Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração da direção TRIS em pinos com cristal


advtec

Posts recomendados

Olá a todos.

Estou configurando um PIC (16f886), usando C-CCS.

No meu projeto, o porta tem os pinos RA0 a RA4 como entradas, RA5 como saída, e RA6 e RA7 como os pinos do cristal (20MHz).

O datasheet deste PIC demonstra que os pinos RA6 e RA7 podem ser usados como entrada e saída e como clock (página 18 do datasheet).

Fiz a configuração da seguinte forma, nos pontos respectivos do programa:

#use fast_io(a)

set_tris_a(0b10011111);

Veja que, segundo o datasheet (página 18), quando usados para clock o pino RA6 é CLKOUT e RA7 é CLKIN.

Minha dúvida é se, de fato, configurei a direção do TRIS corretamente, pois, como se vê acima, RA7 fiz como entrada e RA6, como saída (ou mesmo se posso fazer isso, como exponho mais adiante).

Não achei nada a respeito. Os diversos exemplos que encontrei usam o 16f877, cujos pinos, segundo vi no seu datasheet (página 8 - se estou errado, corrijam), são exclusivos para osc/clock.

Então: a configuração é mesmo esta? Posso usar as instruções use fast_io | set_tris_a(X) neste caso? O que podem me dizer/indicar sobre o assunto?

Obrigado e bons trabalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só sei programar em Assembly, por isso não sei informar quanto às instruções que citou, mas, uma coisa é certa: O modo como você configura os bits 6 e 7 do TRISA não faz diferença quando você configura o oscilador para XT, HS ou LP.

Veja a nota no final da página 41 do datasheeet:

Note 1: TRISA<7:6> always reads ‘1’ in XT, HS and LP Oscillator modes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mulder_Fox, muito obrigado pela resposta.

Você tem razão. Por certo não preciso me preocupar porque o dispositivo, no caso de minha dúvida original, já trata de manter os pinos no estado adequado.

Novamente, muito obrigado pela pontual ajuda.

O tópico pode ser dado como encerrado.

Bons trabalhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...