Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Sharp C21ST54 não liga


MarcosJH

Posts recomendados

Bom dia.

Mais uma vez recorro à ajuda dos senhores.

A minha outra televisão, Sharp C21ST54, estava com a imagem vermelha e azul, sem o verde. Regulei o screen e os trimpots, revi as soldas frias e nada.

Procurando na internet vi uma informação de que poderiam ser as peças R860, R866 e R868 ou Q851, Q852 e Q853 - troquei todas elas e agora tem o vermelho e o verde, mas sem o azul.

Regulei, novamente, o screen e os trimpots e nada. Continuou sem o azul.

Fui aumentar o volume no botão (não no controle remoto) e acidentalmente apertei os dois botões do volume ao mesmo tempo: neste momento a TV desligou e não liga mais, não acende nem o filamento do tubo.

Troquei a peça Q707 (C144) e ela não liga.

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, boa tarde!

Revisei toda a placa grande e encontrei o resistor (R672) com as soldas e pontas das suas trilhas quebradas e ressoldei o resistor aproveitando o máximo das extremidades das trilhas.

Quanto a plaquinha do tubo - comprei uma usada e em melhores condições da que estava na TV. Ao trocá-la preservei toda a fiação que já estava na TV, inclusive o soquete, o qual está bem soldado na “nova” plaquinha.

Quando aciono o botão power da TV, manualmente ou com o controle remoto, ela faz 02 (dois) barulhos (toc-toc) e para em seguida.

Ela não liga e não acende o filamento do tubo.

Quando desligo a TV na tomada e descarrego o tubo percebo que ele dá o seu estalo característico - mostrando que recebeu energia.

O que faço, amigos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, boa tarde!

Desculpem a minha demora em entrar em contato com os senhores.

Conforme orientação:

Revisei as placas, e refiz algumas soldas "frias" na plaquinha do tubo e a TV voltou a funcionar como antes, ou seja, sem a cor azul.

Na troca de canais a TV faz barulho (chiado no canal sem sintonia).

Na esperança de melhorar o "chiado" tentei, com uma chavinha de fenda, regular a bobina AFT, mas não deu certo (piorou).

E agora, na troca de canais, quando chega a um canal sem sintonia ela, imediatamente, se desliga sozinha.

A TV está ligando, mas somente com a antena no seu lugar (no VARICAP).

Se a antena for retirada do VARICAP a TV se desliga imediatamente.

A TV só religa (no botão ou no controle remoto) se o cabo de força for retirado e recolocado na tomada e também com a antena no seu lugar (no VARICAP).

Sem a antena a TV não liga e nem religa (o filamento do tubo nem acende).

Aguardo orientação dos amigos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, boa noite!

A título de satisfação, mais uma vez peço desculpas pela demora em me pronunciar.

Como disse no início, não sou técnico e, por isso, tenho muita dificuldade diante de um problema eletrônico, como por exemplo, de uma TV.

Mas, continuo esperançoso quanto à solução desse problema (falta da cor azul).

Agora estou tentando aprender a usar o multímetro para dar sequência às orientações dadas.

Em breve entrarei, novamente, em contato com os amigos.

Obrigado pela paciência e compreensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Olá amigos, boa noite!

A título de satisfação, mais uma vez peço desculpas pela demora em me pronunciar.

Como disse no início, não sou técnico e, por isso, tenho muita dificuldade diante de um problema eletrônico, como por exemplo, de uma TV.

Mas, continuo esperançoso quanto à solução desse problema (falta da cor azul).

Agora estou tentando aprender a usar o multímetro para dar sequência às orientações dadas.

Em breve entrarei, novamente, em contato com os amigos.

Obrigado pela paciência e compreensão.

Ok! Boa sorte ai!...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, boa noite!

Conforme instruções, tentei, embora com muita dificuldade, verificar a continuidade da saída do azul lá no CI “faz tudo” – CI 201 (TDA 8361-K) até o catodo do tubo, mas acho que não fui muito bem, pois, como disse, não entendo de eletrônica.

Porém, ressoldei completamente o CI 201 (TDA 8361-K) e o CI 801 (TDA 4662).

Em seguida resolvi inverter o transistor do azul (Q853) pelo transistor do vermelho (Q851) e aí a imagem ficou completamente verde.

Depois troquei o transistor do vermelho por um novo e aí a imagem ficou completamente vermelha.

Então, coloquei todos os 03 (três) transistores novos.

Aí, a TV fechou o vertical, ficando só com uma listra vermelha no centro do tubo.

Troquei o CI 501 (TDA 3653-B) por outro novo.

Agora, quando coloco o cabo de força na tomada a TV, sozinha, sem ser acionado o controle remoto ou o botão do Power, faz dois barulhos (toc, toc) e simultaneamente acende os filamentos do canhão e se desliga em seguida, não chegando nem a abrir a imagem.

E agora, o que faço amigos?

Desde já, mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Revise todas as soldas que tu fez, com uma lupa de preferência , não pode ter nenhum defeito nestas soldas do ci501. Eu acho melhor tu voltar com os componentes antigos, o Ci e os transistores, sabendo que esses componentes tem polaridade (lado correto na placa), imagina se soldar esse CI invertido na placa...se tu conseguir voltar ela ao estado inicial (só faltava a cor azul) já será um grande progresso. Revise tudo com calma e observando o diagrama elétrico da tv... espero que consigas resolver .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, boa noite!

Conforme instruções, revisei as soldas e retornei todos os componentes aos seus lugares de origem.

Agora, quando ponho o cabo de força na tomada, a TV acende o filamento do canhão e fica fazendo um barulhinho baixo (tipo uma ronqueira) – vem da direção da yoke.

A TV não liga nem no controle remoto, nem no botão Power e a tela não abre (a imagem não aparece).

Mais uma vez obrigado e aguardo instruções dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Bcpetronzio, boa tarde!

Conforme instruções, troquei o transistor Q 602 (BU 2506 – DX).

Quando ponho o cabo de força na tomada a TV liga sozinha – não obedecendo ao comando do controle remoto nem do botão Power (a TV liga e desliga só na tomada).

Agora, aparece uma listra vertical brilhosa no canto direito da TV, mas a imagem não aparece – a tela continua escura.

O barulhinho também permanece.

OBS: ainda não troquei o capacitor de largura.

Aguardo instruções do amigo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Bcpetronzio, boa tarde!

Ao tentar seguir as instruções, liguei o cabo de força na tomada e a TV começou a dar vários toc, toc seguidamente.

Retirei o cabo de força da tomada e o coloquei novamente, mas o filamento do tubo não acendia.

Até que na insistência (liga e desliga) o filamento acendeu, mas a linha brilhosa no canto da TV não aparecia mais.

Novamente tirei o cabo de força da tomada e o coloquei de volta, aí, a linha brilhosa apareceu.

Tentei, então, regular o screen, e a linha sumia e aparecia, até que sumiu de vez.

A tela continua escura – não abre.

A ronqueira (zumbido) permanece.

Aguardo instruções do amigo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá amigo Bcpetronzio, boa noite!

Desculpe-me pela demora, é que eu estava procurando um flyback.

Conforme instruções, verifiquei (com dificuldades, não nego) as tensões da fonte e acho que estão normais.

Troquei o capacitor de largura (C 616) e também o flyback, mas nada adiantou.

A TV só liga e desliga na tomada, não obedece ao comando do controle remoto e nem os botões.

Ela permanece com uma listra vertical brilhosa no seu canto direito e a tela não abre, permanecendo escura.

Quando atuo no screen a tela, mesmo com a listra brilhosa, mostra um quadro reduzido, mais ou menos de dois dedos, nos seus quatro cantos, mas a imagem não aparece.

O que faço?

Aguardo ajuda do amigo.

Mais uma vez muito obrigado pela paciência!

Olá amigo Bcpetronzio, boa noite!

No esclarecimento anterior esqueci de informar que a TV só mostra a listra brilhosa quando atuo no screen.

Quanto ao quadro reduzido, mais ou menos de dois dedos, nos seus quatro cantos, só aparece quando atuo nos trimpots, embora a imagem não apareça.

Mais uma vez muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quadro reduzido, é sinal de fonte fraca/flyback ruim, como sua fonte esta boa e flyback foi trocado, a suspeita agora é sobre o processador dela, (IC201), mas não digo para você trocá-lo!

Essa sua Tv não esta com defeito simples!... é melhor consultar um técnico com mais experiência...

Aguarde mais dicas dos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...