Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jausom

Problemas com Seagate ST2000DM001

Recommended Posts

Acabei de adquirir um Seagate ST2000DM001 para usá-lo como disco de armazenamento e, após a instalação e ligar o computador, não consigo formatar o mesmo. O disco é reconhecido como estando conectado numa entrada SATA na tela da bios, mas o mesmo não pode ser selecionado na aba de boot. Antes da tela da bios, aparece uma outra tela com a mensagem "4th master hard disk error" (ou simplesmente "SATA hard disk error", quando foi ligado na entrada SATA 5 ou 6 da placa mãe). Quando liguei o computador pela primeira vez, os drives foram instalados no sistema, e o disco aparece no gerenciador de dispositivos como estando corretamente instalado.

Já tentei trocar os cabos SATA e de força por outros (que estão funcionando com outros HDs). Na tela de gerenciamento de disco, o disco aparece como tendo apenas 128GB, embora seja um disco de 2TB, e ao tentar formatá-lo, o computador retorna um "I/O device error". Quando tentei atualizar o firmware do disco, o programa disse que houve um problema de detecção do disco e não foi possível finalizá-lo. A ferramente de diagnóstico da Seagate (SeaTools) diz que o disco tem um problema e é necessário trocá-lo. Estou usando Windos 7 64-bit e minha placa mãe é uma Asus M4A785TD-M EVO.

Minha dúvida é: pode haver algum problema de detecção por parte da placa mãe ou o disco simplesmente veio defeituoso e devo tentar trocá-lo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jeito mais fácil de comprovar seria ligar este HD em outro PC e tirar a dúvida. Não é nada difícil ter vindo com algum defeito. Não temos nada de controle de qualidade ou selos nestes produtos, importados. No caso, teria que usar o HD Tune Pro e avaliar quais defeitos. Resultados na aba Health e Error Scan. Pelo problema não sei se roda o programa nos testes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Paulo, tive o mesmo problema com um HD Seagate barracuda de 1Tb. Instalei e era reconhecido pela bios mas ele aparecia com 3Gb e quando ia instalar o windows não conseguia porque no meio do caminho aparecia a tela azul dizendo que não tinha hd instalado. Depois de muito tentar, acabei acionando a garantia da Seagate e ainda aguardo resposta dessa RMA. Comprei então um hd da Western Digital de 500Gb só para poder ir trabalhando enquanto aguardo e esse instalou tudo direitinho. Talvez seja o caminho que você vai ter que fazer também. Se quiser acompanhar o tópico o link é:

http://forum.clubedohardware.com.br/hd-reconhecido-bios/1138839

Paulo, desculpa ae. A resposta é para o Jausom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×