Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
hadrecal

Problemas com cmos (bios)

Recommended Posts

Temos em nossos computadores (Placa Mãe) um circuito chamado de CMOS.

Este circuito composto por: Bateria, pinos e jumper, transistores etc.

Este circuito se faz necessário para garantir as tensões para Bios e assim manter configurado o Setup.

Trabalha da seguinte maneira: Quando ligamos o computador entramos no Setup e o configuramos conforme nosso desejo e também a hora, data, órdem de boot etc, enquanto o computador estiver ligado é garantido pela rede elétrica as tensões para todo PC e conseqüentemente as memórias da BIOS.

Quando o PC é desligado, entra então em ação a energia da bateria para assegurar que as ditas memórias se mantenham.

Quando a bateria de 3v começa a esgotar sua carga, pode começar a desconfigurar o Setup, atrasar o relógio, data etc....então chegou a hora de substituir a bateria por uma nova. Para efetuar a medição da bateria é necessário usar um multímetro na escala de 20 contínua, colocando uma ponta em cada lado.

Nesse circuito como já supracitei, existe um transistor tipo mosfet muitas vezes pequeno que faz o papel de no-break, neutralizando a bateria quando o pc está ligado e acionando-a quando o pc é desligado para manter a memória da bios, mantendo assim o Setup configurado; quando esse transistor tem problemas (abre) ele já não faz o seu papel de no-break, então temos que reconfigurar o Setup a cada ligada do pc.

Para testar se esse transistor está bom ou não, pegamos o multímetro, colocamos na escala de 20 corrente contínua, aterramos a ponta preta na carcaça do pc e tocamos a ponta vermelha entre o jumper da bateria, este tem de dar de 3 a 5v, se não tiver corrente temos que trocar o transistor, serviço que tem de ser feito por alguém que conhece de solda de componentes eletrônicos.

Esse transistor pose ser retirado de outra placa, não importa a marca, modelo ou potência, porque os circuitos de ambas são idênticas.

MACETE: Caso não encontre um transistor igual, pode se fazer uma soldadura nas abas do transistor (fechando-o), porém ai ele já não é mais um transistor chave e passa a ser um jumper.

Este macete funciona perfeitamente, somente reduz em +ou- 40% a vida útil da bateria, tendo em vista ser usada ininterruptamente. Bom trabalho!

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=94154&stc=1&d=1372952180

post-1039230-13884966262147_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×