Ir ao conteúdo

Ajuda para usar LM3915

rmlazzari

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de usar o LM3915 num projeto mas tenho umas dúvidas, conforme o desenho abaixo. Na verdade já estou ficando careca de tanto tentar entender os datasheets, rs... Já pesquisei até no site do Prof. Newton Braga (que fala não desse mas do LM3914, que é parecidíssimo), estudei projetos que encontrei pelo Google, mas... Bem, o esquema é esse:

rxx2.jpg

Nesse desenho, pelo que entendi, a cada 1volt no pino 5, acende um dos leds. Mas eu gostaria de modificar is valores.

Vou alimentá-lo, pelo pino 3, com 9v, e o 2 ao terra. Também vou aplicar 9v no pino 9 pois quero o modo bar ghaph ou sequencial. (Se deixar o pino 9 desligado, ele fica no modo dot, ponto-a-ponto).

No pino 5 poderá haver as seguintes tensões:

0 - não acende led nenhum

1,125v - acende o led 1

2,25v - acende os leds 1 e 2

3,375v - acende os leds do 1 ao 3

4,5v - acende do 1 ao 4

5,625v - acende do 1 ao 5

6,75v - acende do 1 ao 6

7,875v - acende do 1 ao 7

Ou seja, o passo em que a tensão aumenta é de 1,125v, de zero até o máximo de 7,875v

Que valores devo adotar para R1 e R2?

A outra é a seguinte: pelo que entendi, o que o LM3915 liga ou desliga nos pinos 1 e de 10 a 18 é o terra. Assim a fonte que faz os leds acenderem não é obrigatoriamente a mesma que alimenta o próprio CI, apesar de terem, a fonte para os leds e a fonte para o CI, obrigatoriamente o terra em comum, é isso?

Mas, bem... no meu caso eu gostaria de alimentar os leds com a mesma fonte que usarei para o CI, ligando assim os pinos 3 e 9 ao Vled, no desenho acima. Posso fazer isso direto? Não precisa nenhum resistor para ser a carga nos leds? E não faz diferença se usar led daqueles azuis ou dos verdes ou vermelhos?

Se ajudar, o datasheet traz umas fórmulas, que transcrevo aqui:

Vref = 1,25v ( 1 + ( R2/R1)) + R2 * 80uA

Iled = (12,5v/R1) + (Vref/2.2kΩ)

O datasheet está aqui: http://www.4shared.com/office/0Oll-ecy/graph-bar_-_LM3915.html

Se alguém estiver curioso sobre o porquê quero fazer o LM3915 funcionar assim, é porque pretendo fazer um potenciômetro digital com o CI PT2256V, que recebi como sample da Princeton Technologies, e que, pelo que entendi, disponibiliza as tensões que falei acima, entre zero e 7,875v no pino 11 (DCO) desse chip.

E se quiser conhecer esse potenciômetro, eis o datasheet dele: http://www.4shared.com/office/D9k5gKnk/volume_-_PT2256V.html

Postado

Dei uma rápida olhada no manual.

Parece que a escala não é linear e sim logarítmica.

Você pode alimentar o CI com apenas uma tensão de alimentação.

A tensão de referência determina a faixa de atuação dos leds. Você tem que calcular R1 e R2 para a tensão de referência desejada.

Ex.: Se o seu sinal varia de 0V até Vx, então faça Vref = Vx. Mas observe que o valor de R1 está meio amarrado devido a corrente nos leds

A corrente nos leds é cerca de 10 vezes a corrente em R1.

Se sua tensão VLED for superior a 7V, então você TEM que colocar resistores limitadores em série com os leds, para o CI não queimar.

Nunca usei este CI. As informações que te passei vieram da rápida leitura do manual.

Leia o manual com mais afinco, que você chega lá.

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!