Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fio negativo ligado ao neutro


marioscs

Posts recomendados

Bom dia pessoal

Montei um circuito onde um PIC ira acionar um relé que esta distante.

Para economizar fio fiz a etapa de acionamento do relé com transistores PNP, assim preciso ter apenas um fio ligando as duas placas. Na bobina do relé teria então um lado ligado ao Neutro e outro esperando o sinal do transistor PNP.

Quando fiz os testes na proto board funcionou, mas na prática não. Percebi que na proto eu ligava fio neutro junto com o negativo da fonte e isso fazia o circuito funcionar.

Muitas duvidas me surgiram:

-Quando voltei para a proto board, percebi que existe uma diferença de tensão de até 80V entre o neutro da tomada e o negativo da minha fonte, mesmo assim eu liguei os dois fios e nada "explodiu" ou coisa do tipo, porque?

-Para resolver o problema, penso em pegar a placa onde esta o PIC e ligar o negativo ao neutro da tomada mais próxima e imagino que com isso a placa onde esta o relé vai passar a funcionar. Algum problema em fazer dessa maneira?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo seria fazer totalmente independente.

Além do mais existem no mercado equipamentos que fazem acionamentos de relés por radio freqüência.

Esta tensão de 80V é parasita. Ela provem de uma capacitância parasita que ocorre entre o secundário de o primário da fonte.

Para acabar com ela, deve aterrar o negativo da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o circuito fica um pouco difícil de analisar, mas vamos a teoria que tive na escola.

Em circuitos com corrente continua (DC), temos o positivo e o negativo. Em circuitos com corrente alternada (AC), temos a fase, o neutro e em algumas situações o terra. A diferença não está só no nome.

Acho que você não deve ligar o negativo do seu circuito DC em hipótese nenhuma no neutro do AC, porque ele está extremamente carregado com corrente que vão nos dois sentidos e exposto a surgir com tensões muito diferentes de 0V por causa dos processos de transformação de alta tensão em baixa tensão que acontecem nos transformadores da rua. O Terra do AC, "o terceiro fio", esse sim pode até ser usado como negativo, mas mesmo assim, esse é um fio de segurança por onde só deve passar corrente em caso de problemas com o equipamento.

Em AC, o 127 Volts do qual falamos, não é uma tensão constante, e sim uma média resultante, cerca de 66,6% do máximo do valor da tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...