Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lançamento processador Intel Skylake e sua performance.


Posts recomendados

Seguindo o roadmap da Intel, o chip Skylake deve ser lançado entre 2015 e 2016, sendo o sucessor do Broadwell (que por sua vez é o sucessor do atual Haswell). Ainda não há muitos detalhes sobre o mesmo circulando na web, mas já temos como informações as seguintes características:

- Litografia de 14nm;

- Suporte nativo ao PCI-Express 4.0 (com o dobro de desempenho teórico do atual PCI-Express 3.0);

- Suporte a memórias DDR4 em dual channel;

- Suporte ao SATA Express de 16GB/s (SATA IV?);

- Aprimoramento na tecnologia Tri-Gate;

- IGP com plataforma stream, conhecido atualmente como Gen 9;

- Suporte a instruções AVX 3.2.

IntelProcessorRoadmap-3.svg

Ao que parece essas informações foram confirmadas para a linha server de processadores Intel Xeon e co-processadores Intel Xeon Phi, mas é bem provável que a linha voltada para desktops também venha com diversas dessas características. É aguardar para ver. O sucessor dessa arquitetura será o Skymont, já com litografia de 10nm, previsto para 2016 ou 2017.

intel-skylake.jpg

Mais informações, vide:

http://en.wikipedia.org/wiki/Skylake_(microarchitecture)

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/17428/cpus-intel-skylake-14nm-terao-pci-express-40-ddr4-dual-channel-e-sata-express-de-16gbs.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...
  • Membro VIP
  • Membro VIP

O mais duro ainda é que nem dá pra falar que esse preço vai cair ao longo dos meses com este dólar maravilhoso subindo igual foguete.

 

O que me intriga é que o preço das DDR4 e 3 nos EUA não tem quase diferença.

 

Ou o pessoal aqui fez estoques muito tempo atrás, ou, tem abuso na formação do preço.

 

O Dólar vai ficar nesse preço alto, ele estava anormalmente baixo antes, segundo algumas coisas que li.

Isso falando só no economês, quando entra o politiquês no meio, f... mais ainda. :/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A minha dúvida maior não é nem "quando" e sim "quanto" vão chegar aqui pros consumidores comuns. Considerando que o 6700K está 350 dólares e o 4790K uns 340, a diferença de preço deveria ser pequena, mas sou capaz de apostar que não será menos que 2500 reais.

 

2500 é um 5830, BEM mais processador.

 

Deve chegar aqui a uns 1600 - 1700.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou querendo trocar meu I3 2100 (segunda geração) por um I5 dessa geração. Será que vale a pena trocar por um I5 básico skylake? Quando veremos esses processadores na Kabum, Megamute e outras principais lojas online? Estou muito sem sorte, quando eu me preparo para trocar o computador principal, o dólar ta alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou querendo trocar meu I3 2100 (segunda geração) por um I5 dessa geração. Será que vale a pena trocar por um I5 básico skylake? Quando veremos esses processadores na Kabum, Megamute e outras principais lojas online? Estou muito sem sorte, quando eu me preparo para trocar o computador principal, o dólar ta alto.

 

Depende do seu uso.

Na Newegg eles devem chegar dia 16, se dermos sorte, chegam aqui no mesmo dia, mas é mais provável que cheguem em Outubro, já esperando o final do ano, especialmente se o dólar e a economia estabilizarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo que eu li em outros fóruns, o ganho em relação a geração anterior é inferior a 10% e o pessoal tem falado que quem tem terceira geração para frente, não compensa mudar(comprar).  Seria isso tudo falta de concorrência da AMD? 

 

Um pouco disso sim, mas há uma questão técnica envolvida também: os processadores estão chegando no limite máximo de litografia. Eu não tenho muitos jargões técnicos para explicar, mas basicamente estão extraindo o que podem e o que não podem dessa atual tecnologia usada na construção das CPUs, por isso você vê pouca evolução de uma geração para outra.

 

Enquanto não houver uma revolução nesse ponto, veremos esses saltos minúsculos de desempenho.

 

E quando eu falo revolução, é algo nesse sentido: http://www.tecmundo.com.br/computacao-quantica/41086-computador-quantico-quanto-custa-e-o-que-voce-pode-fazer-com-ele-.htm

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 6 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/230400/intel-readies-the-xeon-gold-series-processors-for-media-workstations

 

Parece que o Ryzen deu um susto na Intel e ela prepara um Xeon Gold com até 18 núcleos para o mercado workstation.

 

Eita!

--

 

https://www.techpowerup.com/230422/amds-upcoming-ryzen-launch-to-prompt-reshuffle-of-intels-cpu-line-up

 

E parece que não vai ter só Xeon, vai ter mais i5 e i7 e talvez até i3 na contra resposta da Intel contra os Ryzen.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Evandro Enxergo o Core i7-7740K como um tiro desesperado da Intel no escuro para combater a concorrência. Tipo, 100MHz a mais, subindo o TDP e (com quase certeza) o preço? Não, obrigado! Se abaixar o preço do Core i7-7700K já vai valer a pena.

 

Porém, o Core i5-7640K, por outro lado, me parece uma alternativa interessante. Apesar dos 2MB a menos de cache, habilitando o Hyper Threating pela primeira vez num Core i5 quad core a distância de performance em multicore comparando com o Core i7 vai cair bastante, ainda mais com esse leve acréscimo de 200MHz no clock. Espero que venha com preço justo, o que acho meio difícil em época de lançamento. O Core i3-7350K foi um marco desde o surgimento da linha Core em 2008, apesar do péssimo custo x benefício, e esse Core i5-7640K será outro marco, desta vez uma opção possivelmente viável para o consumidor final.

 

Quanto aos Xeon, achei bem mais simples de entender com as novas nomenclaturas que com as antigas. Aquilo de E3, E5 e E7 era muito confuso, embora ainda não seja tão fácil entender a lógica da Intel para definir o que é high end e low cost aqui. O que eu queria mesmo era ver os 8C/16T e 6C/12T acima dos 3GHz se popularizando na linha Core intermediária da empresa. Aí sim o bicho ia pegar fogo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Pistigrilo disse:

Se abaixar o preço do Core i7-7700K já vai valer a pena.

Será??

 

http://www.techspot.com/news/69204-intel-responds-i7-7700k-high-temperate-issue-tells.html

 

Eu já tinha dificuldade de recomendar um 7700K, por causa da falha do TIM dele.. Agora isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...