Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Equipe Clube do Hardware

Inovações do Centro de Pesquisa da Intel

Recommended Posts

No evento Research@Intel deste ano serão demonstradas as mais recentes e inovadoras pesquisas realizadas pelos profissionais do Intel Labs, bem como as colaborações da Intel com instituições acadêmicas de todo o mundo. Vinte demonstrações de pesquisas inovadoras serão realizadas no evento deste ano, incluindo tecnologias voltadas para enriquecer vidas, criar cidades, casas e escritórios inteligentes, além de revolucionar a maneira como as pessoas compram, se comunicam e dirigem seus carros. Abaixo estão os resumos de algumas delas.

Lojas que ajudam você a comprar

Quantas vezes você já olhou para um produto em uma loja? A Tecnologia Shelf-Edge (SET, na sigla em inglês) da Intel Labs pode detectar a sua presença com sensores enquanto você caminha pela loja para ajudá-lo a encontrar o que deseja. Se você estiver cozinhando salmão para o jantar, a SET pode recomendar o melhor vinho para acompanhar com base nas suas preferências. Em termos de saúde pessoal, a SET também pode avisá-lo sobre alimentos que possam causar uma reação alérgica.

Orientando os motoristas com a ciência

A Intel Labs está explorando maneiras para reduzir as ameaças geradas por motoristas distraídos. A evolução das tecnologias e métodos pode nos permitir avaliar e alertar um motorista em estado questionável antes que ele cause um acidente. Tecnologias estão sendo desenvolvidas visando acompanhar para onde o motorista está olhando e assim calcular as características da atividade cerebral e níveis de oxigênio relacionados com a habilidade de dirigir com segurança. A Intel Labs, junto com colaboradores universitários, está realizando pesquisas abrangendo neurociência e engenharia cognitiva, dando continuidade ao seu trabalho sobre a experiência do usuário no transporte.

Carros que reconhecem uns aos outros

Muitos acidentes poderiam ser evitados com um pequeno aviso. Possibilitar que carros e motos se comuniquem e trabalhem juntos pode ser o primeiro passo para evitar colisões e outros acidentes. Para tanto, uma comunicação rápida e confiável entre os veículos é fundamental, mesmos nas ruas lotadas das cidades. A Intel Labs, por meio do Instituto de Pesquisa Colaborativa para Computação Conectada com reconhecimento de Contexto da Intel, está explorando as luzes traseiras visíveis para apoiar a transmissão de alta velocidade de dados para curtas distâncias entre veículos. A tecnologia usa modelação direta das luzes LED traseiras para codificar os dados dentro do campo de visibilidade, ao mesmo tempo em que mantém um estado constante de iluminação ambiente. Sem praticamente nenhum custo extra, a tecnologia pode salvar vidas, dando aos veículos o poder de conversarem entre si.

Casa inteligente

Nossas casas possuem cada vez mais dispositivos conectados – PCs, telefones, TVs, sistemas de entretenimento, câmeras e luzes, para citar alguns. No futuro, todos eles poderão se comportar da maneira que gostamos, programados para as preferências de nossas famílias e atividades regulares, como por exemplo saber quando as crianças entram pela porta da frente após a saída da escola, ou que o cachorro precisa sair para passear. A Intel Labs está desenvolvendo uma interface gráfica de usuário com módulos reutilizáveis a fim de permitir que as pessoas coordenem dispositivos com sensores a outras informações do que ocorre em casa. O novo modelo para programar uma casa ajudará qualquer pessoa a usar dispositivos, coordenar padrões e analisar os dados dos sensores para fazer uma casa inteligente se comportar da maneira que desejamos.

Vida urbana melhor por meio dos dados

Com mais de 50% da população do mundo vivendo em cidadesi, e as Nações Unidas projetando que este número crescerá para 70% até 2050ii, o desenvolvimento da infraestrutura para adaptar e responder a esse crescimento é fundamental. A capacidade de viver e prosperar nas nossas futuras cidades dependerá dela. A Intel Labs demonstra como a infraestrutura inteligente pode capturar, gerenciar, fundir e analisar dados sobre a cidade para ajudar a torná-la mais habitável.

O Instituto de Pesquisa Colaborativa da Intel em Londres está desenvolvendo sensores fixos e móveis para aproveitar em tempo real os dados dos usuários e da cidade coletados pela infraestrutura para fornecer soluções práticas para problemas que vão desde secas, ao longo tempo de deslocamento e ao desperdício de energia. Uma rede de sensores pode ser usada para monitorar os fluxos de tráfego e prever os efeitos de condições climáticas extremas no fornecimento de água, resultando no fornecimento de informações praticamente em tempo real para os cidadãos por meio de monitores espalhados por toda a cidade e aplicativos móveis.

Veja a foto completa mais rápido 

A visualização de imagens incrivelmente detalhadas, como exames médicos, mapas em relevo ou simulações científicas ajuda os especialistas a descobrirem conhecimentos escondidos e resolverem problemas do mundo real. Mas o tempo que leva para renderizá-los, especialmente em dispositivos móveis, pode ser extremamente lento. A Intel Labs apresenta tecnologias do Instituto de Computação Visual da Intel que usam processamento híbrido cliente/nuvem para renderizar imagens em alta resolução em dispositivos que vão de smartphones, a uma parede cheia de monitores. A solução híbrida de diferentes sistemas de renderização possibilita – de forma mais acessível – que grupos de pessoas avaliem dados visuais críticos, como imagens de planetas da NASA, tomografias volumétricas 3D e até mesmo uma imagem fractal de 4 yottabyte (equivalente a 4 trilhões de trilhões de, ou 1024, bytes de dados).

Segurança de dados

Sensores como câmeras, microfones e soluções para posicionamento-localização estão sendo usados para melhorar nossa interação com dispositivos eletrônicos e o mundo a nossa volta. Mas se não forem protegidos, os dados dos sensores também poderiam ser usados para propósitos maliciosos, comprometendo identidades, senhas e informações financeiras. A Intel Labs demonstra um protótipo de pesquisa que combina hardware e software da Intel para proteger os dados dos sensores de diferentes tipos de ataques baseados em software, como captura de API, rootkits baseados na kernel e hipervisores desonestos.

Acelera a transmissão de vídeos

A Intel Labs está explorando a maneira mais apropriada para melhorar a experiência de transmissão de vídeo com o uso do protocolo MPEG Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (DASH). Ao combinar novas técnicas como feedback assistido pelo servidor e adaptação da taxa estimulada pela qualidade, a equipe da Intel pode transmitir vídeos de melhor qualidade com menos travamentos ou distorções para economizar bitrate. Esta demonstração apresenta soluções de transmissão DASH ponto a ponto nas quais os servidores transmissores e os clientes receptores estejam compartilhando estatísticas de transmissão. Com a ajuda de um novo componente, o gerenciador DASH, a solução para a transmissão de alta qualidade, robusta e inteligente de vídeo é alcançada.

Dispositivos que realmente conhecem você

A Intel Labs demonstra como uma pessoa pode ser ajudada por um assistente digital tanto de maneiras proativas, quanto reativas. Em ambos os modos, servidores back end fornecem análises que não só reconhecem a pessoa, mas também são capazes de deduzir – usando algoritmos para o aprendizado da máquina – o que ela pode precisar ou querer com base no contexto da situação e do ambiente.

No modo reativo, um banco de dados semântico do tipo life-log é usado para fornecer respostas contextuais para as solicitações do usuário por meio de um dispositivo móvel. Prompts voluntários por meio do dispositivo do usuário fornecem informações de interesse e lembretes ao usuário com base no contexto atual e conhecimento adquirido com o passar do tempo. Por exemplo, se um medicamento diário for esquecido, a tecnologia alertará o usuário.


View full notícia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×