Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte queimada..


Boby13

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia a todos, tenho esta fonte:

--AKASA

--Model no: AK-P350G BK

Sei que é uma fonte ruim, não é das melhores, mas é a que eu tenho, não quero ser rude no meu primeiro post, mas eu não preciso de opiniões do tipo, compre uma fonte melhor, sua fonte não aguenta seu hardware, blá, blá...eu não vou comprar outra fonte agora, esta funcionou para min por 1 ano e pouco, estou aqui atrás de conhecimento para consertar-la, sou formado em eletroeletrônica, tenho prática com soldas e sei o nome dos componentes, o que facilita um pouco...

Ja troquei dois capacitores eletroliticos e um cerâmico, que explodiu...ficando somente as hastes dele na placa..., mas quando foi exigido mais da fonte, (game), comecou novamente um ruido, queimando novamente os capacitores...

capacitor antigo = 680uf 200wv + 85°C

capacitor novo = 820uf 220wv +85°C

o cerâmico, como disse antes, explodiu, portanto não sei qual a especificação anterior dele...o que coloquei é este = 9ck 2r50

alguem aqui com conhecimento maior pode me auxiliar a identificar o que estaria fazendo o capacitor estourar? e me indicar qual componente que talvez esteja deixando passar energia a mais para o capacitor?

meu pc:

placa mãe = Asus M2N deluxe

processador = phenon 9850 black edition

placa de video = GTX460 256bits 1G

2 Hd's 500G

8G ram

agradeço antecipadamente a ajuda....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....alguem aqui com conhecimento maior pode me auxiliar a identificar o que estaria fazendo o capacitor estourar? e me indicar qual componente que talvez esteja deixando passar energia a mais para o capacitor?

Sim, claro que sim, é a ruindade da fonte... Troque esse item e ficará bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas eu não preciso de opiniões do tipo, compre uma fonte melhor, sua fonte não aguenta seu hardware, blá, blá...

Até que não precisa ser uma fonte melhor, inclusive porque existe uma infinidade de fontes piores do que essa aí. Nessa questão da qualidade cada um tem seu grau de exigência. Ou de não exigência nenhuma. Mas que precisa ser de maior potência não há dúvida, porque a Akasa 350 na verdade não vai além dos 250W. E ela de fato não aguenta seu hardware com uma GTX460. Mínimo aí Seasonic SS-350, de que fato fornece os 350W prometidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que não precisa ser uma fonte melhor, inclusive porque existe uma infinidade de fontes piores do que essa aí. Nessa questão da qualidade cada um tem seu grau de exigência. Ou de não exigência nenhuma. Mas que precisa ser de maior potência não há dúvida, porque a Akasa 350 na verdade não vai além dos 250W. E ela de fato não aguenta seu hardware com uma GTX460. Mínimo aí Seasonic SS-350, de que fato fornece os 350W prometidos.

Obrigado pela resposta Kayke, eu sei que ela é fraca, mas eu uso ela com esse hardware sem adicionar nada, já faz mais de um ano, então, é pressuposto que ela aguente, pelo menos mais um pouco, tô sem grana agora....

Eu descobri qual componente queimou, foi o retificador, MUR2020CT, ele aqueceu muito e queimou..eu troquei por um MBR30H100CT, testado e funcionando, tensões e correntes ok, nada de aquecimento...ainda não joguei, pois estou no meu trabalho, eu trabalho em uma central de processamento de dados de uma empresa, portanto, tenho peças sobressalentes e ferramentas, e cobaias..rsrsrs, muitas cobaias....

ps: eu ainda espero que alguem que conheça bem de eletrônica para me auxiliar em algumas trocas de peças, afim de estabilidade e temperatura, eu não preciso de mais potência....

e estou adorando o desafio, eu amo eletronica, então aguardando algum guru para me ajudar....além do mundo de informações que tem no google....lol

sobre a primeira resposta, respeite meu pedido cara, eu não preciso deste tipo de informação inútil, eu pedi no primeiro parágrafo....eu sei fazer calculo de potencia, sei q minha fonte é fraca, sei que não é uma fonte "real", se eu quisesse uma fonte nova, não me cadastraria no fórum mais famoso sobre hardware do brasil, abriria um tópico para perguntar sobre componentes, apenas pesquisaria, pois existem vários tópicos aqui sobre isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leonardoaraujo34, É isso aí, muito válida sua atitude, criativa, afinal, já vi fontes genéricas trabalhando anos a fio e fontes de ótima reputação quase não trabalhando, sei que devemos seguir as normas dos melhores resultados de testes de fonte mas, os defeitos de qualquer uma das duas, boas ou ruins, devemos encontrar, aí sim, transformaremos o amor à eletrônica em algo concreto! E se é concreto, é construtivo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores são de saída?

Serie bom você conseguir um osciloscópio com algum amigo.

Daí você verificaria:

Forma de onda e tensão de pico em cima dos capacitores, sem carga e a plena carga.

A suspeita neste caso é o indutor de saída.

O trafo da fonte fornece tensões que são quase o dobro das que são verificadas nas saídas, contudo o PWM regula a tensão média eficaz para 12V; 5V; 3V, diminuindo a largura dos pulsos no transformador, no entanto a tensão de pico da onda continua quase o dobro das que são verificadas nas saídas.

E onde entra o indutor de saída?

Para os capacitores de saída esta diminuição da tensão média eficaz (diminuir largura de pulsos) não funciona, pois eles tendem sempre se carregarem com a tensão de pico da onda.

Então o indutor serve para tornar esta tensão de pico média em cima dos capacitores, fazendo estas tensões terem realmente picos de 12v; 5v; 3V.

Mesmo sem indutor de saída, se você ligar a fonte ela ainda se mantem estabilizada, com as tensões corretas, pois como a fonte possui uma realimentação negativa que sempre monitora as saídas (se não me engano monitora a saída de 5V), Após os capacitores carregados, o circuito PWM vai diminuir tanto as larguras dos pulsos e a tensão vai estabilizar nas tensões corretas.

O problema vem quando coloca as cargas, pois o controle PWM vai tentar aumentar a largura dos pulsos. Estando sem indutor, não tem como tornar média a tensão de pico da onda em cima dos capacitores, então eles irão receber potentes golpes de correntes vindos do PWM e vão começar a esquentar até ferver por dentro.

Pode estar acontecendo é que devido o computador estar consumindo maior potência da fonte, o indutor de saída que está lá não esteja dando conta.

Digamos que ele está saturando pois a potência está sendo ultrapassada, então o efeito que descrevi acima começa a acontecer.

Se for os capacitores de entrada, pode ser por causa da corrente instantânea que eles são submetidos durante a retificação, valor de corrente que pode chegar a várias vezes o valor nominal mas por milissegundos durante cada meio ciclo retificado. Também o chaveamento dos transistores de potência provocam um ruído elétrico bem potente nos capacitores.

Neste caso experimente colocar um indutor na entrada da fonte, como estes encontrados dentro de filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!!!

Consegui restaurar a fonte, fiquei um pouco desacreditado no inicio, mas como eu disse, se ela não aguentasse meu hardware, eu não teria o meu pc funcionando com ela por mais de um ano, sem nenhum problema, e como eu não vi nenhuma bobina/transformador queimados, ou pelo menos com marcas de aquecimento, pensei pelo pouco que sei de eletrônica, esta era a única peça que eu não poderia trocar, (a não ser por uma idêntica)., todo o resto pode ser substituído, desde que encontre componentes "compatíveis".

Bom, primeiro eu li, li muito..

Como tinha postado no meu ultimo post, ontem eu consegui fazê-la voltar a funcionar, mas não tinha testado na minha máquina, e sim em uma cpu que tinha aqui no meu trabalho, um core2 duo, coloquei varios hd's e cd-roms, só para subir o consumo um pouco, e foi tudo bem. voltagens estáveis, (mais do que antes), e NENHUM AQUECIMENTO, (ao contrário de antes dela queimar, tinha um aquecimento brutal, desde os primeiros dias)..hoje não mais. :)

Quando cheguei em casa, parti para os testes na minha cpu:

"Asus M2N SLI deluxe"

" 8G DDR2"

"GTX460 1G"

"2 HD's 500G"

"Um monte de fans e led's"

Resultado: Minha fonte está mais estável e nem esquenta mais, joguei 2h de Crysis 3, quase no máximo, somente sem AA, porque fica uma ***** às vezes, (sempre foi assim).

(Só para conhecimento, a fonte queimou a primeira vez jogando Crysis3, esquentava demais)

Depois de duas horas de game intenso, nem mesmo "morna" a fonte ficou, sem ruídos, temperatura da GTX normal, (fiquei preocupado um pouco com a alimentação 12v), mas foi tudo ok...

Vou deixar registrado aqui o que eu fiz, para posteriores duvidas de outros usuários, nada técnico, só um relato..qulaquer coisa, pesquise os componentes no datasheet

Foto da fonte, marcando componentes que eu troquei/acrescentei:

:P:p:p:p:p

post-1053411-13884966259248_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...