Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Op. operando de forma inadequada


burn/omegafire

Posts recomendados

Caros colegas,

Estou com um certo problema por causa de um amplificador operacional modelo LM358N. Montei ele com a configuração não inversor no proteus isis, e botei ele pra rodar a simulação. O resultado foi perfeito então parti para montar o circuito real. Quando terminei o circuito real, para minha surpresa, em vez de ter a saída com 0 Volts, ele apresentava aprox. 10 Volts. Só quando acionava o V+ como 3.3Volts ele descia para o nível que eu queria.

Depois de pensar um pouco, sai testando outros componentes no Proteus, e descobri que o LM358 (sem o N) é o que estava se comportando da maneira que o meu LM358N está se comportando, com a Vout em 10 Volts e não em 0 Volts. No meu CI está claramente escrito LM358N da ST.

O link para o arquivo do proteus esta aqui:

https://docs.google.com/file/d/0B3NoMJ2pkaPXc1ZMdTQ3aFgyZDg/edit?usp=sharing

No Proteus, é possível substituir o LM358 pelo LM358N e verificar o que está acontecendo.

Alguém pode me dizer se existe outra configuração que eu possa fazer nesse LM358 para que só amplifique o sinal? Ou então algum outro CI de fácil acesso que o substitua?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aplique uma tensão na porta inversora, comece aplicando 1V e vá subindo até que a saída seja zero...

Fiz isso mas não obtive o resultado que esperava. Quanto maior a tensão que aplico na porta inversora, menor é a tensão na saída, mas quando aciono o interruptor a saída cai a metade do valor que está em vez de amplificar.

Eu não estou entendendo pra que serve um amplificador que reduz o sinal de chegada... Estou lendo mais sobre OpAmp na internet pra ver se descubro o que é que está acontecendo.

Finalmente me entendi com esse CI. Pelo Proteus, o que faltava era uma resistor de pull_down na porta não inversora. Verifiquei que se essa porta ficar "flutuante", a tensão nela fica alta e por isso a tensão na saída fica sempre máxima. Colocando o pull down tudo funciona como deveria, pelo menos no Proteus. Vou confirmar amanhã na hora que chegar ao trabalho.

Quem quiser ver o arquivo do proteus, pode usar o link no primeiro post que está com o circuito já atualizado. (Deus salve o google drive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...