Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema que gera som ao se distanciarem


JorgeDutra

Posts recomendados

Olá, boa tarde!

Gostaria de uma orientação para conseguir o seguinte resultado:

Tenho dois objetos "A" e "B", gostaria que quando o objeto "A" estivesse distante por exemplo a 2 metros do objetos "B" um som fosse gerado.

===

Eu gostaria apenas de uma orientação, por onde começar, o que devo estudar para conseguir isto, quais materiais devo comprar...

Por gentileza, é apenas uma ORIENTAÇÃO que estou pedindo..

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado MOR, por se disponibilizar a ajudar!

Eu compreendi o sistema que você pensou. Mas não compreendi o segundo paragrafo muito bem. Você fala colocar uma linha de 02 metros entre os objetos fixando eles ?

====

Vou detalhar mais meu PROBLEMA talvez você tenha mais sugestões:

Eu preciso pesquisador e necessito colocar uma coleira no meu cachorro, quero que quando meu cachorro se distancie por exemplo 02 metros de mim um som seja emitido dando este sinal. Porém não queria que existisse uma ligação direta entre mim e ele (tipo cabos, linhas), queria deixa-lo sem nenhuma restrição a mim(contato).

Desde já obrigado amigo!

Coloque uma conexão via ultrasom entre os dois objetos. Vai precisar de um microprocessador dos bem simples (PIC16F628, PIC12F675, ....).

O modo mais simples é colocar uma linha de 2 metros entre os objetos, fixando suas pontas a uma chave...

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultrassom não deve cair muito bem pra audição do cachorro. Infravermelho também fora de cogitação. Só consigo enxergar uma solução que use radiofrequências (RF).

Um circuito ficaria no cachorro com um oscilador de áudio (áudio indica apenas a faixa de frequências da qual você vai escolher uma) e um modulador/transmissor de RF.

Na mão do dono ficaria um receptor além do circuito que detecta a presença do sinal de áudio. Caso o cachorro fique fora de alcance, o detector ativaria o alarme.

Osciladores de áudio, transmissores e receptores de RF, detectores de áudio e circuitos que geram beep podem ser encontrados por exemplo no site do Newton C. Braga: http://www.newtoncbraga.com.br/

Não fiz pesquisa por circuitos. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo é interessante, mas achei que é muito grande os materiais ou não ?

Abraços e obrigado!

você consegui isso fácil com arduino e um sensor ultrasonico

Cara fiquei pesquisando até agora sobre isso que você falou, acho que vai dar certo para minhas necessidades. Estou analisando os preços.

Você pode me passar o seu e-mail, para futuramente eu trocar umas ideias com você ?

Abraços, obrigado!

Ultrassom não deve cair muito bem pra audição do cachorro. Infravermelho também fora de cogitação. Só consigo enxergar uma solução que use radiofrequências (RF).

Um circuito ficaria no cachorro com um oscilador de áudio (áudio indica apenas a faixa de frequências da qual você vai escolher uma) e um modulador/transmissor de RF.

Na mão do dono ficaria um receptor além do circuito que detecta a presença do sinal de áudio. Caso o cachorro fique fora de alcance, o detector ativaria o alarme.

Osciladores de áudio, transmissores e receptores de RF, detectores de áudio e circuitos que geram beep podem ser encontrados por exemplo no site do Newton C. Braga: http://www.newtoncbraga.com.br/

Não fiz pesquisa por circuitos. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, você tem razão. Mas mesmo assim vou deixar uma DICA que acho interessante sobre como fazer o que você quer e que estão em dois links:

Link 1: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/7233-elo-de-protecao-por-tom-art1021

Link 2: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/3727-art516

Pra usar ultrassom, usando essa dica, basta substituir o fio por um emissor de ultrassom no transmissor, e colocar o detector do outro lado. Para uma solução microcontrolada, basta realizar as funções de cada bloco em código e gravar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...