Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
FFANTINI

Contar grupos de produtos Tabela Dinamica

Recommended Posts

Pessoal boa tarde,

Acabei de chegar, mas é que estou com um problema danado.

A área de vendas da empresa tem diversas linhas de produtos e quer analisar quantas linhas cada cliente tem comprado para poder ampliar as linhas por clientes.

Eu tenho uma planilha, que será atualizada sempre, com os clientes e linhas que compram, preciso fazer um resumo, +- assim:

NF Cliente G. Produto

1 Fernanda A

2 Andre B

3 Pai A

4 Mãe C

5 Fernanda A

6 Pai B

7 Mãe C

8 Andre D

9 Fernanda A

RESUMO MANUAL

Cliente Qntos Grupos de produtos diferentes compra

Fernanda 1 Somente grupo A

Andre 2 Grupo B e D

Pai 2 Grupo A e B

Mãe 1 Somente grupo C

Eu queria fazer automaticamente. Tem como?

Estou tentando tabela dinâmica.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, FFANTINI,

O seu problema pode ser facilmente resolvido com dois passos.

O primeiro é criar uma simples tabela dinâmica.

Crie uma tabela dinâmica e adicione, nos rótulos de linha, os campos Cliente e G. Produto.

O agrupamento ficará similar ao exemplo abaixo.

Andre

- B

- D

Fernanda

- A

Mãe

- C

Pai

- A

- B

Após isto, o segundo passo é obter a quantidade exclusiva de grupos de produto, a partir da contagem dos índices das linhas da tabela dinâmica.

Para contar os índices das linhas e obter a quantidade desejada, adicione, numa outra planilha, uma lista com todos clientes.

Supondo-se que os clientes foram adicionados a partir da célula A2, insira a seguinte fórmula a partir da coluna B2:

=CORRESP(A2;'Tabela Dinâmica'!A:A;0)

Observação: 'Tabela Dinâmica'!A:A é a planilha que contém o intervalo de dados agrupados na tabela dinâmica.

Na coluna C2:

=B3-SOMA(1;B2)

As fórmulas acima resultarão num resultado similar ao abaixo.

Cliente / Quantidade de Grupos

- Andre / 2

- Fernanda / 1

- Mãe / 1

- Pai / 2

Desta forma, os grupos distintos de produto estariam numa planilha, e suas quantidades em outra. Para deixar todas as informações num mesmo lugar, bastaria ir até a planilha que contém a tabela dinâmica e adicionar a seguinte fórmula a partir da célula B2 (considerando o mesmo exemplo anterior):

=SEERRO(PROCV(A2;'Clientes e Quantidade de Grupos'!A:C;3;0);A2)

Observação: 'Clientes e Quantidade de Grupos' é o nome da planilha anteriormente criada.

Após todos os procedimentos, um resultado similar ao exibido abaixo seria apresentado.

Andre / 2

- B

- D

Fernanda / 1

- A

Mãe / 1

- C

Pai / 2

- A

- B

Criei um arquivo para exemplificar o procedimento e fiz o upload em http://www.sendspace.com/file/t58hmk.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais