Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de variável digitada


Visitante: na.vicente

Posts recomendados

Visitante: na.vicente
 

Eu preciso que a pessoa entre com um numero, pode ser real ou inteiro, e quando ela digita uma letra, dá erro no programa e ele fecha.

Alguém sabe me ensinar como testar qual foi a variável digitada e impedir que o programa feche? Eu quero saber quando o usuário digitou uma letra e dar uma mensagem de erro pra ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na,

Eu preciso que a pessoa entre com um numero, pode ser real ou inteiro, e quando ela digita uma letra, dá erro no programa e ele fecha.

Alguém sabe me ensinar como testar qual foi a variável digitada e impedir que o programa feche? Eu quero saber quando o usuário digitou uma letra e dar uma mensagem de erro pra ele

Você pode usar a função Val(). Faça a leitura do número numa string e use essa função para obter o valor numérico digitado pelo usuário. Se a conversão (str -> int/real) for bem sucedida, a função retorna o valor 0 no terceiro parâmetro.

http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/system/val.html (tem um exemplo)

[]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: na.vicente
 

Então, na declaração da variável, eu vou ter que colocar como string e não como integer ou real, né?

Se der diferente de zero no erro, eu posso colocar uma mensagem de erro e pedir para entrar novamente?

Não poderei testar agora, mas quando testar de aviso.

Obrigada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na declaração da variável, eu vou ter que colocar como string e não como integer ou real, né?

Se der diferente de zero no erro, eu posso colocar uma mensagem de erro e pedir para entrar novamente?

Não poderei testar agora, mas quando testar de aviso.

Obrigada :D

Você declara as duas. Uma variável string a ser lida pelo usuário e outra variável real que recebe o valor numérico da variável string.

Sim, havendo erro na conversão, você pede para digitar novamente. Você pode fazer essa consistência num laço de repetição.

[]'s

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...