Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração para FX-6100 Bulldozer


DuuDuu

Posts recomendados

Ola galerinha, possuo um cpu com esta configuração:

Processador: AMD FX-6100 3,3ghz AM3+

Placa Mãe: Asus M5A78L-M

Placa de Vídeo: Radeon HD 6850 Sapphire 1gb

Memória: Kingston Hyper X Blue DDR3 4GB

Gabinete: XPredator X1 AeroCool

Cooler de gabiente: 3x - Aerocool 120MM Shark White Edition - EN55505

2 frontais jogando pra dentro e 1 lateral jogando para dentro também.

Segue as prints:

hwmonitor

mzpx.jpg

cpuz

zo5u.jpg

PCMeter Gadget

m9d3.jpg

Vamos as dúvidas:

1) Ali nas primeiras leituras de temperatura, onde mostra a temperatura da placa mãe (Correto?), esta normal a temperatura da placa m]ae ter chego a 71º?

2) Na parte dos processador no hwmonitor, marcou máxima de 65ºC, porém, no PCMeter eu vi ele chegando a 72ºC apenas mostrando a area de trabalho com o navegador aberto e algumas abas abertas, mas nada de pesado. É normal isso?

3) Estou com o cooler original do Bulldozer FX-6100 instalado mas estou pensando em trocar, o que seria uma ÓTIMA compra em até R$300,00 para uma cooler com dissipador? Qual seria um modelo perfeito para este modelo de processador que muitos dizem ter esse problema de aquecimento (assim como a grande maioria da AMD "/)

[EDIT]

É galera, acho que o problema é maior do que eu pensei..

Fui jogar agora um warface, um jogo de FPS que aparenta n ter muita coisa pesada igual um BF3, ou CoD.

o PCMeter do Gadget da area de trabalho começou a apitar pois ultrapassou a temp de 80ºC do processador

fui verificar no HW e estava em 82º

E agora, troco dessipador?

Coloco um watercooler? (Pensando em um H40/H60 da corssair)

Alguma indicação?

[EDIT 2 - 05/07]

Galera, por incrivel que pareça descobri o que tava causando o superaquecimento.

Olhando nos gadgets da area de trabalho, percebi que um dos cores sempre estava em 75% ou mais, mesmo com o computador em idle

abri o gerenciador de tarefas e percebi que tinha um processo do Realtek HD Audio que nunca baixava de 20% do uso do pc. (detalhe, foi o que veio pra instalar com o cd da placa mãe)

Desinstalei ele e de +-65ºC em idle foi para 23ºC chegando até 19ºC.

Porém, mesmo com este problema resolvido, acho que o heatisink do bulldozer original não esta dissipando bem, pois ele chega a ir até 69ºC usando em jogos.

Estou pensando em pegar aquele cooler EVGA Superclock, o que vocês acham?

Eu sei que é muito exagerado, mas eu prefiro pegar ele de uma vez para quem sabe talvez, fazer um overzinho e também para futuros processadores melhores se ele encaixar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colega,

Pelo que eu vi, você não tem nem uma fan dissipando o calor do seu gabinete, fans para dissipar o calor é tão importante quanto para injetar o ar, tente colocar 2 fan para dissipar o calor para ver se muda alguma coisa na temperatura.(com certeza ira mudar.

Abraço

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz + Thermaltake Water 2.0 Pro / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Asus Radeon HD7970 DirectCU II /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colega,

Pelo que eu vi, você não tem nem uma fan dissipando o calor do seu gabinete, fans para dissipar o calor é tão importante quanto para injetar o ar, tente colocar 2 fan para dissipar o calor para ver se muda alguma coisa na temperatura.(com certeza ira mudar.

Abraço

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz + Thermaltake Water 2.0 Pro / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Asus Radeon HD7970 DirectCU II /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate 64 bits

Fala carinha,

então, na verdade tem sim mas eu n falei diretamente. Mencionei o gabinete xpredator x1 e ele vem com 1 cooler na parte traseira que joga o ar para fora

mas mesmo com 2 acho que não resolveria o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O processador FX-6100 tem limite de temperatura máxima recomendada de 70 C.

Instale o AMD Overdrive para comparação com as temperaturas dos cores do processador apresentadas pelo HWMonitor.

http://sites.amd.com/us/game/downloads/amd-overdrive/Pages/overview.aspx

2) Baixe e instale o utilitário Asus AI Suite no próprio site da Asus.

http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LMUSB3/#support_Download

Esse utilitário permite monitorar a temperatura da placa mãe e a rotação das fans.

Ele deve mostrar a temperatura da CPU, mas confie mais no AMD Overdrive e no HWMonitor.

3) Segundo a Aerocool o gabinete XPredator X1 permite coolers com altura até 158 mm de altura.

O Hyper 212 Plus / Evo são coolers de bom custo benefício e eles já permitiriam até fazer um bom over mas eles tem 159 mm de altura.

O cooler Noctua NH-U12P tem 158 mm de altura, mas seu custo benefício não compensaria com relação ao 212:

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-CPU-NH-U12P-SE2-NOCTUA-353246.aspx/p

O Hyper T4 tem quase 153 mm de altura e segundo a Cooler Master tem desempenho inferior ao 212, mas custa geralmente na faixa de R$ 90,00.

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=10042

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O processador FX-6100 tem limite de temperatura máxima recomendada de 70 C.

Instale o AMD Overdrive para comparação com as temperaturas dos cores do processador apresentadas pelo HWMonitor.

http://sites.amd.com/us/game/downloads/amd-overdrive/Pages/overview.aspx

2) Baixe e instale o utilitário Asus AI Suite no próprio site da Asus.

http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LMUSB3/#support_Download

Esse utilitário permite monitorar a temperatura da placa mãe e a rotação das fans.

Ele deve mostrar a temperatura da CPU, mas confie mais no AMD Overdrive e no HWMonitor.

3) Segundo a Aerocool o gabinete XPredator X1 permite coolers com altura até 158 mm de altura.

O Hyper 212 Plus / Evo são coolers de bom custo benefício e eles já permitiriam até fazer um bom over mas eles tem 159 mm de altura.

O cooler Noctua NH-U12P tem 158 mm de altura, mas seu custo benefício não compensaria com relação ao 212:

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-CPU-NH-U12P-SE2-NOCTUA-353246.aspx/p

O Hyper T4 tem quase 153 mm de altura e segundo a Cooler Master tem desempenho inferior ao 212, mas custa geralmente na faixa de R$ 90,00.

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=10042

Cara, pra que estes programas que voce mencionou? O HWmonitor n é o suficiente?

O meu problema não é tanto o dinheiro, quero gastar até R$300,00 no cooler.

Mas quero algo que faça "A" diferença e que aguente um over tranquilo, sem eu ter que me preocupar quando eu for fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixa o AIDA64 muito bom e confiável.

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz + Thermaltake Water 2.0 Pro / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Asus Radeon HD7970 DirectCU II /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, cansei de ficar pesquisando qual é o melhor e ficar me remoendo em duvidas.

Olhei nos testes daqui do CDH sobre o cooler e comprei o tão aclamado Antec H20 920.

E só tenho uma coisa a dizer, ***, que WC MONSTRO!

Sensacional, muito bonito, "parrudo", potente, altamente configuravel... e mts outras coisas

Levei um bom tempinho pra montar, serca de 1h30m +-

mas isso por falta de prática e tal

fora que o manual atrapalhou em alguns momentos, pois a sequencia dele é impossivel de seguir com o meu gabinete por conta do espaço (unico ponto fraco do produto, manual)

primeira ligada depois de montar e ajeitar os coolers que faltavam no gabinete, liguei e ja coloquei no HWMonitor e simplesmente fiquei abismado

Temperatura do processador em 7ºC e depois mexendo um pouco, abrindo facebook, instalando o programinha do WC e outras coisinhas simples, fui olhar a temperatura e ficou de minima em 7ºC e maxima em 26ºC. Depois coloquei alguns jogos aqui (não tenho jogos pesadissimos por enquanto) para testar e chegou em 30ºC de máxima.

Segue a nova screen do HWMonitor

vjg9.jpg

Como ficou instalado:

68kj.jpg

5ue1.jpg

jn4h.jpg

Como podem ver, não sou muito bom com organização de cabos e toda ajuda é sempre bem vinda quanto a isso :D

Agora outra duvida,

Como podem ver, a temperatura abaixou DEMAIS, e to começando a achar que isso pode não ser algo bom. Chega a prejudicar o processador se a temperatura se manter abaixo de 15ºC por um longo tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente foi eficiente, porém seu gabinete possui um sistema para esconder os cabos, por que não utiliza-o ?

este é o problema, eu estou utilizando rsrs

pelo menos um pouco kkk

É comum os processadores AMD não apresentarem corretamente as temperaturas dos cores, sendo bem abaixo do que as temperaturas reais.

Pessoalmente, recomendaria comparar com o AMD Overdrive.

Então olhe ai Edson

d0ox.jpg

a temperatura é real mesmo rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As temperaturas em idle em 8 C não parecem ser confiáveis tomando como referência a temperatura ambiente.

depende, a temperatura ambiente aqui em curitiba esta em 18ºC com sensação térmica de 14ºC

acho que 8ºC no processador com um **** WC deste não é impossivel rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...