Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leonardombn

Athlon 64 X2 5200 2.7Ghz

Recommended Posts

Galera,

Conforme ensinado pelo pessoal do fórum cada item deve estar no seu lugar, então queria saber se o processador Athlon 64 X2 5200 2.7Ghz aguenta empurar 2X Placas de Vídeo GTX295 ligadas em QUAD-SLI?

Sei que minha placa mãe suporta SLI mas não sei se suporta QUAD-SLI.

Configuração do PC:

Proc. Athlon X2 5200 2.7Ghz

placa-mãe Asus M2N-SLI

6GB RAM DDR2 667Mhz Kingston

HD 1.0 TB Seagate 7200 Rpm 32buffer.

HD 500 GB Maxtor 7200

Video Evga GTX 295 (1796MB , 898 Bits)

Driver Vídeo: Versão:320.49 WHQL Data de Lançamento:2013.07.01

Fonte Antec 900W (antiga Corsair 550w)

Windows 8 Pro. 64Bits

obrigado,

Leonardo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O processador não aguenta nem 20% de uma gtx 295.

Já é antigo,os primeiros dual core da AMD,então no mínimo um i7 8XX(lga 1156) ou 9XX(lga 1366),alem da memoria ser ddr2 rodando em frequencia bem lenta.Se a placa mãe tiver pelo menos 2 PCI-Express x16 rodando a pelo menos x8 os 2 slots,não vai ter gargalo com as placas de vídeo.Cuidado que isso aí vai ferver pelo TDP e consumo de 2 gtx 295,eu acho que não vale a pena fazer isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Joaquim,

Obrigado pelas dicas, mas sou leigo, me explica ai, o que seria "TDP", outra coisa estou estudando a possibilidade de comprar um AMD FX, uma nova máquina, mas enquanto isso vou usar o que tenho.

Pelo que você disse tenho pouco processador, isto é, meu processador é fraco, mas isso impede que eu use as duas GTX295 em SLI, ou melhor pode danificar as placas?

Creio que minha placa mãe "M2N-SLI" rode um pci-e em 16x e o outro em 8x, não tenho certeza, e lembrando que a fonte é uma Antec 900W.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o processador não vai conseguir acompanhar muito bem suas placas de vídeo. Fora que vai consumir muita energia, pois a placa de vídeo é antiga.

Porém, isso não impede usar as 2 com o sli, desde que a fonte forneça a energia necessária. O que acontece é que não usará toda a capacidade delas.

Eu colocaria uma delas pra funcionar e já está bom demais, há alguns programas que mostram o uso do gpu e do cpu. Ative eles durante a jogatina e caso a cpu esteja perto dos 100% e a gpu não, não vai adiantar nada colocar a outra sem trocar de processador.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera,

Conforme ensinado pelo pessoal do fórum cada item deve estar no seu lugar, então queria saber se o processador Athlon 64 X2 5200 2.7Ghz aguenta empurar 2X Placas de Vídeo GTX295 ligadas em QUAD-SLI?

Sei que minha placa mãe suporta SLI mas não sei se suporta QUAD-SLI.

Configuração do PC:

Proc. Athlon X2 5200 2.7Ghz

placa-mãe Asus M2N-SLI

6GB RAM DDR2 667Mhz Kingston

HD 1.0 TB Seagate 7200 Rpm 32buffer.

HD 500 GB Maxtor 7200

Video Evga GTX 295 (1796MB , 898 Bits)

Driver Vídeo: Versão:320.49 WHQL Data de Lançamento:2013.07.01

Fonte Antec 900W (antiga Corsair 550w)

Windows 8 Pro. 64Bits

obrigado,

Leonardo.

O Athlon 64 X2 5200+ gargala consideravelmente uma única GeForce GTX 295, quem dirá duas. Sua fonte segura essa configuração, mas minha recomendação é que você pense seriamente em juntar uma grana para migrar de arquitetura.

Adquirindo um Core i5-3330, uma placa-mãe LGA1155 (preferencialmente com chipset Z77) com suporte a SLI e dois pentes de memória DDR3 1600MHz de 4GB (inteirando 8GB e ativando o dual channel), você já terá uma máquina capaz de usufruir de todo o poder de duas GeForce GTX 295. Se quiser continuar usando AMD, você pode pegar um FX-8320 ou no mínimo um FX6300, uma placa-mãe Socket AM3+ (preferencialmente com chipset 990FX) com suporte a SLI e dois pentes de memória DDR3 1600MHz de 4GB (inteirando 8GB e ativando o dual channel), você também ficará bem servido.

Caso seu orçamento esteja apertado e você não queira gastar muito com PC, saiba que sua ASUS M2N-SLI suporta o Phenom II X4 945 rev. C3 com TDP de 95W (não suportando o modelo com rev. C2 e TDP de 125W). Se você achar esse processador usado para comprar por um preço interessante (na pior das hipóteses 250 reais, pois mais que isso não compensa), saiba que esta é uma boa opção de upgrade barato, mas antes de instalá-lo você terá que atualizar a BIOS da sua placa-mãe para a versão mais nova, senão não vai funcionar a contento.

Joaquim,

Obrigado pelas dicas, mas sou leigo, me explica ai, o que seria "TDP", outra coisa estou estudando a possibilidade de comprar um AMD FX, uma nova máquina, mas enquanto isso vou usar o que tenho.

Pelo que você disse tenho pouco processador, isto é, meu processador é fraco, mas isso impede que eu use as duas GTX295 em SLI, ou melhor pode danificar as placas?

Creio que minha placa mãe "M2N-SLI" rode um pci-e em 16x e o outro em 8x, não tenho certeza, e lembrando que a fonte é uma Antec 900W.

Gargalo não danifica hardware. Você só não vai aproveitar todo o poder de sua máquina. Tipo, seu PC já não aproveita o que uma GeForce GTX 295 tem para oferecer. Colocando mais uma você praticamente não terá ganho de desempenho, especialmente em jogos que utilizem muito processador, pois antes de o jogo aproveitar 100% das placas, o processador já estará no limite. Então antes de pensar em fazer SLI de GeForce GTX 295, seria melhor fazer upgrade de processador (ou de preferência de arquitetura completa, incluindo processador, placa-mãe e memórias, da forma como supracitei).

TDP tem relação com temperatura que o processador dissipa, sendo TDPs mais altos sinônimos de hardware mais quente. Apesar de não ter relação direta, o TDP te dá uma ideia de consumo elétrico também, o que te dá uma pista sobre se sua fonte aguenta ou não o processador. No caso da Antec de 900W ela tem potência de sobra para segurar o Athlon 64 X2 (ou mesmo o Phenom II X4) e as duas GeForce GTX 295, então fonte definitivamente não é uma limitante no seu caso.

Boa sorte.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais