Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
VithorLPC

Cooler fazendo barulho por causa do gabinete!

Recommended Posts

Olá galera, tudo bom?

Seguinte, tinha a seguinte configuração no meu gabinete (que é um Cooler Master CM-690 normal):

1 fan na frente que veio incluso com o gabinete (ou seja, não é lá tão bom, mas ele refrigera o HD muito bem).

2 fans na lateral direcionando o ar pra dentro do gabinete (também vieram inclusos e esses eram os piores - por isso, pifaram!)

1 fan atrás direcionando o ar de dentro do gabinete pra fora, + ou - na altura do processador (esse é bom, um Sickleflow da Cooler Master de 69CFM).

1 fan em cima direcionando o ar de dentro do gabinete para fora, também próximo do processador (outro Sickleflow da Cooler Master de 69CFM).

O que aconteceu foi que os dois fans da lateral pifaram (1 pifou uns dias atrás e o outro pifou hoje). Aí eu tirei o Sickelflow de cima e coloquei na tampa lateral (já comprei + 2 Sickleflow, mas enquanto eu espero não posso ficar com 2 fans de exaustores e não ter nenhum botando ar pra dentro!).

O problema começou aí: ao colocar na tampa lateral e ligar o PC, ele fez um barulho do CÃO, um barulho agudo mas bastante alto. Depois de muito investigar e estranhar o por que de um fan fazer barulho e o outro não (são do mesmo modelo), descobri que é por causa da grade do gabinete.

O que acontece é o seguinte: o FAN da lateral tem uma grade ANTES dele, ou seja, pra entrar no gabinete, o ar passa pela grade da tampa (que é de metal mesmo), é sugado pelo FAN e entra pro gabinete (ar "frio", certo...). Já o FAN de trás, apesar de ser o mesmo modelo, não faz barulho... Por quê? Porque neste caso, o ar é sugado de dentro do gabinete, passa pelo FAN, só então passa pela grade e depois sai (ar "quente", está funcionando como exaustor, ok!). Portanto, não tem grade antes do FAN, por isso ele não faz barulho. Como o da lateral tem uma grade antes, ao ser sugado, o ar faz uma espécie de assovio(assobio, tanto faz!)... Bem agudo e alto, como aquele ar que passa debaixo da porta e pelas janelas venezianas num dia com muito vento, sabem? Então, o efeito é igual...

Provavelmente por ser de velocidade alta (tava a uns 1700 RPM e não consegui controlar de jeito nenhum usando programas como SpeedFan), ele suga o ar com tal força que o barulho acontece. Então o problema é na grade e se eu coloco algo antes pra "filtrar o ar", por exemplo um lenço de papel (o lenço fica sem mesmo eu segurá-lo), o barulho diminui, mas não cessa.

Então venho a vocês perguntar-lhes o que fazer... Eu tirei o FAN lateral da tampa lateral e o segurei na mão e ele fica muito silencioso. O problema é quando eu o aproximo da grade, imitando a posição que deveria estar, aí acontece o maldito assovio. Então, obviamente o problema não é no FAN e sim na grade. E não, não é problema de fixação ou pelo fato de FAN possivelmente "tremer", porque o barulho não é grave ou de tremulação, mas sim um assovio constante. E aí, alguma sugestão? Será que eu corto a grade fora, com uma serra? Tenho medo de estragar o gabinete/entrar muita poeira. Coloquei uma meia calça velha que achei aqui em casa por cima, mas não é a mesma coisa. O gabinete sem tampa lateral mal é audível. Enquanto que, ao colocar a tampa e ligar o cooler, parece uma vespinha!

Aceito sugestões, amigos!

Obrigadíssimo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais