Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pinagem display LCD


Posts recomendados

Postei aqui porque quem usa esse display certamente usa num microcontrolador.

Eu nunca dei muita importancia em usar esses displays,sempre usava com o Proteus.

Agora recebí a encomenda da Farnell e fiquei na dúvida da pinagem,que segundo o datasheet do display,é diferente e confuso em relação ao Proteus.

Estou postando a imagem da pinagem do display porque quem sabe alguem ja usou esse mesmo display:

lcd1.jpg

lcd2.jpg

lcd3.jpg

Se alguem ja usou este tipo poderia marcar na imagem quem é quem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você diz em relação a posição dos pinos ou o número do pino ter uma função diferente da pinagem convencional?

Se for em relação a posição dos pinos, siga o datasheet, já usei vários displays que a a posição dos pinos é diferente. Agora em relação ao número do pino que eu saiba é sempre igual (1:GND, 2:VCC, 3:VEE ...)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vtrx,

Realmente , a pinagem do datasheet não confere com a pinagem do Proteus.

Conferí a sua foto, e parece mesmo que os pinos de alimentação estão mesmo nos pinos 13 e 14 do display, e bate com a pinagem do datasheet !

Neste caso, confie no datasheet, e use a descrição dos sinais na montagem física.

O pino 1 desse display é o DB7, o 2 é o DB6 e assim em diante, conforme o datasheet.

Uma vez, comprei 95 displays de cores diferentes de uma mesma fábrica na China, e recebi 3 modelos com pinagens diferentes uns dos outros..... Tive de fabricar 3 modelos de placas por causa disso !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vtrx,

O desenho que o Márcio postou é mais um dos milhares de tutoriais que você vai encontrar na Net,e se baseia no modelo mais tradicional, ou seja, obedeçe à pinagem que o Proteus também utiliza. Até uns 10 anos atrás, realmente quase todos os displays obedeciam a essa pinagem, mesmo sem ser um padrão. E hoje em dia, tem tanta fábrica disso na China que não dá para confiar apenas verificando que tem 16 pinos sem ler o datasheet.... E é esse o caso do seu display !

Mas pode confiar no que te falei, esse seu modelo possui uma outra pinagem, basta voce conferir no datasheet dele. Pode ligar de acordo com o datasheet sem medo !

Se você tentar ligar da maneira que o Márcio postou, pode dizer adeus ao display, isso no mínimo...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá; Preciso de uma ajuda. Se puderem me ajudar serei muito grato. Tenho uma tela LCD de monitor (modelo M150EW01). Assisti um vídeo, achei muito interessante e comprei um kit para transforma-la em TV. A placa controladora que recebi é a LA.MV9.P. Tudo parecia dar muito certo, porém a tela só fica branca. Tudo indica que a pinagem da tela não está configurada para a placa controladora. Consegui baixar o manual da minha tela e como já tinha o manual da controladora achei que seria fácil configurar. Novamente me dei mal, não estou conseguindo configurar pois os termos usados no manual da placa controladora são diferentes dos usados no manual da tela. A controladora tem 30 pinos e a tela apenas 20 pinos. Alguém tem alguma dica para me ajudar a configurar a pinagem da tela com a da placa controladora. Me ajudem por favor.

PINAGEM CONTROLADORA LA.MV9.P

1 VSEL Fonte de Alimentação para Painel

2 VSEL

3 NC NC

4 NC NC

5 GND chão

6 GND

7 TXO0- LVDS ODD 0- Signal

8 TXO0 + LVDS ODD O + Signal

9 TXO1 - LVDS ODD 1- Signal

10 TXO1 + LVDS ODD 1+ Signal

11 TX02- LVDS ODD 2- Signal

12 TX02 + LVDS ODD 2+ Signal

13 GND chão

14 GND

15 TXOC- LVDS ODD Clock- Signal

16 TXOC + LVDS ODD Relógio + Signal

17 TX03- LVDS ODD 3- Signal

18 TX03 + LVDS ODD 3 + Signal

19 TXE0 LVDS MESMO 0- Signal

20 TXE0 + LVDS MESMO 0 + Signal

21 TXE1- LVDS MESMO 1- Signal

22 TXE1 + LVDS MESMO 1+ Signal

23 TXE2- LVDS MESMO 2- Signal

24 TXE2 + LVDS MESMO 2+ Signal

25 GND chão

26 GND

27 TXEC- LVDS MESMO Clock- de sinal

28 TXEC + LVDS MESMO Relógio Signal

29 TXE3 - LVDS MESMO 3 - Sinal

30 TEX3 + LVDS MESMO 3 + Signal

 

PINAGEM TELA M150EW01

1 VDD 3.3V

2 VDD 3.3V

3 VSS Terra

4 VSS Terra

5 RXIN0- LVDS Signal

6 RXIN0 + LVDS Signal

7 VSS -do-chão

8 RXIN1- LVDS Signal

9 RXIN1 + LVDS Signal

10 VSS -do-chão

11 RXIN2- LVDS Signal

12 RXIN2 + LVDS Signal

13 VSS -do-chão

14 RXCLK- LVDS Signal

15 RXCLK + LVDS Signal

16 VSS -do-chão

17 RXIN3- LVDS Signal

18 RXIN3 + LVDS Signal

19 AGMODE Ativo Alto / Chão

20 HVS Ativo Alto / Chão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...