Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Liguei o meu driver zvs e ele queimou os diodos,porque?


Leonardo69

Posts recomendados

bom galera eu montei esse driver para um aquecedor de induçao:

http://forum.allaboutcircuits.com/showthread.php?t=65186

eu liguei pela primeira vez numa bateria de 6v e funcionou legal,mas quando liguei em 13v ele funcionou por meio segundo e queimou os dois diodo zener e os dois diodo fast! o diodo que eu usei foi um mbr360 schottky, e os zeners 12 por 1w, porque os quatro diodos queimaram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom galera eu montei esse driver para um aquecedor de induçao:

http://forum.allaboutcircuits.com/showthread.php?t=65186

eu liguei pela primeira vez numa bateria de 6v e funcionou legal,mas quando liguei em 13v ele funcionou por meio segundo e queimou os dois diodo zener e os dois diodo fast! o diodo que eu usei foi um mbr360 schottky, e os zeners 12 por 1w, porque os quatro diodos queimaram?

Até onde eu sei, diodos do tipo schottky tecnicamente não são viáveis em tensões altas, por isso só são fabricados em baixa tensão.

O esquema indica "400+ V Fast diode" que eu entendo como sendo um diodo rápido com tensão maior que 400V.

Circuitos com indutores ainda mais operando em alta freqüência, possuem picos perigosos de tensão.

Eu indicaria o MUR1560 que é para 15A e 600V.

Quanto ao R 470 Ohms serve como limitador de corrente, fanzendo com que o diodo zener de 12V sempre limite os pulos a no máximo 12V que é a tensão adequada para acionar o gate dos mosfets.

Já os resistores de 10K servem apenas para manter o mosfet na posição de desligado, mantendo o gate em GND.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois diodos formam um circuito em série com os dois diodos seners e com a bobina.

Se os diodos não suportaram algum pico de tensão inversa da bobina, pode ter entrado em curto-circuito fazendo uma tensão de 24V incidir sobre os diodos zeners de 12V.

Só lembrando que aquele pondo da bobina dobra a tensão da bateria. Se entra 12, sai 24V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...