Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler ou Air Cooler


Posts recomendados

Ola pessoal,

Faz pouco tempo que comprei e montei o meu computador, após a montagem instalei os programas e resolvi monitorar a temperatura pra ver se não montei mal o cooler da cpu. Sem jogar a temperatura fica em torno de 30°C à 40°C, jogando (full no far cry 3) fica em torno de 65°C à 70°C. Como ainda estamos no inverno (média de 15°C ambiente) estou pensando que logo terei adquirir algo mais potente (cooler) devido ao verão.

Tenho o gabinete thermaltake V4 black, placa mãe b75m-d3h e o processador i5 3570. Queria comprar o water cooler h60 corsair da corsair, mas vi (busca na internet) que dará problemas na questão do tamanho.

1-Então, aqueles que tem ou já opinaram sobre esse assunto como posso resolver essa questão de tamanho, fazer algum gambiarra (menos cortar) ou comprar um outro water cooler que possa caber.

2-Qual o air cooler bom para processador i5 3570 ?

Deste já agradeço a ajuda.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O custo benefício do water cooler compensaria mais em caso de over.

Para o uso geral e em jogos um air cooler de bom custo benefício atenderia as necessidades.

Posso citar a configuração que eu tenho, Core I5 3550 e o Hyper 212 Plus.

Em teste de stress pelo Prime95 a temperatura máxima dos cores ficam em 50 C - 55 C com as fans em 850 rpm.

O MyMax Artic Fox está na faixa de R$ 76,00.

Aparantemente o cooler é fabricado pela Deepcool e inclusive ele parace similar ao Deepcool Ice Matrix 400.

Ele não seria a melhor opção em caso de over, mas vejo seu custo benefício ser melhor do que coolers como TX3 que usam fan de 92 mm.

O TX3 custa geralmente na faixa de R$ 65,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo resposta.

Tinha escolhido o water cooler devido ao tamanho (ser menor que os air cooler), performasse e menos barulhoso. A minha ideia principal era essa, não queria comprar uma air cooler grande que ocuparia boa parte do gabinete e trazer mais pó e barulho.

Fiz uma pequena busca e vi que 212 evo e bom só falta achar pra comprar haha...

Vou pensar ainda se vale comprar um water ou air, mas a minha maior duvida era se uma water (h60 ou outro) cabia certo no gabinete thermaltake v4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo resposta.

Tinha escolhido o water cooler devido ao tamanho (ser menor que os air cooler), performasse e menos barulhoso. A minha ideia principal era essa, não queria comprar uma air cooler grande que ocuparia boa parte do gabinete e trazer mais pó e barulho.

Fiz uma pequena busca e vi que 212 evo e bom só falta achar pra comprar haha...

Vou pensar ainda se vale comprar um water ou air, mas a minha maior duvida era se uma water (h60 ou outro) cabia certo no gabinete thermaltake v4.

1° - Nem todo Water Cooler possui mais desempenho que um Air Cooler, ou é menos silêncioso, na verdade costuma ser o contrário, os melhores WC do mercado, são bem mais barulhentos que os Air Coolers Topo de linha.

2° - Tanto AC quanto WC tem o mesmo princípio de funcionamento, utilizando de uma Fan para refrigerar os dissipadores de calor. Indo pelo seu ponto de vista (acumulo de pó) ambos trarão consigo o mesmo problema.

3° - Infelizmente o Hyper 212 Evo não está a tempos sumido das prateleiras nacionais, e não apenas ele, outras excelentes opções como o Hyper 412 também.

3° - Não haverá nenhum problema quanto ao tamanho do H60, pois possui apenas 152mm de largura e seu gabinete possui 190mm, sendo assim haverá espaço suficiente.

Concordo com a opinião do colega EdsonSM, em caso de não haver intuito em efetuar Over Clock no Processador, cooler como o Hyper Tx3 são ótimas opções.

Apenas fazendo um breve comparativo, meu Phenon x4 955 3,2 possui TDP de 125w. Utilizo nele o cooler Hyper Tx3.

Em Idle a temperatura varia entre 28~35, dependendo do clima do dia.

Durante jogos (Crysis 3 por exemplo) a temperatura fica na casa dos 50°.

Já em teste de stress com o Prime95, a temperatura não passa de 56°.

Eu particularmente considero esse modelo um dos melhores custo x benefício do mercado brasileiro. É relativamente pequeno, silencioso, e possui ótimo desempenho levando em conta seu tamanho reduzido, além de caber em praticamente qualquer gabinete.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-494961794-cooler-master-hyper-tx3-evo-tx-3-intel-amd-novo-modelo-_JM

Abraço e boa sorte na escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno.

Acho q vou ficar com o air cooler, estou pesquisando agora sobre isso o Cooler TX3 evo parece ser muito bom e barato também. Se caso alquem souber de algum melhor e da mesmo tamanho também gostaria de saber.

Vou colocar um controlador de fan para reduzir os barulhos dos outros fan do gabinete. Assim quando quiser jogar, aumento.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno.

Acho q vou ficar com o air cooler, estou pesquisando agora sobre isso o Cooler TX3 evo parece ser muito bom e barato também. Se caso alquem souber de algum melhor e da mesmo tamanho também gostaria de saber.

Vou colocar um controlador de fan para reduzir os barulhos dos outros fan do gabinete. Assim quando quiser jogar, aumento.

Obrigado

Caso não queira gastar com um controlador....

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993?t=1119993&highlight=controlador+fans+caseiro

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, estava pensando em comprar um mas acho q farei um, acredito que seja mais barato, estou vendo alguns tutoriais que utilizam potenciômetro com função de desligar tb. Tenho algumas peças em casa, mas a maioria terei que comprar farei um orçamento pra ver se compro ou não. Referente ao cooler, ficarei mesmo com o tx3 evo, acredito que na linha (92mm) seja o melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, nao sei se você ja se decidiu mas ja q você pediu uma opiniao, vou dar a minha.. eu tb nao era muito ligado nesse lance de watercoolers e tal, sempre usei os coolers originais q vinham com o processador mas esse meu recente, o fx8320 é muito potente e esquenta consideravelmente principalmente quando tem a funcao turbo ativada automaticamente.. o cooler original dele dá conta, mas em compensacao o barulho era infernal! apos pesquisar muito e ler alguns reviews, entre eles o daki do Clube do Hardware e por varias mencoes honrosas e apreciativas, decidi comprar o watercooler da thermaltake, esse da assinatura, o water 2.0 performer!

Posso dizer q foi a melhor compra e investimento q fiz nesse meu computador! de cara, ganhei um pc silencioso q era o q eu estava almejando e nada menos q uma reducao de 16 graus na temperatura.. em estress, meu processador chegava a 58, 60 graus.. agora nao passa de 42 e em idle fica em 20, 18.. sinceramente, to muito satisfeito e feliz, levei algumas horas pra instalar mas nada confuso ou difícil.. enfim, se você quer ainda a dica e a opiniao, aqui está a minha.. esse watercooler é sensacional e eu ja decidi q daki pra frente, ou seja, pros meus proximos pcs q montar, o watercooler será um dos itens essenciais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...