Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Brugninho

TCC Teórico: Flame & Stuxnet

Recommended Posts

Ola pessoal, estou tentando terminar minha graduação em Ciência da Computação e para tal preciso fazer meu TCC. Comecei com um tema que não é la do meu agrado e acabei sendo reprovado, sendo assim resolvi mudar meu tema. Porém todas as idéias que tenho para TCC, e que que eu goste, são TCC's puramente teóricos. Ou seja, seriam mais sobre um levantamento bibliográfico e uma análise dos dados para determinar o impacto que tal coisa causou ou que a mudança que ela gerou no ramo da informática. Um TCC com esses parâmetros seria válido?

Estava pensando em fazer um referente aos Malwares Flame e Stuxnet, afim de explicar o que foram eles, dar uma explicada sobre o que seria ciberespionagem e o que a descoberta destes malwares afetou na areá de segurança da informação. Eu gostaria de ter tempo e mostrar/explicar parte do código deles, porém somente o Flame possui 650.000 linhas de código, ai fica complicado. Então me resumiria a explicar o que foram e o impacto que causaram.

Obrigado a todos que responderem :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Ou seja, seriam mais sobre um levantamento bibliográfico e uma análise dos dados para determinar o impacto que tal coisa causou ou que a mudança que ela gerou no ramo da informática. Um TCC com esses parâmetros seria válido?

Estava pensando em fazer um referente aos Malwares Flame e Stuxnet, afim de explicar o que foram eles, dar uma explicada sobre o que seria ciberespionagem e o que a descoberta destes malwares afetou na areá de segurança da informação. Eu gostaria de ter tempo e mostrar/explicar parte do código deles, porém somente o Flame possui 650.000 linhas de código, ai fica complicado. Então me resumiria a explicar o que foram e o impacto que causaram.

Olá Brugninho,

Falando do Flame e Stux não deixará de ser uma revisão bibliográfica da coisa e é claro, certamente é muito válido, porém eu não seria específico em apenas dois e sim generalista, com base em pesquisas e questionários junto aos alunos da sua universidade.

Quanto a explicar o código, seria o caso de explicar o funcionamento deles, como infectam, como se propagam, meios de verificação e eliminação e assim por diante. Além de ser muito interessante e de uma presteza impar para orientar e servir como um multiplicador de informação e auxiliar os neófitos da rede, creio que será um bom trabalho e um grande vetor de auxílio a segurança da informação.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, então seria mais interessante se eu fizesse algo como a utilização de malwares para a obtenção/manipulação ilícita de informações. Fazendo um descritivo sobre os tópicos que seriam relacionados (ex: segurança da informação, ciberespionagem, malwares e suas subdivisões), utilizar alguns exemplos de malwares e explica como funcionam (Ex: Stuxnet, Flame) e ao fim uma analise das pesquisas ja efetuadas e, ao mesmo tempo, uma pesquisa feita em campo para verificar o impacto que as pessoas sentiram ou mesmo se elas possuem consciência do impacto que tais malwares podem causar. Sendo que, talvez, tal pesquisa poderia ser dividida entre o publico com conhecimentos ou vivencia em informatica (acadêmicos de Ciência da computação e sistemas de informação, por exemplo) e o publico leigo.

Algo assim seria interessante?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

entendi, então seria mais interessante se eu fizesse algo como a utilização de malwares para a obtenção/manipulação ilícita de informações. Fazendo um descritivo sobre os tópicos que seriam relacionados (ex: segurança da informação, ciberespionagem, malwares e suas subdivisões), utilizar alguns exemplos de malwares e explica como funcionam (Ex: Stuxnet, Flame) e ao fim uma analise das pesquisas ja efetuadas e, ao mesmo tempo, uma pesquisa feita em campo para verificar o impacto que as pessoas sentiram ou mesmo se elas possuem consciência do impacto que tais malwares podem causar. Sendo que, talvez, tal pesquisa poderia ser dividida entre o publico com conhecimentos ou vivencia em informatica (acadêmicos de Ciência da computação e sistemas de informação, por exemplo) e o publico leigo.

Algo assim seria interessante?

Olá Brugninho,

Perfect!

Embora eu excluiria o pessoal da área e com conhecimentos, pois isso de certa forma invalidaria ou pesaria nas estatisticas e probalidades na dissertação final da tese, porém também serviria de base para saber até que ponto os "ditos conhecimentos" influenciam no impacto e favorecimento destes malwares e cybercriminosos terem o sucesso alcançado.

Eu seguiria por essa linha de estudos. É apenas uma opinião pessoal e você deve decidir junto com o seu orientador o que melhor lhe convir.

Se precisar de algúma orientação, temos membros qualificados aqui no fórum na sala de remoção de malwares, e outros com interesses e afinidades ao qual poderiam estar lhe ajudando também nestas questões.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais