Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei memória tripple channel e processador dual channel. E agora?


silvertape

Posts recomendados

Meus caros,

Meus brinquedos novos acabaram de chegar do EUA:

- Core i7 3770 LGA 1155

- Corsair Vengance 3X 4G DDR3 triple channel

O problema: acabei de descobrir que o processador não é triple chanel. E agora, o que vocês sugerem????????

Qual seria o problema se eu colocasse esses três pentes de memória com esse processador? O que eu perderia?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, as memorias não são triple channel, e sim são vendidas em um kit de 3 pentes para que ocupem os 3 slots ideais de um processador triple channel.

No caso do seu processador dual channel, instalando as 3 memorias ele fará um banco desbalanceado, com 2 pentes em dual channel e o terceiro pente em single channel. O que você perde ? apenas a velocidade do terceiro pente, que será acessada a apenas um canal, então seja lá o que for alocado nele funcionará mais lentamente, de resto funcionará normalmente. Para garantir velocidade maxima, terá que deixar um dos 3 pentes fora da maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta. Mas ainda fiquei com uma dúvida. Então, é melhor eu vender um pente de memória (4g) e ficar com dois em dual channel (8g) do que ficar com dois em dual channel (8g) e 1 em single channel ( 4g)???? Em outras palavras, é melhor eu ficar com 8g de memória RAM do que com 12g???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É amigo, nesse caso você tem o dilema de quantidade contra qualidade. Mais memoria RAM só ajuda se você for usar mesmo.

Por que é melhor nesse caso ter 8GB em dual channel do que ter 8GB dual + 4GB single ? Porque nesse caso terá 12GB de RAM, porém nesses 12GB haverá 33% de memoria que funciona na metade da velocidade. Deixando apenas os 8GB dual, você tem a memoria inteira funcionando na velocidade máxima.

Se você realmente usar mais de 8GB de RAM, que em games não chega nem perto de precisar, aí é melhor os 3 pentes porque, por mais lento que seja, é bem melhor que a memoria virtual do HD, que é usada quando a RAM acaba.

Caso contrario, esse terceiro pente só vai te atrapalhar. Alem de operar mais lentamente irá aumentar a latência dos 3 pentes no controle, pois é mais difícil pro controlador de RAM controlar 3 pentes que 2 e ainda desbalanceados, também irá consumir energia elétrica e produzir calor inutilmente.

Adicionalmente, caso você não se importe com energia e calor extras e queira ter "O maior banco de RAM do oeste" tendo quantidade e qualidade juntos, a solução final é comprar um quarto pente idêntico aos que você já tem. Sim, pois nesse caso o pente 3 e 4 formarão mais um Dual Channel e você terá 16GB de RAM operando na força máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...