Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler fazendo barulho por causa do gabinete!


VithorLPC

Posts recomendados

Olá galera, tudo bom?

Seguinte, tinha a seguinte configuração no meu gabinete (que é um Cooler Master CM-690 normal):

1 fan na frente que veio incluso com o gabinete (ou seja, não é lá tão bom, mas ele refrigera o HD muito bem).

2 fans na lateral direcionando o ar pra dentro do gabinete (também vieram inclusos e esses eram os piores - por isso, pifaram!)

1 fan atrás direcionando o ar de dentro do gabinete pra fora, + ou - na altura do processador (esse é bom, um Sickleflow da Cooler Master de 69CFM).

1 fan em cima direcionando o ar de dentro do gabinete para fora, também próximo do processador (outro Sickleflow da Cooler Master de 69CFM).

O que aconteceu foi que os dois fans da lateral pifaram (1 pifou uns dias atrás e o outro pifou hoje). Aí eu tirei o Sickelflow de cima e coloquei na tampa lateral (já comprei + 2 Sickleflow, mas enquanto eu espero não posso ficar com 2 fans de exaustores e não ter nenhum botando ar pra dentro!).

O problema começou aí: ao colocar na tampa lateral e ligar o PC, ele fez um barulho do CÃO, um barulho agudo mas bastante alto. Depois de muito investigar e estranhar o por que de um fan fazer barulho e o outro não (são do mesmo modelo), descobri que é por causa da grade do gabinete.

O que acontece é o seguinte: o FAN da lateral tem uma grade ANTES dele, ou seja, pra entrar no gabinete, o ar passa pela grade da tampa (que é de metal mesmo), é sugado pelo FAN e entra pro gabinete (ar "frio", certo...). Já o FAN de trás, apesar de ser o mesmo modelo, não faz barulho... Por quê? Porque neste caso, o ar é sugado de dentro do gabinete, passa pelo FAN, só então passa pela grade e depois sai (ar "quente", está funcionando como exaustor, ok!). Portanto, não tem grade antes do FAN, por isso ele não faz barulho. Como o da lateral tem uma grade antes, ao ser sugado, o ar faz uma espécie de assovio(assobio, tanto faz!)... Bem agudo e alto, como aquele ar que passa debaixo da porta e pelas janelas venezianas num dia com muito vento, sabem? Então, o efeito é igual...

Provavelmente por ser de velocidade alta (tava a uns 1700 RPM e não consegui controlar de jeito nenhum usando programas como SpeedFan), ele suga o ar com tal força que o barulho acontece. Então o problema é na grade e se eu coloco algo antes pra "filtrar o ar", por exemplo um lenço de papel (o lenço fica sem mesmo eu segurá-lo), o barulho diminui, mas não cessa.

Então venho a vocês perguntar-lhes o que fazer... Eu tirei o FAN lateral da tampa lateral e o segurei na mão e ele fica muito silencioso. O problema é quando eu o aproximo da grade, imitando a posição que deveria estar, aí acontece o maldito assovio. Então, obviamente o problema não é no FAN e sim na grade. E não, não é problema de fixação ou pelo fato de FAN possivelmente "tremer", porque o barulho não é grave ou de tremulação, mas sim um assovio constante. E aí, alguma sugestão? Será que eu corto a grade fora, com uma serra? Tenho medo de estragar o gabinete/entrar muita poeira. Coloquei uma meia calça velha que achei aqui em casa por cima, mas não é a mesma coisa. O gabinete sem tampa lateral mal é audível. Enquanto que, ao colocar a tampa e ligar o cooler, parece uma vespinha!

Aceito sugestões, amigos!

Obrigadíssimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...