Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DuuDuu

Refrigeração para FX-6100 Bulldozer

Recommended Posts

Ola galerinha, possuo um cpu com esta configuração:

Processador: AMD FX-6100 3,3ghz AM3+

Placa Mãe: Asus M5A78L-M

Placa de Vídeo: Radeon HD 6850 Sapphire 1gb

Memória: Kingston Hyper X Blue DDR3 4GB

Gabinete: XPredator X1 AeroCool

Cooler de gabiente: 3x - Aerocool 120MM Shark White Edition - EN55505

2 frontais jogando pra dentro e 1 lateral jogando para dentro também.

Segue as prints:

hwmonitor

mzpx.jpg

cpuz

zo5u.jpg

PCMeter Gadget

m9d3.jpg

Vamos as dúvidas:

1) Ali nas primeiras leituras de temperatura, onde mostra a temperatura da placa mãe (Correto?), esta normal a temperatura da placa m]ae ter chego a 71º?

2) Na parte dos processador no hwmonitor, marcou máxima de 65ºC, porém, no PCMeter eu vi ele chegando a 72ºC apenas mostrando a area de trabalho com o navegador aberto e algumas abas abertas, mas nada de pesado. É normal isso?

3) Estou com o cooler original do Bulldozer FX-6100 instalado mas estou pensando em trocar, o que seria uma ÓTIMA compra em até R$300,00 para uma cooler com dissipador? Qual seria um modelo perfeito para este modelo de processador que muitos dizem ter esse problema de aquecimento (assim como a grande maioria da AMD "/)

[EDIT]

É galera, acho que o problema é maior do que eu pensei..

Fui jogar agora um warface, um jogo de FPS que aparenta n ter muita coisa pesada igual um BF3, ou CoD.

o PCMeter do Gadget da area de trabalho começou a apitar pois ultrapassou a temp de 80ºC do processador

fui verificar no HW e estava em 82º

E agora, troco dessipador?

Coloco um watercooler? (Pensando em um H40/H60 da corssair)

Alguma indicação?

[EDIT 2 - 05/07]

Galera, por incrivel que pareça descobri o que tava causando o superaquecimento.

Olhando nos gadgets da area de trabalho, percebi que um dos cores sempre estava em 75% ou mais, mesmo com o computador em idle

abri o gerenciador de tarefas e percebi que tinha um processo do Realtek HD Audio que nunca baixava de 20% do uso do pc. (detalhe, foi o que veio pra instalar com o cd da placa mãe)

Desinstalei ele e de +-65ºC em idle foi para 23ºC chegando até 19ºC.

Porém, mesmo com este problema resolvido, acho que o heatisink do bulldozer original não esta dissipando bem, pois ele chega a ir até 69ºC usando em jogos.

Estou pensando em pegar aquele cooler EVGA Superclock, o que vocês acham?

Eu sei que é muito exagerado, mas eu prefiro pegar ele de uma vez para quem sabe talvez, fazer um overzinho e também para futuros processadores melhores se ele encaixar

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia colega,

Pelo que eu vi, você não tem nem uma fan dissipando o calor do seu gabinete, fans para dissipar o calor é tão importante quanto para injetar o ar, tente colocar 2 fan para dissipar o calor para ver se muda alguma coisa na temperatura.(com certeza ira mudar.

Abraço

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz + Thermaltake Water 2.0 Pro / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Asus Radeon HD7970 DirectCU II /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate 64 bits

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia colega,

Pelo que eu vi, você não tem nem uma fan dissipando o calor do seu gabinete, fans para dissipar o calor é tão importante quanto para injetar o ar, tente colocar 2 fan para dissipar o calor para ver se muda alguma coisa na temperatura.(com certeza ira mudar.

Abraço

Processador Amd Fx8150 Bulldozer 3,60ghz + Thermaltake Water 2.0 Pro / Placa Mãe Asus M5a99x Evo / 1 X 8gb Memória Corsair Ddr3 1600mhz Vengeance / Gabinete Zalman Z11 Plus High Performance / Fonte Ocz Modular 750w Fatality / Placa De Vídeo Asus Radeon HD7970 DirectCU II /HD Sata 320G Samsung /monitor LG 20 LCD / Windows 7 Ultimate 64 bits

Fala carinha,

então, na verdade tem sim mas eu n falei diretamente. Mencionei o gabinete xpredator x1 e ele vem com 1 cooler na parte traseira que joga o ar para fora

mas mesmo com 2 acho que não resolveria o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

1) O processador FX-6100 tem limite de temperatura máxima recomendada de 70 C.

Instale o AMD Overdrive para comparação com as temperaturas dos cores do processador apresentadas pelo HWMonitor.

http://sites.amd.com/us/game/downloads/amd-overdrive/Pages/overview.aspx

2) Baixe e instale o utilitário Asus AI Suite no próprio site da Asus.

http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LMUSB3/#support_Download

Esse utilitário permite monitorar a temperatura da placa mãe e a rotação das fans.

Ele deve mostrar a temperatura da CPU, mas confie mais no AMD Overdrive e no HWMonitor.

3) Segundo a Aerocool o gabinete XPredator X1 permite coolers com altura até 158 mm de altura.

O Hyper 212 Plus / Evo são coolers de bom custo benefício e eles já permitiriam até fazer um bom over mas eles tem 159 mm de altura.

O cooler Noctua NH-U12P tem 158 mm de altura, mas seu custo benefício não compensaria com relação ao 212:

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-CPU-NH-U12P-SE2-NOCTUA-353246.aspx/p

O Hyper T4 tem quase 153 mm de altura e segundo a Cooler Master tem desempenho inferior ao 212, mas custa geralmente na faixa de R$ 90,00.

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=10042

Compartilhar este post

Link para o post
1) O processador FX-6100 tem limite de temperatura máxima recomendada de 70 C.

Instale o AMD Overdrive para comparação com as temperaturas dos cores do processador apresentadas pelo HWMonitor.

http://sites.amd.com/us/game/downloads/amd-overdrive/Pages/overview.aspx

2) Baixe e instale o utilitário Asus AI Suite no próprio site da Asus.

http://www.asus.com/Motherboards/M5A78LMUSB3/#support_Download

Esse utilitário permite monitorar a temperatura da placa mãe e a rotação das fans.

Ele deve mostrar a temperatura da CPU, mas confie mais no AMD Overdrive e no HWMonitor.

3) Segundo a Aerocool o gabinete XPredator X1 permite coolers com altura até 158 mm de altura.

O Hyper 212 Plus / Evo são coolers de bom custo benefício e eles já permitiriam até fazer um bom over mas eles tem 159 mm de altura.

O cooler Noctua NH-U12P tem 158 mm de altura, mas seu custo benefício não compensaria com relação ao 212:

http://www.megamamute.com.br/Cooler-para-CPU-NH-U12P-SE2-NOCTUA-353246.aspx/p

O Hyper T4 tem quase 153 mm de altura e segundo a Cooler Master tem desempenho inferior ao 212, mas custa geralmente na faixa de R$ 90,00.

http://www.hardstore.com.br/?view=detalhes.produto&c_produto=10042

Cara, pra que estes programas que voce mencionou? O HWmonitor n é o suficiente?

O meu problema não é tanto o dinheiro, quero gastar até R$300,00 no cooler.

Mas quero algo que faça "A" diferença e que aguente um over tranquilo, sem eu ter que me preocupar quando eu for fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O utilitário da Asus deve apresentar a temperatura correta da placa mãe.

Eu mesmo não confiaria nessa temperatura de 71 C para a placa mãe.

Sugeri o AMD Overdrive apenas para uma segunda referência com relação a temperatura dos cores do processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Baixa o AIDA64 muito bom e confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, instalaria o H60 Water Cooler, colocaria três coolers colocando ar para dentro e um botando pra fora, para o ar frio ser super aproveitado.

Aceito perguntas, criticas sem problemas ;d

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, cansei de ficar pesquisando qual é o melhor e ficar me remoendo em duvidas.

Olhei nos testes daqui do CDH sobre o cooler e comprei o tão aclamado Antec H20 920.

E só tenho uma coisa a dizer, ***, que WC MONSTRO!

Sensacional, muito bonito, "parrudo", potente, altamente configuravel... e mts outras coisas

Levei um bom tempinho pra montar, serca de 1h30m +-

mas isso por falta de prática e tal

fora que o manual atrapalhou em alguns momentos, pois a sequencia dele é impossivel de seguir com o meu gabinete por conta do espaço (unico ponto fraco do produto, manual)

primeira ligada depois de montar e ajeitar os coolers que faltavam no gabinete, liguei e ja coloquei no HWMonitor e simplesmente fiquei abismado

Temperatura do processador em 7ºC e depois mexendo um pouco, abrindo facebook, instalando o programinha do WC e outras coisinhas simples, fui olhar a temperatura e ficou de minima em 7ºC e maxima em 26ºC. Depois coloquei alguns jogos aqui (não tenho jogos pesadissimos por enquanto) para testar e chegou em 30ºC de máxima.

Segue a nova screen do HWMonitor

vjg9.jpg

Como ficou instalado:

68kj.jpg

5ue1.jpg

jn4h.jpg

Como podem ver, não sou muito bom com organização de cabos e toda ajuda é sempre bem vinda quanto a isso :D

Agora outra duvida,

Como podem ver, a temperatura abaixou DEMAIS, e to começando a achar que isso pode não ser algo bom. Chega a prejudicar o processador se a temperatura se manter abaixo de 15ºC por um longo tempo?

Compartilhar este post

Link para o post

É comum os processadores AMD não apresentarem corretamente as temperaturas dos cores, sendo bem abaixo do que as temperaturas reais.

Pessoalmente, recomendaria comparar com o AMD Overdrive.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente foi eficiente, porém seu gabinete possui um sistema para esconder os cabos, por que não utiliza-o ?

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente foi eficiente, porém seu gabinete possui um sistema para esconder os cabos, por que não utiliza-o ?

este é o problema, eu estou utilizando rsrs

pelo menos um pouco kkk

É comum os processadores AMD não apresentarem corretamente as temperaturas dos cores, sendo bem abaixo do que as temperaturas reais.

Pessoalmente, recomendaria comparar com o AMD Overdrive.

Então olhe ai Edson

d0ox.jpg

a temperatura é real mesmo rsrs

Compartilhar este post

Link para o post
As temperaturas em idle em 8 C não parecem ser confiáveis tomando como referência a temperatura ambiente.

depende, a temperatura ambiente aqui em curitiba esta em 18ºC com sensação térmica de 14ºC

acho que 8ºC no processador com um **** WC deste não é impossivel rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Se você pesquisar, você deve encontrar outras pessoas que tem também esse problema das temperaturas em idle não serem confiáveis.

Mesmo em temperatura ambiente mais altas, as pessoas reportam temperaturas consideravelmente mais baixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais