Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
96daniel96

[Resolvido] Solda placa mãe do netbook não derrete.

Recommended Posts

Tentei tirar o jack dc de um netbook PHN 10A2 e acontece que a solda não sai.

Ao encostar o ferro de solda numa solda normal, ela derrete na hora.

Mas na solda do jack não acontece nada.

A única solda que derreteu é uma que ia para o pino do meio do jack.

Já a dos terminais smd nada.

O que que eu faço?

Desde já agradeço a atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acontece que tem uma area de cobre grande nesse terminal. Isso esta fazendo dissipar o calor pela placa antes do ponto da solda ficar liquida.....vai ter que usar um ferro de solda com maior potencia

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentei pingar. mas não aconteceu nada.

Só tirei.

Eu queria saber se eu usar um ferro de solda de maior potência eu posso derreter a solda antes do calor atingir a placa e componentes.

Perto de uma das ilhas tem um transistor smd minúsculo além de outros componentes muito pequenos como resistores e capacitores, mas é longe o suficiente para o ferro de solda e sugador não encostar neles.

Conheço amigos que tem ferro de solda de 60W, eu comprei de 30 para não queimar componentes.

Eu deveria pingar mais solda?

Deveria ficar com o ferro de solda encostado por mais tempo.

OBS:

Do outro lado da placa, embaixo do jack, tem dois buracos, aparentemente o jack é posicionado com auxilio daqueles dois buracos. Eu não sei se aquilo está prendendo, aparentemente não, pois o plastico não chega atravessar a placa.

Alguém pode incrementar mais alguma ajuda até eu arrumar o ferro de solda de 60W?

É muito importante.

Desde já agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que pingar um pequeno pinguinho de solda na solda da peça e depois derreter ela puxando com um sugador de solda bem rápido antes de esfriar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para proteger os componentes smd em volta existe uma fita termica para isso...e melhor usar um ferro de maior potencia e esquentar a placa por alguns instantes do que usar um ferro de menor potencia e ficar aquecendo a placa por muito tempo...

pasta de solda seria outra opcao

você pode cortar todos os terminais do jack para diminuir a dissipacao do calor do ferro

Posta uma foto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar pingar a solda depois na ilha para ver se ajuda.

Eu tentava e só saida a solda que pinguei. Mas o terminal do jack é grande talvez não tenha pego na própria solda.

Realmente.

O jack possui mais que 2 terminais necessários.

Possui uns 4.

Sendo que dois estão um em cada lado do jack. E esses dois terminais na verdade é uma única parte metálica que passa por cima do jack pelo lado de fora.

Eu acho que é esse:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477922845-power-jack-para-netbook-philco-cce-winbook-_JM

Observe que é os dois terminais mais próximos do buraco do plug, e não mostra a parte de cima que é onde a parte metálica passa.

O que vocês acham de eu com alicate de corte cortar o jack.

Assim evita o problema de eu dessoldar um terminal e antes de tirar ele esfriar a solda.

Aconteceu muito comigo quando eu perdi o sugador de solda. E nesse caso como a solda é mutante não derrete nunca pode ser a melhor opção.

E o plug não tem proveito pois o pino está torto. Só que na verdade não é o pino que está torto é o plástico que segura ele que parece que ta, então é melhor trocar.

Bom, agora que eu vi, mandar a foto, o adaptador bluetoth do computador está rum e demorei.

Aqui a imagem:

r7g2.jpg

Não se expante com a alta resolução...

EDIT:

Eu tenho uma mini-furadeira, queria saber se posso usa-la com a broca com lixa para tentar desgastar um pouco a solda em cima. Talvez ajude ou não aconteça nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com um alicate de corte corta o tudo. Deixe somente um pedaco dos terminais que estão soldados na PCB......assim você vai conseguir

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já encontrei esse problema em um circuito XingLing.

A solda não derretia.

Compre um pouco de Breu em lojas de tinta. 100g dura bastante.

Triture um pouquinho do breu e coloque-o em um frasco com álcool. Eu fiz isso em um vidro de esmalte vazio.

Não se preocupe se colocar breu demais. O excesso vai ficar depositado no fundo do vidro.

Com o aplicador do vidro, unte o local onde se encontra a solda velha, que não derrete "molhando". Aguarde um pouco para o álcool secar.

Aplique o ferro de solda. Na grande maioria das soldas ela vai derreter e se tornar bem "molhada". Fica bem brilhante e espelhada.

Antes de passar muito tempo derretida, aplique o sugador de solda. Se demorar o breu é consumido e tudo volta ao que era antes.

Atenção!

Como informei, já encontrei esta solda que não derrete fácil. Aí este procedimento não é totalmente garantido.

Quase queimei a placa e alguns componentes próximos ao dessoldar um componente.

Mas a dica do Breu é legal. Depois retire o breu que sobrou com álcool e um pincel limpo.

A pasta de solda é usada naquelas soldas com tocha. Não é recomendada para eletrônica. Depois ela começa a diminuir a resistência e pode criar um problema.

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

yzkq.jpg

Consegui tirar o jack.

Para isso cortei com o alicate de corte.

Logo que cortei um terminal já saiu.

Depois o outro que ficou preso e não saia de jeito nenhum eu taquei solda nele todo e saiu e suguei. Como podem ver não sugou tudo, não quis ficar tentando sugar e aquecer muito a placa.

Eu ia comprar um ferro de solda com potência maior e breu(vou guardar a dica do breu para outras soldas difíceis.).

Mas acabou que consegui tirar e não fui.

Pena que cortei o jack e agora não vai ter outro para comparar, mas ta tranquilo.

Queria saber se vocês acham que vai ser difícil soldar o jack por cima com aquela solda que ficou. se atrapalhar vou tentar tirar passando a solda para um cabo flexível de cobre.

Obrigado a todos pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×