Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Seagate ST2000DM001


Jausom

Posts recomendados

Acabei de adquirir um Seagate ST2000DM001 para usá-lo como disco de armazenamento e, após a instalação e ligar o computador, não consigo formatar o mesmo. O disco é reconhecido como estando conectado numa entrada SATA na tela da bios, mas o mesmo não pode ser selecionado na aba de boot. Antes da tela da bios, aparece uma outra tela com a mensagem "4th master hard disk error" (ou simplesmente "SATA hard disk error", quando foi ligado na entrada SATA 5 ou 6 da placa mãe). Quando liguei o computador pela primeira vez, os drives foram instalados no sistema, e o disco aparece no gerenciador de dispositivos como estando corretamente instalado.

Já tentei trocar os cabos SATA e de força por outros (que estão funcionando com outros HDs). Na tela de gerenciamento de disco, o disco aparece como tendo apenas 128GB, embora seja um disco de 2TB, e ao tentar formatá-lo, o computador retorna um "I/O device error". Quando tentei atualizar o firmware do disco, o programa disse que houve um problema de detecção do disco e não foi possível finalizá-lo. A ferramente de diagnóstico da Seagate (SeaTools) diz que o disco tem um problema e é necessário trocá-lo. Estou usando Windos 7 64-bit e minha placa mãe é uma Asus M4A785TD-M EVO.

Minha dúvida é: pode haver algum problema de detecção por parte da placa mãe ou o disco simplesmente veio defeituoso e devo tentar trocá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O jeito mais fácil de comprovar seria ligar este HD em outro PC e tirar a dúvida. Não é nada difícil ter vindo com algum defeito. Não temos nada de controle de qualidade ou selos nestes produtos, importados. No caso, teria que usar o HD Tune Pro e avaliar quais defeitos. Resultados na aba Health e Error Scan. Pelo problema não sei se roda o programa nos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, tive o mesmo problema com um HD Seagate barracuda de 1Tb. Instalei e era reconhecido pela bios mas ele aparecia com 3Gb e quando ia instalar o windows não conseguia porque no meio do caminho aparecia a tela azul dizendo que não tinha hd instalado. Depois de muito tentar, acabei acionando a garantia da Seagate e ainda aguardo resposta dessa RMA. Comprei então um hd da Western Digital de 500Gb só para poder ir trabalhando enquanto aguardo e esse instalou tudo direitinho. Talvez seja o caminho que você vai ter que fazer também. Se quiser acompanhar o tópico o link é:

http://forum.clubedohardware.com.br/hd-reconhecido-bios/1138839

Paulo, desculpa ae. A resposta é para o Jausom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...