Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilkyest

Encontrado o melhor desempenho por watt no F@H - matéria de 2008

Recommended Posts

Pessoal, eu deixo aqui um estudo do CdH, na época, para o F@H. Achei nos "revirados". Vale a pena dar uma olhada.

https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Encontrado-o-Melhor-Desempenho-Por-Watt-para-o-Folding-Home/1595

Infelizmente o copia/cola não funciona nas matérias do CdH.

Alguns assuntos abordados

Quanto maior a eficiência, melhor, já que você gastará menos energia. Por exemplo, se um determinado micro está consumindo 200 W da rede elétrica, isto significa que o micro todo está consumindo 200 W (e sua conta de luz será calculada com base neste valor), mas os componentes que estão conectados na fonte de alimentação estarão consumindo menos do que este valor. Se pegarmos uma fonte de alimentação com eficiência típica de 80%, os componentes estariam consumindo 160 W.

Watt (W) é a potência que o micro está consumindo, porém as concessionárias de energia elétrica cobram por energia consumida, que é dada em kWh (kilowatt-hora), não em W (watts). Energia é potência multiplicada por tempo. Portanto 1 kWh equivale a 1 kW (1.000 watts) consumidos durante 1 hora. Como estamos assumindo que cada máquina irá trabalhar 24 horas por dia durante todos os dias do mês, nós multiplicaremos a quantidade de watts por 0,72 (24 horas x 30 dias / 1.000; a divisão por 1.000 é necessária para converter Wh para kWh) para ter uma estimativa do consumo mensal em kWh. Feito isso basta multiplicar este número pelo custo de cada kWh para ter uma ideia do custo mensal de cada máquina trabalhando 24/7. Claro que o custo da eletricidade varia de acordo com a cidade; estamos assumindo o valor de R$ 0,47453 por kWh, que é o custo da energia no Rio de Janeiro/RJ no dia da publicação desse teste. No que diz respeito ao desempenho, nós medimos a quantidade que cada placa de vídeo ou processador levou para processar 1% do trabalho. Multiplicando este valor por 100, nós encontramos a quantidade de tempo que cada dispositivo levaria para processar uma unidade de trabalho inteira. Dividindo 86.400 (quantidade de segundo em um dia) deste número, nós encontramos o número máximo de unidades de trabalho que o dispositivo pode processar por dia. Como sabemos a quantidade de pontos de cada unidade de trabalho, nós descobrimos a pontuação máxima que você pode esperar do dispositivo multiplicando o número máximo de unidades de trabalho que o dispositivo pode processar por dia pelo número de pontos que cada unidade de trabalho dá. O resultado é a pontuação máxima que este dispositivo pode lhe dar por dia, e este é o número que usaremos.

e a conclusão.... lembrando que na época

Conclusões

Nós descobrimos várias coisas interessantes em nossa investigação. Aqui está um resumo:

pfeil110.gifDas placas de vídeo analisadas, a GeForce 8800 GT é a que oferece as melhores relações custo/benefício e desempenho/kWh para rodar o Folding@Home. Claro que você terá mais pontos com uma GeForce GTX 260 ou GeForce GTX 280, mas elas são mais caras além de consumirem mais. Se você pensar apenas na relação pontos/kWh (ou seja, eficiência), então a

GeForce GTX 260 é a melhor: ela produz mais pontos por kWh consumido do que todas as outras placas de vídeo.

pfeil110.gifUma placa de vídeo “fraquinha” não necessariamente consumirá menos do que uma placa “parruda”. Basta ver como a GeForce 8800 GTS produz uma pontuação menor e consume mais do que a GeForce 8800 GT.

pfeil110.gifAs placas de vídeo da ATI não devem ser usadas para rodar o Folding@Home: elas apresentaram uma relação pontos/kWh muito menor se comparado com as placas da NVIDIA. Uma GeForce 8800 GT oferece quase o dobro da eficiência de uma Radeon HD 4870. Se você está montando

sistemas dedicados para rodar o Folding@Home, opte pelas placas da

NVIDIA: você terá uma maior pontuação e um menor custo na sua conta de

energia.

pfeil110.gifPlacas de vídeo simples como a Radeon HD 3450 e GeForce 8500 GT não são eficientes para rodar o Folding@Home e devem ser evitadas. Do mercado intermediário a GeForce 9500 GT foi a que apresentou o melhor índice de desempenho e eficiência (pontos/kWh), sendo nossa recomendação neste segmento.

pfeil110.gifRodar o programa cliente SMP junto com o cliente GPU não necessariamente aumentará o desempenho do sistema. Em nossos testes nós vimos dois dos três sistemas onde o desempenho diminuiu. Nós

descobrimos que para cada placa de vídeo rodando o cliente GPU o Folding@Home usará um núcleo do processador (em processadores com quatro núcleos o Folding@Home usará apenas um núcleo por GPU, portanto com um sistema de quatro núcleos e duas placas de vídeo, os dois núcleos do processador serão constantemente usados; em processadores com dois núcleos o Folding@Home usará apenas um dos núcleos durante todo o tempo independente da quantidade de chips gráficos que você tem instalado). Portanto quando você executar o cliente SMP ao mesmo tempo, ambos os clientes irão competir a utilização do processador, diminuindo o desempenho. Por outro lado, o consumo também diminui.

pfeil110.gifSe você quer montar um sistema apenas para rodar o cliente SMP, é mais eficiente se você rodá-lo com uma placa-mãe com vídeo on-board, já que o consumo-base será menor já que você não terá uma placa de vídeo instalada.

pfeil110.gifO Playstation 3 obteve uma das relações pontos/kWh mais baixas, o que significa que você sentirá um aumento em sua conta de energia sem um aumento significativo em sua pontuação do Folding@Home. Nós vimos muitas pessoas elogiando o desempenho matemático do PS3, mas este desempenho não é convertido em uma alta pontuação no Folding@Home porque cada PS3 unidade de trabalho não dá muitos pontos.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente acho que as coisas mudaram um pouco...série HD 7970 pontuando igual a Titan...e as placas estão menos beberronas. Mas por outro lado temos o encarecimento do custo da energia, pelo menos aqui onde moro está quase R$0,70.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pus esse tópico justamente para esse "comparativo". Por exemplo, na minha não vale a pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fico a imaginar como o pessoal das antigas sofriam com gasto de energia, temperatura dos componentes(pois nenhum daquelas placas eram "frias") e a pontuação...eu queria encontrar por aqui um daqueles aparelhos que medem o consumo (kill não-sei-o-que) para ter uma boa ideia do consumo do pc no folding.

Mas o tópico tem sua relevância sim.

Valeu Diego, mas parece ser difícil achar por aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fico a imaginar como o pessoal das antigas sofriam com gasto de energia, temperatura dos componentes(pois nenhum daquelas placas eram "frias") e a pontuação...eu queria encontrar por aqui um daqueles aparelhos que medem o consumo (kill não-sei-o-que) para ter uma boa ideia do consumo do pc no folding.

Mas o tópico tem sua relevância sim.

Valeu Diego, mas parece ser difícil achar por aqui...

Eu cheguei a foldar com um Pentium D(Arquitetura do Pentium 4) com over e tudo mais, ficava estável em 70ºC e tive que colocar uma fan adicional dentro da fonte para ele aguentar o tranco, tenho o kill-a-watt (comprando no exterior não é caro, no dealextreme tem vários modelos) e na época o camarada puxava quase 300 Watts da rede elétrica , grande facada no fim do mês, acredito que até minha torradeira deve pontuar mais que o Pentium D hoje em dia!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
De lá pra cá, muita coisa mudou, será que o GT consegue tempo pra fazer outro teste ?

GT, tempo e teste nao combinam na mesma frase.

Eu acho que dificilmente ele consiga refazer isso, embora se alguém tiver um kill a watt ele pode ajudar na metodologia, e quem sabe, até cedendo pecas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×