Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak enermax yup-e 1200 nÃo reconhece rede


Enfotec

Posts recomendados

RELATÓRIO DO DEFEITO ENCONTRADO NO NO BREAK - MODELO YUP-E 1200 SERIA O SEGUINTE :

1- ligando o mesmo na rede elétrica de 110vac 50/60hz não acontece nada , depois de um tempo o mesmo aciona as luzes no painel mais somente no

MODO BATERIA não está reconecendo a REDE 110VAC...

Agora vejam que curioso , depois de um tempo ele reconhece e a luz de VERMELHA passa para VERDE , mais poucos minutos depois volta pra o

MODULO BATERIA novamente ...

Analisando o circuito , fiz medições em vários transistores e diodos , mais não encontrandos nenhum ruim

No MODULO BATERIA temos as tensões de 5v + do micro ++++ tensões de 12V + dos mosfet´s e ci de trabalho LM324 .....

Realmente não estou vendo saida , se não trocar o MICRO e tb o CI de trabalho , será que vou fazer a coisa certa ?

algum dos colegas já pegou este modelo com estes sintômas ? agradeço a a juda

ENFOTEC ELETRÔNICA

PS: No modulo BATERIA só fica apitando sem parar direto ....

PS_1: Se o nobre amigo tiver em seu poder o esquema deste aparelho , apreciaria muito se o nobre

podesce me envia-lo para que eu tb possa te-lo ... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

farei isso nobre amigo , e desde já agradeço pela ajuda ......... porém eu gostaria de pedir mais uma coisa por favor , veja o que é :

Preciso saber qual a grandeza deste RESISTOR DE 5 FAIXAS :

marrom + laranja + preto + violeta + verde , eu não estou sabendo identifica-lo por favor me ajude ... Obrigado e no aguardo do decifre ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ultima cor seria AMARELA e não VERDE como mencionado anteriormente resistor de 470K

mais no entanto , as cores são : marrom, laranja, preto e por ultimo AMARELO e não verde ! ainda assim tem algo errado com as cores não faz sentido a sequencia com a medida que o resistor está apresentando e de acordo com o esquema eles são realmente de 470K , como explicar isso ?!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esta correto, ele é de 470KΩ sim.

Você deve estar medindo ele no local né?, como é um resistor de alto valor, a influência dos circuitos paralelos são grandes também..., tem que testa-los fora da placa e com cuidado para não encostar os dedos nas pontas do cabo de teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente mais eles estão bons sim ... eu retirei do circuito e medi desta forma e estavam bons ... Mais ele hora reconhece hora não ... fica mudando de rede pra bateria .

Eu vou trocar o CI LM324 mais não to tendo ele aqui vou comprar segunda feira , Troca dai posto aqui o resultado , Obrigado

ENFOTEC ELETRÔNICA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Temos um laboratório de eletrônica aqui no interior de MG , e estamos com problema pela falta deste manual ou deste Diagrama esquemático ...

PRODUTO : Nobreak da Marca Enermax

MODELO : YUP-E 600VA

PEDIDO : Alguém que tenha este referido MANUAL OU ESQUEMA , E que possa tá ajudando ... com ao Doação do mesmo , agradecemos antecipadamente a está ajuda , a quem possa tá ajudando o nosso muito obrigado de verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um laboratório de eletrônica aqui no interior de MG , e estamos com problema pela falta deste manual ou deste Diagrama esquemático ...

PRODUTO : Nobreak da Marca Enermax

MODELO : YUP-E 600VA

PEDIDO : Alguém que tenha este referido MANUAL OU ESQUEMA , E que possa tá ajudando ... com ao Doação do mesmo , agradecemos antecipadamente a está ajuda , a quem possa tá ajudando o nosso muito obrigado de verdade

Olá,

Este no-break usa um microcontrolador ATMEGA48.

Ele reconhece os padrões de rede elétrica no pino 25, porém antes do sinal da rede passar por este pino, passa por um circuito front end que dá o tratamento adequado ao sinal.

O circuito front end nada mais é do que um retificador ponte completa ligada à rede elétrica com uma pequena carga resistiva na saída formada pelos seguintes resistores:

R47, R49 e R50. Logo após a tensão passa por um divisor de tensão que reduz a tensão (R48, 35, 53, 36, 4) e entra num amplificadoR inversor formado por um dos 4 amplificadores operacionais do LM324 CI 2 (pino 8, 10 e 9).

A saída deste amplificador inversor deve estar presente no pino 25 do microcontrolador quando este estiver operando em rede.

Se este sinal tiver falhando com toda certeza é problema nos resistores ou mesmo nos diodos. Neste caso é recomendado a substituição de todos.

Se o no-break estiver entrando em modo bateria mesmo com o sinal do pino 25 estando OK, é porque o microcontrolador está com problema.

O microcontrolador você encontrará em qualquer lojinha de eletrônica, porém seu software só quem tem é o fabricante do no-break e o mesmo não os fornece.

Só vai conseguir o microcontrolador devidamente programado se você for uma assistência autorizada.

Não é possível copiar o software do microcontrolador pois é protegido contra cópias.

Poderá adquirir o microcontrolador com outra assistência que seja autorizada, mas o reparo não será viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Olá a todos!

Meu nobreak, um Enermax YUP-E 1200, está parado - geral! Entra sinal de tensão no trafo, mas não tem qualquer sinal depois dele; acho que deve ser problema de transformador aberto. Pelo que já pude perceber, é bem difícil (ou seria impossível?) que alguém tenha o diagrama esquemático dele; mas, não custa perguntar... Alguém poderia me dizer como posso conseguir esse diagrama?

Desde já agradecido,

Ed Goulart

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...