Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com cmos (bios)


hadrecal

Posts recomendados

Temos em nossos computadores (Placa Mãe) um circuito chamado de CMOS.

Este circuito composto por: Bateria, pinos e jumper, transistores etc.

Este circuito se faz necessário para garantir as tensões para Bios e assim manter configurado o Setup.

Trabalha da seguinte maneira: Quando ligamos o computador entramos no Setup e o configuramos conforme nosso desejo e também a hora, data, órdem de boot etc, enquanto o computador estiver ligado é garantido pela rede elétrica as tensões para todo PC e conseqüentemente as memórias da BIOS.

Quando o PC é desligado, entra então em ação a energia da bateria para assegurar que as ditas memórias se mantenham.

Quando a bateria de 3v começa a esgotar sua carga, pode começar a desconfigurar o Setup, atrasar o relógio, data etc....então chegou a hora de substituir a bateria por uma nova. Para efetuar a medição da bateria é necessário usar um multímetro na escala de 20 contínua, colocando uma ponta em cada lado.

Nesse circuito como já supracitei, existe um transistor tipo mosfet muitas vezes pequeno que faz o papel de no-break, neutralizando a bateria quando o pc está ligado e acionando-a quando o pc é desligado para manter a memória da bios, mantendo assim o Setup configurado; quando esse transistor tem problemas (abre) ele já não faz o seu papel de no-break, então temos que reconfigurar o Setup a cada ligada do pc.

Para testar se esse transistor está bom ou não, pegamos o multímetro, colocamos na escala de 20 corrente contínua, aterramos a ponta preta na carcaça do pc e tocamos a ponta vermelha entre o jumper da bateria, este tem de dar de 3 a 5v, se não tiver corrente temos que trocar o transistor, serviço que tem de ser feito por alguém que conhece de solda de componentes eletrônicos.

Esse transistor pose ser retirado de outra placa, não importa a marca, modelo ou potência, porque os circuitos de ambas são idênticas.

MACETE: Caso não encontre um transistor igual, pode se fazer uma soldadura nas abas do transistor (fechando-o), porém ai ele já não é mais um transistor chave e passa a ser um jumper.

Este macete funciona perfeitamente, somente reduz em +ou- 40% a vida útil da bateria, tendo em vista ser usada ininterruptamente. Bom trabalho!

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=94154&stc=1&d=1372952180

post-1039230-13884966262147_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...