da sua Placa Mãe, em seguida baixar os Drivers da controladora e grava-los em um novo CD com a cópia do Windows XP, utilizando o nLite. Você pode encontrar um Guia no Link ao lado; Instale Seu HD Sata no Windows XP.

Se não funcionar, dai infelizmente já não sei mais em que te ajudar.

Eu se fosse você trocaria para o Windows 7 ou superior, pois a cada ano que passa o Windows XP se torna cada vez mais obsoleto e complicado de se instalar nessas maquinas novas.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia NeOn, Tô quase procurando um XP Pro SP3 que eu tinha pra ver se instala porque li em algum lugar que o SP3 tem os drivers do sata. Quanto ao Win7 não me acostumei com ele. Acho que é porque usei por anos o XP. É lógico que uma hora vou ter que mudar para o 7. O 8 ainda não senti firmeza. Você acha que o SP3 instala?Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Joe.

Eu consegui instalar o Win XP SP3 no meu HD SATA. Coisa que não conseguia com um Win SP2.

Mas li pelos foruns que é uma questão de sorte o driver que você precisa para sua placa-mãe estarem incluidos no SP3.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia NeOn, Tô quase procurando um XP Pro SP3 que eu tinha pra ver se instala porque li em algum lugar que o SP3 tem os drivers do sata. Quanto ao Win7 não me acostumei com ele. Acho que é porque usei por anos o XP. É lógico que uma hora vou ter que mudar para o 7. O 8 ainda não senti firmeza. Você acha que o SP3 instala?Abraço

A probabilidade de conter o driver seria grande com o SP3, porém infelizmente ainda existe a possibilidade de não conter, porque apesar de existirem vários drivers no SP3, ele infelizmente não contém todos.

Se não tiver os drivers, o único jeito seria utilizar o nLite que falei la em cima e incluir os drivers Sata da Sua Placa mãe no CD de instalação do Windows XP.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Oi NeOn. beleza? Então, zerei o assunto porque até a bios começou a não identificar o sujeito! hehe. Numa das vezes que identificou, eu vi que ele estava aparecendo com 3Gb de capacidade, pow!! 3Gb. Ai entrei em contato com a loja e expliquei que estáva acontecendo e eles vão fazer a troca. Menos mal! Ai se o outro que eles mandarem dê problema, ai o problema sou eu hehehe.

Mas ai esse lance dos drivers, eu já andei dando uma olhada no site da asus e não encontrei os danadinhos. Vou ficar fuçando enquanto o HD não chega porque para o novo pretendo criar um CD com o ISO do SP3 + drivers.

Valeu sua paciência amigo. Quando der tudo certo por aqui, mando notícias. Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Putz francutcho, desculpe não ter respondido a sua mensagem mas só vi hoje quando ia responder a solução do problema para o Ne0n. Eu acabei conseguindo instalar o xp com sp3. o problema era mesmo o hd com defeito. comprei outro enquanto aguardo a resposta da seagate e o segundo funcionou perfeitamente mas fui obrigado a instalar o windows 8 para usar meus aplicativos normalmente. abraço

Olá Ne0n. O problema era mesmo do hd. Enquanto eu espero pela resposta da seagate sobre a garantia, eu comprei um hd western digital de 500gb para poder ir tocando os serviços. Consegui instalar o XP SP3 normalmente, ficou beleza mas tive que instalar o Windows 8 porque o Photoshop não dá mais suporte para o XP. Tô batendo cabeça com esse 8. Pra quem não queria o 7, imagina como estou agora. Valeu sua atenção! A gente se cruza ai pelo forum. abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, Pena que o problema era no HD =/ se fosse S.O o prejuízo seria menor. Também não me acostumei com o windows 8, achei muito "frescurento".

Mas enfim desejo boa sorte com o RMA da Seagate.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais