Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

(Dúvida) Memória X Placa mãe. Compatibilidade


Giuuu

Posts recomendados

Olá pessoal, estou montando um novo pc e estou com bastante dúvida sobre qual memória comprar, pois não entendo muito bem de hardware.

Até o momento já foi comprado:

FONTE: thermaltake tr2 600w

PL DE VÍDEO: VGA XFX ATI Radeon R7750 Double Dissipation 1024MB (1GB) GDDR5

Placa Mãe: M5A 78L-MLX

_________________________________________________________________

Pretendo comprar um PROCESSADOR Bulldozer fx-6100 ( http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:129:23692&sugestao=OK )

_________________________________________________________________

É na placa mãe que eu encontrei o problema com a memória. Procurei as memórias que a pl aceita, e não obtive informações muito agradáveis. A maioria das memórias eu não consegui encontrar no kabum.com.br ou balãodainformatica.com.br. Como tinha dito eu não entendo muito sobre hardware, não sei se alguma variação na referencia da memória, por exemplo: kingston khx1600c9d3k2/4g para khx1600c9d3k2/4gX já mude algo relevante e não funcione na pl mãe. Em resumo, estou completamente perdido sobre qual memoria eu posso comprar e qual seria mais útil, custo\benefício.

Obs: Tenho como finalidade além das atividades básicas jogar starcraft2, dota2 e fazer stream desses jogos.

Agradeço desde já, espero muito uma ajudinha de vocês. Um grande abraço =).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, essa sua placa-mãe possui várias versões, são elas:

A. M5A78L-M LX

B. M5A78L-M LX/BR

C. M5A78L-M LX/PLUS

D. M5a78L LE

Portanto, se você tem certeza de que a sua placa-mãe é a M5A78L-M LX, ela oferece suporte para no máximo 8GB de memória RAM. Isso abre 2 opções:

1. Caso você não tenha a intenção de fazer overclock(O.C.), adquira 2 módulos de 4GB iguais ou semelhantes a estes:

Memória Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 - KVR1333D3N9/4G

http://www.kabum.com.br/produto/8565/memoria-kingston-4096-mb-4gb-1333mhz-ddr3-kvr1333d3n9-4g-

Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9

http://www.kabum.com.br/produto/11980/memoria-corsair-4096-mb-4gb-1333mhz-ddr3-cmv4gx3m1a1333c9

Caso você pretenda realizar o overclock, adquira um kit igual ou semelhante a este:

Memoria DDR3 1.866MHz 8GB (2x 4GB) Corsair Vengeance Pro - CMY8GX3M2A1866C9 - Box

http://www.waz.com.br/memoria-ddr3-1866mhz-8gb-2x-4gb-vengeance-pro-cmy8gx3m2a1866c9-box.html

Obs.: no caso de memórias para fazer overclock, não adquira módulos que tenham a frequência maior do que 1866, uma vez que este é o máximo que sua placa-mãe oferece suporte.

Quanto a sua dúvida sobre os modelos da Kingston, a diferença é que o modelo (4gX) tem a tensão um pouco menor e traz a opção de se poder utilizar o Perfil XMP para realizar um overclock de modo mais seguro nos módulos de memória, de acordo com os limites pré-estabelecidos pelas próprias fabricantes.

Explicação mais abrangente sobre Perfil XMP.

http://www.hardwarebr.com/forum/showthread.php?5401-Mini-Tutorial-O-que-%E9-XMP

Qualquer novidade/dúvida, volte a postar.

Até mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa sua placa-mãe possui várias versões, são elas:

A. M5A78L-M LX

B. M5A78L-M LX/BR

C. M5A78L-M LX/PLUS

D. M5a78L LE

Portanto, se você tem certeza de que a sua placa-mãe é a M5A78L-M LX, ela oferece suporte para no máximo 8GB de memória RAM. Isso abre 2 opções:

1. Caso você não tenha a intenção de fazer overclock(O.C.), adquira 2 módulos de 4GB iguais ou semelhantes a estes:

Memória Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 - KVR1333D3N9/4G

http://www.kabum.com.br/produto/8565/memoria-kingston-4096-mb-4gb-1333mhz-ddr3-kvr1333d3n9-4g-

Memória Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9

http://www.kabum.com.br/produto/11980/memoria-corsair-4096-mb-4gb-1333mhz-ddr3-cmv4gx3m1a1333c9

Obrigado pela ajuda tendou_souji.

Eu realmente esqueci de mencionar esse detalhe, a minha placa mãe é a versão BR (M5A78L-MLX/BR).

Eu não pretendo fazer overclock, não estou podendo gastar tanto assim na máquina tb kkk.

Essas 2 memorias que você indicou será que servem para a minha versão? Estava vendo na lista de memórias validadas (pelo manual que veio com a placa) e elas não se encontram =\

A minha dúvida sobre a referencia é um pouco mais abrangente, o caso da kingston eu realmente entendi agora, mas eu tinha utilizado ele como exemplo para uma dúvida um pouco maior. Tipo, a questão era, a placa mãe recebe a memória khx1600c9d3k2/4g, mas a khx1600c9d3k2/4gX já não está na lista, isso quer dizer que eu não posso utilizar a segunda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos lá,

1. Sim, essas memórias que postei são totalmente compatíveis com sua placa-mãe(M5A78L-M LX/BR), em especial o modelo da kingston. Digo por experiência própria, já que possuo a mesma combinação, a única diferença é que tenho 2 módulos de 8GB. Porque este modelo de placa-mãe com terminação "BR", oferece suporte para no máximo 16GB, ao contrário de suas outras versões que suportam apenas 8GB.

2. Essa questão memórias que não constam no manual é muito complicada, já que a lista constante no manual pode estar defasada. Em resumo, o fato de algum tipo de memória não constar no manual, em muitos casos não quer dizer que não funcionem e, sim que talvez não existissem ou que não foram testadas pela fabricante da placa-mãe na época de seu lançamento.

E aqui deixo um adendo quanto aos módulos com Perfil XMP: estes módulos, geralmente, são utilizados em plataformas Intel que trazem opções diferenciadas em suas placas-mãe para configuração destes perfis. Em plataformas AMD, estas memórias, embora funcionem, os parâmetros de frequência, temporização, tensão e etc., devem ser setados manualmente. Enfim, se você realmente não deseja realizar overclock, adquira memórias comuns DDR3 1333, que já suprirá e muito suas necessidades e sem lhe dar o trabalho de ficar ajustando os valores na BIOS.

Obs.: no manual da placa-mãe(M5A78L-M LX/BR), você verá a informação de que a mesma suporta apenas 8GB de RAM. Já no site, consta a informação de suporte para 16GB. Eu, antes de colocar os 16GB atualizei a BIOS da placa-mãe para a versão 0901, já que a minha veio na versão Beta 0802. Então, eu resolvi não arriscar, tanto com memória como com processador, antes de atualizar a BIOS. Em especial com o Processador, já que essa placa-mãe somente oferece suporte aos FX6100 à partir da BIOS 0503, portanto, confirme com seu vendedor/site se a placa-mãe está pelo menos com versão 0503 da BIOS já instalada..

Bom, por enquanto é isso.

Qualquer novidade/dúvida, volte a postar.

Até mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, está seria minha próxima pergunta, mas você já esclareceu que ela suporta até 16gb, fiquei em dúvida se o manual ou a especificação dela no site estava errado. Sabendo disso, acabo de lembrar que eu possuo um pente de memória Corsair 8gb 1333mhz CMV8GX3M1A1333C9 tem como saber se está é compatível? e se for, você recomendaria a compra de outra? ou apenas 1 pente seria suficiente para um bom desempenho?

Irei tentar entrar em contato com a loja amanhã mesmo para ver está questão da versão da bios. Caso ela esteja em uma versão inferior, a atualização pode ser feita sem ser preciso um outro processador amd, certo? Estava dando uma pesquisada e vi que teria como fazer através de um pendrive, baixando a versão do próprio site da pl mãe, confere isto?

E em relação ao processador, você sabe se o fx-6300 precisa da mesma atualização da bios na pl igual ao fx-6100? Estou em dúvida em qual eu pego.

Muito obrigado até agora amigo, você está me ajudando bastante =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O conselho que posso lhe dar quanto a este módulo de memória que você já possui é, testar. Infelizmente não existe outro método, mas ao meu ver, funcionará normalmente.

Sobre a quantidade de memória - e aqui vou utilizar como exemplo os PCGamers - eles são quase unânimes em afirmar que 8GB é mais do que o suficiente para qualquer tipo de jogo, ou seja, se para jogos já é mais do que o necessário para uso comum então, não seria diferente.

Sobre a atualização e versão da BIOS. Infelizmente se a versão da mesma não for 0503 ou mais recente, nem o FX6100, nem o FX6300 e nem qualquer outro AMD FX acima desses modelos irá ser reconhecido pela placa-mãe. Fazendo com que você precise utilizar outro processador suportado pela BIOS atual para então poder atualizá-la e utilizar os FX6100/6300.

Sobre o método de atualização, sim confere. Porém, desde que respeitando o que disse acima. Você deve utilizar um processador que seja reconhecido pela BIOS atual da placa-mãe, conectar ao menos um módulo de memória e também uma placa de vídeo caso a mesma não possua uma onboard(que não é o caso da M5A78L-M LX/BR, que possui uma ATI HD 3000 onboard), para que o sistema possa bootar, lhe dando condições de atualizar a BIOS.

Quanto ao processador, se você realmente puder escolher entre os 2 e a diferença de valores não for um incômodo, vá de FX 6300 que é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, perguntas referentes a compatibilidade de memória, nesse caso é válido, mas segundo as regras do setor, recomendações de compra, devem ser feitas no setor de "Micro para Jogos": https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/93-montagem-e-upgrade-de-computadores-de-mesa/ (Quando o PC for voltado para jogos) e em "Hardware em Geral": http://forum.clubedohardware.com.br/hardware-geral/f219 (Quando for um PC para uso cotidiano, e não voltado para jogos).

Favor manter o foco do tópico em memórias (Placas-mãe, atualização de bios, processadores tem seus tópicos / setores próprios) ;)

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Totalmente contraproducente.

Uma vez que o tópico é relacionado a memória e o autor por sua vez pode tirar todas suas dúvidas por este canal, sem sequer descaracterizar seu conteúdo, uma vez que tudo girou em torno de memórias. Pra que criar 2 tópicos praticamente iguais em 2 áreas diferentes?

Mas enfim, as vezes as "Regras" não feitas para serem compreendidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Além de memória, foi tratado de placa-mãe, processador e atualização de bios (não voltado a questão memória). Assuntos off-topic nesse setor.

Exato, regras são feitas para serem compreendidas e seguidas. Lembrando que todo usuário pode enviar sugestões quanto as mesmas via MP, quando achar cabível. Ela sempre será analisada pelo moderador local e a equipe de moderação, quando necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Assuntos esses relacionados a memória, como responder se são compatíveis com a placa-mãe sem falar da mesma?

Como responder ao usuário sobre a memória e não alertá-lo sobre uma possível incompatibilidade entre placa-mãe e processador, sem falar desses ítens e também sobre a BIOS?

Respeitosamente, discordo que sejam assuntos off-topic. Já que são extremamente necessários para uma resposta apropriada ao usuário.

Pede-se manter a organização do Fórum e atenção as Regras, então eu pergunto:

- Mantê-lo organizado é "obrigar" que uma mesma pergunta, somente com nuances em seu conteúdo, seja postada em várias áreas do Fórum?

- Respeitar as Regras é não responder de forma detalhada a uma questão que é tão pertinente ao assunto memórias como possíveis componentes não compatíveis com as mesmas?

Como já disse, discordo respeitosamente. E não será mais de minha parte que será visto respostas como as acima. Mesmo que isso signifique dar respostas incompletas e imprecisas.

Boa noite à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Tendou_Souji, com respeito podemos debater qualquer assunto, mas não aqui nesse tópico, pois está "poluindo" o tópico criado pelo colega Giuuu.

Apenas respondendo as questões levantadas por você: Como já disse, além da questão memória, foi tratado de placa-mãe, processador e atualização de bios não referente a questão memória. Você e qualquer outro (e aqui me incluo, pois também o faço), pode dar um toque sobre algo que considere pertinente, mas sem estender o assunto, algo como "Fique atento ao fator X, pode dar problema com Y", aí a moderação pode instruir os caminhos a serem seguidos, como foi feito.

O fórum é dividido por setores, cada qual com assuntos pertinentes a ele e vários deles com suas próprias regras locais. É dessa forma dividido para que se possa manter o foco no assunto a ser tratado e para que o mesmo não se desvie, sendo assim, tratado com qualidade. Dessa forma, cada assunto no seu setor. Lembrando que antes de postar, devemos utilizar a ferramenta de pesquisa, pois a dúvida pode já ter sido esclarecida anteriormente.

Caso queira ajudar (E já notei que tens capacidade para isso), dê a resposta mais completa possível, dentro do assunto proposto pelo tópico e de acordo com as regras. Se for para postar algo incompleto (dentro do assunto proposto e regras do setor) e/ou impreciso, descartamos tal tipo de "colaboração".

Maiores dúvidas e sugestões, favor entrar em contato via MP, afim de não poluirmos mais o tópico do colega Giuuu.

Espero que compreenda.

Att.

Dieg@o - Equipe de Moderação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...