Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema no sequencial de leds


ajudaae

Posts recomendados

Olá a todos resolvi montar esse sequencial de leds:http://1.bp.blogspot.com/_2sWJIxxcksY/SdDkFwBrN_I/AAAAAAAAAAk/Pc-bCGM5a7Q/s1600-h/SequencialLed.JPG

No proteus funcionou mas na pratica nem deu sinal montei na protoboard e mesmo assim não funcionou.....

Tentei ligar novamente com uma bateria de 9v mas não acendeu todos.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CD4017 possui capacidade de fornecer APENAS 0,35mA por porta de saída.

Além dessa limitação, você tem que colocar um resistor por led.

A tensão que alimenta os dois CIs tem que ser idênticas.

MOR_AL

Olha eu não coloquei um resistor por led e sim coloquei um de 330 como fiz no proteus....e quando os pinos 16 e 8 do 4017 não foram ligados mas irei liga-los agr.

Acho que sei quel é o problema quando comprei o capacitor eletrolitico comprei um de 100uF e não o de 1uF.....Estou pensando em tirar o capacitor eletrolitico e deixar só o de poliester no proteus funcionou mas ficou muito rápido sera que se eu fizer aqui na protoboard pode queimar?porque sem o capacitor eletrolitico não terei que puxar um fio para o terra no de poliester

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente só é necessário apenas um resistor, uma vez que somente uma saída é acionada por vez.

Por outro lado, alimentando o 4017 com 5V, a corrente solicitada pelo circuito do led é maior que a corrente que o 4017 pode fornecer.

Se você usar o led azul, que possui maior tensão de condução, consequentemente vai exigir menor corrente, então a corrente necessária seria de:

Iled = [Vcc - Vled(Azul)] / R = [5 - 3,1] / 330 = 5,8mA que é maior que 0,35mA, que o 4017 pode fornecer.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente só é necessário apenas um resistor, uma vez que somente uma saída é acionada por vez.

Por outro lado, alimentando o 4017 com 5V, a corrente solicitada pelo circuito do led é maior que a corrente que o 4017 pode fornecer.

Se você usar o led azul, que possui maior tensão de condução, consequentemente vai exigir menor corrente, então a corrente necessária seria de:

Iled = [Vcc - Vled(Azul)] / R = [5 - 3,1] / 330 = 5,8mA que é maior que 0,35mA, que o 4017 pode fornecer.

MOR_AL

Ok.Mas estou alimentando o circuito com uma bateria de 9v:o.E quando liguei o circuito ficaram 6 leds acesos os ouros nem ligaram.Todos os leds são vermelhos depois testei colocar um azul e só ele ficou aceso.Tambem tem o detalhe que no circuito fala que é um resistor eletroliticos de 1uF e por enganos comprei um de 100uF:o.E no proteus eu tirei ele e liguei o 2 que vai no capacitor de 100nF direto no pino 2 do 555 e ficou piscando muito rápido queria saber se eu fizer isso aqui pode queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.Mas estou alimentando o circuito com uma bateria de 9v:o.

Isso aumenta ainda mais a corrente no led. Substitua o valor de Vcc de 5V para 9V.

E quando liguei o circuito ficaram 6 leds acesos os ouros nem ligaram.Todos os leds são vermelhos depois testei colocar um azul e só ele ficou aceso.

Tensão do led vermelho é de 1,8V. Entre com esse valor na equação e calcule a corrente.

Para todos os leds a corrente solicitada é maior que a fornecida pelo CD4017.

Tambem tem o detalhe que no circuito fala que é um resistor eletroliticos (não existe "resistor eletrolítico" é um capacitor do tipo eletrolítico) de 1uF e por enganos comprei um de 100uF:o.E no proteus eu tirei ele e liguei o 2 que vai no capacitor de 100nF direto no pino 2 do 555 e ficou piscando muito rápido queria saber se eu fizer isso aqui pode queimar?

Se ainda me lembro, a frequência de oscilação do 555 é dada por 1/[1,2 * (R1 + R2) * C]

R em Ohms e C em Faradays.

Primeiro coloque um resistor de 1k em série com um led, da saída do 555 para o terra. Com isso você visualiza a saída do 555 e pode separar o problema.

Já te informei três vezes que a corrente fornecida pelo 4017 não é suficiente.

A partir daqui, espero que alguém consiga fazer você entender.

Boa sorte!

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste várias imagens nítidas de vários ângulos da sua montagem. Talvez possamos ver algum erro que passou despercebido por você.

Deixa,esse sequencial só deu problema mesmo:(.Vou tentar fazer outro(esse:http://img834.imageshack.us/img834/2421/fzi.gif fiquei na duvida nele porque o pino 5 do 555 não é ligado a nada:huh:.E também o que está indicado como 500k é um trimpot??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode alimentar com a bateria de 9 V.

Ok fiz tudo certinho e funcionou na protoboard mas fui passar para uma plaquinha e na hora de fazer a solda dos fios que vai para o negativo,o estanho não grudava na placa:o.Fiz de tudo a placa quase chegou a ficar preta mas não grudava o estanho.Agora vou te que comprar outra plaquinha.....Mas a duvida foi esclarecida......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...