Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
na.vicente

Teste de variável digitada

Recommended Posts

Eu preciso que a pessoa entre com um numero, pode ser real ou inteiro, e quando ela digita uma letra, dá erro no programa e ele fecha.

Alguém sabe me ensinar como testar qual foi a variável digitada e impedir que o programa feche? Eu quero saber quando o usuário digitou uma letra e dar uma mensagem de erro pra ele

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na,

Eu preciso que a pessoa entre com um numero, pode ser real ou inteiro, e quando ela digita uma letra, dá erro no programa e ele fecha.

Alguém sabe me ensinar como testar qual foi a variável digitada e impedir que o programa feche? Eu quero saber quando o usuário digitou uma letra e dar uma mensagem de erro pra ele

Você pode usar a função Val(). Faça a leitura do número numa string e use essa função para obter o valor numérico digitado pelo usuário. Se a conversão (str -> int/real) for bem sucedida, a função retorna o valor 0 no terceiro parâmetro.

http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/system/val.html (tem um exemplo)

[]'s

LNW

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então, na declaração da variável, eu vou ter que colocar como string e não como integer ou real, né?

Se der diferente de zero no erro, eu posso colocar uma mensagem de erro e pedir para entrar novamente?

Não poderei testar agora, mas quando testar de aviso.

Obrigada :D

Compartilhar este post

Link para o post
Então, na declaração da variável, eu vou ter que colocar como string e não como integer ou real, né?

Se der diferente de zero no erro, eu posso colocar uma mensagem de erro e pedir para entrar novamente?

Não poderei testar agora, mas quando testar de aviso.

Obrigada :D

Você declara as duas. Uma variável string a ser lida pelo usuário e outra variável real que recebe o valor numérico da variável string.

Sim, havendo erro na conversão, você pede para digitar novamente. Você pode fazer essa consistência num laço de repetição.

[]'s

LNW

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais