Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bloquear acesso ao Facebook em uma microempresa com Ubuntu no VirtualBox


deodato4

Posts recomendados

Sou técnico de TI de uma pequena empresa, que possui 7 computadores com Windows 7, dos quais todos se conectam a rede via wi-fi.

Gostaria de achar a melhor forma de impedir o acesso ao Facebook e outros sites de redes sociais.

Pesquisei e vi que há uma forma de fazer isso usando o Ubuntu, mas como a empresa não utiliza o sistema, gostaria de saber se tenho como fazer o bloqueio (Squid + Dansguardian) via máquina virtual mesmo.

Se vocês conhecerem uma solução melhor, via Windows, que não necessite do Ubuntu, favor informar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Deodato, tem como sim através de VM, mas no caso você teria que redirecionar todo o trafego da sua rede para este micro.

Você também pode realizar o bloqueio diretamente no roteador, se ele tiver essa opção, ou ainda instalar algum programinha em cada maquina para realizar o bloqueio (o q daria mais trabalho).

Se a empresa estiver em crescimento, com previsão de novos micros, recomendo a instalação de um servidor linux com proxy p/realizar os bloqueios etc.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo disse acima, você teria que direcionar todo o tráfego para essa máquina virtual, e ter a consciência de que se ela não estiver ligada, a empresa "para".

Complementando a dica do amigo acima, considere a utilização do Pfsense (em uma máquina dedicada), pois ele possui os pacotes necessários para controle e administração dessa rede, além de poder criar os bloqueios personalizados, com horários e tudo mais.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...