Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como está a saúde do meu HD? (HD tune report)


Alonso94

Posts recomendados

Eaí gente, tudo bem? Tenho um HD hitachi de 1tb. Ele tem 9 mêses de uso e sempre desfragmentei regularmente. Esses dias resolve ver como o meu HD está "das pernas" e baixei um programinha de diagnóstico de disco rígido.

O problema é que eu não se interpretar o resultado, vocês poderiam me ajudar? segue report:

http://postimg.org/image/4d43sgxlt/

http://postimg.org/image/oyivkdf6p/

PS: não consegui fazer o benchmark, ele simplesmente da um erro e não inicia

PS²: o pograma HDD Scan obeteve o mesmo resultado.

Obrigado desde já! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim =D.

Bom vou tentar lhe resumir o que se passa no seu HD tune.

Os erros (05) são "erros" de setores defeituoso e que são realocados pelo HD para um setor confiável do disco, em resumo isto significa que seu HD pode esta apresentando Bad Blocks e poderá apresentar problemas futuros tanto em escrita como leitura ou até mesmo a perda de dados.

O erro (C4) em resumo é justamente a contagem/numero dos setores que foram realocados nos erros mencionados em (05)

E os erros em (C5) são "setores" que ainda serão analisados pelo disco e que poderão ser encaminhados diretamente para os erros (05) e (C4).

Na segunda imagem aquilo que você tentou fazer foi o benchmark do disco, é como se fosse um teste de stress para o disco afim de checar o desempenho dele de leitura e escrita. Agora o porque dele ter dado erro ao tentar realizar o benchmark de leitura ja não sei te dizer, mas creio que pode ser problemas do programa ou do disco em si.

Minha sugestão é que você faça o scaneamento em busca de bad blocks, para isso basta ir na aba "Error scan" do HD tune e realiza-lo. Dependendo do tamanho do disco o scan pode demorar.

Se for constatado Bad Blocks o ideal seria você fazer o Back up dos seus dados importantes em outro HD, pois esse seu HD poderá futuramente dar problemas e se tornar inutilizável, o tempo disso acontecer não tem como determinar pode levar 1 ano assim como 1 mes por exemplo.

Caso ainda tenha dúvida, é só perguntar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim =D.

Bom vou tentar lhe resumir o que se passa no seu HD tune.

Os erros (05) são "erros" de setores defeituoso e que são realocados pelo HD para um setor confiável do disco, em resumo isto significa que seu HD pode esta apresentando Bad Blocks e poderá apresentar problemas futuros tanto em escrita como leitura ou até mesmo a perda de dados.

O erro (C4) em resumo é justamente a contagem/numero dos setores que foram realocados nos erros mencionados em (05)

E os erros em (C5) são "setores" que ainda serão analisados pelo disco e que poderão ser encaminhados diretamente para os erros (05) e (C4).

Na segunda imagem aquilo que você tentou fazer foi o benchmark do disco, é como se fosse um teste de stress para o disco afim de checar o desempenho dele de leitura e escrita. Agora o porque dele ter dado erro ao tentar realizar o benchmark de leitura ja não sei te dizer, mas creio que pode ser problemas do programa ou do disco em si.

Minha sugestão é que você faça o scaneamento em busca de bad blocks, para isso basta ir na aba "Error scan" do HD tune e realiza-lo. Dependendo do tamanho do disco o scan pode demorar.

Se for constatado Bad Blocks o ideal seria você fazer o Back up dos seus dados importantes em outro HD, pois esse seu HD poderá futuramente dar problemas e se tornar inutilizável, o tempo disso acontecer não tem como determinar pode levar 1 ano assim como 1 mes por exemplo.

Caso ainda tenha dúvida, é só perguntar.

Abraço

MUITO obrigado pela resposta e explicação. Ajudou bastante. Comecei aqui o "error scan" (não selecionei Quick Scan) e logo posto o resultado, mas muito obrigado desde já.

PS: O teste aparentemente vai demorar um pouco, porém, ele já apresentou um quadradinho vermelho (logo o primeiro quadradinho) Error at 0mb (LBA 0).

Tenho 1 ano de garantia, qualquer coisa a garantia pode resolver algo?

Abraço e valeu! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO obrigado pela resposta e explicação. Ajudou bastante. Comecei aqui o "error scan" (não selecionei Quick Scan) e logo posto o resultado, mas muito obrigado desde já.

PS: O teste aparentemente vai demorar um pouco, porém, ele já apresentou um quadradinho vermelho (logo o primeiro quadradinho) Error at 0mb (LBA 0).

Tenho 1 ano de garantia, qualquer coisa a garantia pode resolver algo?

Abraço e valeu! ^_^

Esses quadradinhos em vermelho são os Bad Block's.

Sim, você poderia acionar a garantia.

Não sei como funciona o esquema de RMA(troca) da Hitachi, mas na Seagate quando acontece caso do tipo na maioria das vezes eles dão um HD novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses quadradinhos em vermelho são os Bad Block's.

Sim, você poderia acionar a garantia.

Não sei como funciona o esquema de RMA(troca) da Hitachi, mas na Seagate quando acontece caso do tipo na maioria das vezes eles dão um HD novo.

Perfeito, estou realizando o teste e logo acaba. Até agora, apenas 1 Bad Block. Logo acaba. Seria bom se a hitachi fizer isso também ein ^_^. Muito obrigado cara, deu uma luz legal aqui.

Outra coisa:

Esse teste tem 1000 quadradinhos e apenas 1 apresenta Bad Block (até agora). Esse 1 quadradinho já é algo grave e devo adquirir um novo HD? Ou apenas 1 Bad Block é tolerável?

Abraço!

______________________________________

Resultado do error test:

http://postimg.org/image/sd5z591t1/90fad0dd/

Grave? :P Garantia deve ser acionada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, estou realizando o teste e logo acaba. Até agora, apenas 1 Bad Block. Logo acaba. Seria bom se a hitachi fizer isso também ein ^_^. Muito obrigado cara, deu uma luz legal aqui.

Outra coisa:

Esse teste tem 1000 quadradinhos e apenas 1 apresenta Bad Block (até agora). Esse 1 quadradinho já é algo grave e devo adquirir um novo HD? Ou apenas 1 Bad Block é tolerável?

Abraço!

Resultado do error test:

http://postimg.org/image/sd5z591t1/90fad0dd/

Grave? :P

Não, não está tão grave assim.

Mas a questão é que o fato do seu HD ja esteja com Bad block significa que o mesmo ja está apresentando defeito. Então esses bad block's poderão aumentar com o tempo tornando o HD inutilizável como ja mencionei.

Assim também como ja mencionei, o tempo para que isso ocorra varia muito, hoje ele está com 1 bad block, mas possa ser que daqui a 1 mes ou 1 ano ele esteja com 30-100 Bad block's ou ainda esteja como ele está agora.

Então o ideal é monitorar esse seu HD com o tempo pra ver como ele se comporta ou acionar a garantia pra ver se eles trocam por algum novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não está tão grave assim.

Mas a questão é que o fato do seu HD ja esteja com Bad block significa que o mesmo ja está apresentando defeito. Então esses bad block's poderão aumentar com o tempo tornando o HD inutilizável como ja mencionei.

Assim também como ja mencionei, o tempo para que isso ocorra varia muito, hoje ele está com 1 bad block, mas possa ser que daqui a 1 mes ou 1 ano ele esteja com 30-100 Bad block's ou ainda esteja como ele está agora.

Então o ideal é monitorar esse seu HD com o tempo pra ver como ele se comporta ou acionar a garantia pra ver se eles trocam por algum novo.

Hmmm, beleza! Muito obrigado, mesmo. Vou acionar a garantia pra ver se dá alguma coisa, mas sempre vou monitorar meu HDzinho.. Vou até tentar um HD regenerator pra ver se melhora.

Valeu cara! De verdade. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alonso

Salve suas coisas em outro lugar com urgência pois esse HD está com o setor de boot pendente ( LBA 0 ) podendo vir a se tornar bad block e com isso não conseguir mais acesso aos seus dados com perda da partição.

Xiii, será? Vou fazer um Back Up das coisas importantes pelo menos... Valeu aí! Vou ver com a garantia se consigo algo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...nem fale... também estou com problemas semelhantes...meu HD é da Samsung de 500 GB... e também vem apresentando esses erros... começou a surgir faz 1 mês mais ou menos...

...daí questiono : qual a causa desses erros ? Instalação de programas incompatíveis ? Incompatibilidade de atualizações de segurança ? Modificações no registro ? Programas de otimizações de sistema ? Vírus, spywares e malwares ?...estou executando antivirus frequentemente... executo o Spybot Search & Destroy... o Malwarebytes, Anti-malware..."

"...ja estou organizando os backups dos arquivos importantes armazenados na máquina...

...pretendo formatar o disco rígido... isso poderá minimizar alguma coisa ? "

...o que realmente ocasiona os defeitos nos setores ? "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...daí questiono : qual a causa desses erros ?

...pretendo formatar o disco rígido... isso poderá minimizar alguma coisa ? "

...o que realmente ocasiona os defeitos nos setores ? "

Os Bad Blocks são defeitos físicos na superfície magnética dos pratos do HD. Esses defeitos tem várias causas dentre elas as mais comuns são: queda brusca de energia, pancadas no HD ou desgaste das partes mecânicas interna do disco.

Infelizmente não existe "cura" viável para esse tipo de problema, pois se trata de um problema físico(peças) no disco. Por isso é extremamente recomendável salvar os dados, pois o HD poderá se tornar inutilizável a qualquer instante sem tempo determinado.

Após o Back up seria interessante a substituição do disco, pois o disco não se torna mais confiável.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...então... mas lembrando de cabeça... não aconteceu nada referente a isso como quedas bruscas e pancadas no HD...acredito que a causa provável possa ser o desgaste mesmo...mas mesmo assim... após o backup... a formatação será possível ? Se tentar pelo menos utilizar um sistema diferente do XP... gosto do XP...

... tenho dois cds de instalação dele... tentarei com o outro sistema... mas apesar de haver Bad Blocks... a formatação poderá ser executada sem problemas ? " "... Relembrando... aquele teste de disco rígido que é disponibilizado nos live cd do Linux... pode auxiliar ? "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...nem fale... também estou com problemas semelhantes...meu HD é da Samsung de 500 GB... e também vem apresentando esses erros... começou a surgir faz 1 mês mais ou menos...

...daí questiono : qual a causa desses erros ? Instalação de programas incompatíveis ? Incompatibilidade de atualizações de segurança ? Modificações no registro ? Programas de otimizações de sistema ? Vírus, spywares e malwares ?...estou executando antivirus frequentemente... executo o Spybot Search & Destroy... o Malwarebytes, Anti-malware..."

"...ja estou organizando os backups dos arquivos importantes armazenados na máquina...

...pretendo formatar o disco rígido... isso poderá minimizar alguma coisa ? "

...o que realmente ocasiona os defeitos nos setores ? "

Escanear seu HD com esses programas de nada vai adiantar no sentido de evitar ou reparar os setores com problemas.

Formatar pode causar o remapeamento de setores com problemas que estejam na região da MBR mas também não poderá recuperar os mesmos.

Os setores defeituosos são resultado do próprio processo de fabricação da indústria que pode apresentar melhor qualidade em algumas unidades e menor em outras acredito eu e que por isso uns podem apresentar problemas outros não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escanear seu HD com esses programas de nada vai adiantar no sentido de evitar ou reparar os setores com problemas.

Formatar pode causar o remapeamento de setores com problemas que estejam na região da MBR mas também não poderá recuperar os mesmos.

Os setores defeituosos são resultado do próprio processo de fabricação da indústria que pode apresentar melhor qualidade em algumas unidades e menor em outras acredito eu e que por isso uns podem apresentar problemas outros não.

"...Oi Henrique...compreendo o que você citou...mas observando que : esses defeitos no meu HD surgiu faz pouco tempo... não tinha antes... nada era detectado...acredito que.... a causa...

...no meu caso... seja o desgaste... pois faz mais ou menos 3 anos que tenho esse equipamento...acredito que seja isso a principal causa...

Uma dúvida : se no caso eu conseguir adquirir um novo HD... esse usado com defeitos de bad blocks poderá ser reutilizado ? Poderia tentar vender a baixo custo ou é considerado como lixo eletrônico ? Como poderia estar desfazendo-se dele ? As lojas de informáticas pegam ele se eu tentar oferecer a loja ?

Acho complicado vender ele defeituoso pra algum comprador, o comprador pode pagar pelo equipamento e no mais... pode dar pane em pouco tempo...

...como poderia estar desfazendo-se dele ? "

:confused: :confused: :confused: :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...Oi Henrique...compreendo o que você citou...mas observando que : esses defeitos no meu HD surgiu faz pouco tempo... não tinha antes... nada era detectado...acredito que.... a causa...

...no meu caso... seja o desgaste... pois faz mais ou menos 3 anos que tenho esse equipamento...acredito que seja isso a principal causa...

Uma dúvida : se no caso eu conseguir adquirir um novo HD... esse usado com defeitos de bad blocks poderá ser reutilizado ? Poderia tentar vender a baixo custo ou é considerado como lixo eletrônico ? Como poderia estar desfazendo-se dele ? As lojas de informáticas pegam ele se eu tentar oferecer a loja ?

Acho complicado vender ele defeituoso pra algum comprador, o comprador pode pagar pelo equipamento e no mais... pode dar pane em pouco tempo...

...como poderia estar desfazendo-se dele ? "

:confused: :confused: :confused: :confused:

Vai depender de que região foi atingida pelos bad blocks e se ainda irão aparecer outros ou não ( só assim para se saber se dá para continuar usando ).

Setores com defeito aparecem até em HD novo ( sem ser por desgaste com o decorrer do tempo ).

Tenho HD Maxtor que já teve bad block e está funcionando há anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...