Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso substituir um capacitor cerâmico por um de poliéster?


Skizic

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estou realizando alguns teste com módulos RF, mais especificamente com o TWS-DS-3 e o RWS-375-6, ambos do fabricante Wenshing. Porém, os módulos estão captando interferências. Uma sugestão seria montar um filtro passivo com o resistor de 10 k e o capacitor de 2,2 nF. Não estou encontrando o capacitor de 2,2 nF cerâmico, apenas o de poliéster.

Para esta aplicação, posso utilizar o capacitor de poliéster ao invés do cerâmico?

Obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitores de poliéster possuem indutância, podendo funciona como uma bobina num circuito de RF.

Já os capacitores cerâmicos não possuem indutância, pois seus eletrodos são chatos, no formato de disco, intencionalmente feito assim para não ter indutância.

Onde procurou? em lojas? Hoje em dia os vendedores já não conhecem de eletrônica então se pedir de 2.2nF cerâmico talvez não saibam.

Peça por um capacitor cerâmico de código 223 que vai ser o capacitor de 2.2nF

Isso tem de montão em qualquer sucata de rádio ou TV então pode ser uma alternativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ativar o modo papagaio e repetir o que já li, mas seria melhor que alguém com mais experiencia desse a explanação completa.

Capacitores de poliester não funcionam bem com sistemas de alta frequência, porque podem simplesmente não funcionar como capacitores.

Pessoal do audio também diz que existe uma boa diferença na qualidade do som, quando se usa capacitores de poliéster para cerâmicos, com a qualidade melhor para os capacitores de cerâmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... Onde procurou? em lojas? Hoje em dia os vendedores já não conhecem de eletrônica então se pedir de 2.2nF cerâmico talvez não saibam.

Peça por um capacitor cerâmico de código 223 que vai ser o capacitor de 2.2nF...

.

Isso mesmo albert_emule. Primeiramente eu liguei para a loja e perguntei se eles tinham um capacitor cerâmico de 2.2 nF e o vendedor me respondeu que não. Em seguida eu retornei a ligação e perguntei se eles tinham um capacitor cerâmico 223 e ele respondeu que sim.

Obrigado pessoal!!! Problema resolvido:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...