Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Douglas Viegas

Circuito simples infravermelho

Recommended Posts

circuitoII.JPG

Pessoal gostaria de saber se o circuito proposto funciona corretamente, gostaria de testar primeiramente com um led, que no caso ficaria em série com o resistor R3.

Após testar com o led, queria implementar um micro motor DC, ai que eu tenho minhas dúvidas se vai dar certo ou não. Eu pensei em colocar um relê para fazer a ligação do motor mas não tenho certeza. Alguém ai tem alguma dica de uma maneira que possa funcionar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja melhor você não colocar o LED em série com R3.

Coloque outro transistor, igual ao Q1. Aí sim você coloca o LED.

Falou

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Mateus,

Quanto á ligar o motor que eu citei, você saberia me dizer se daria certo ligando ao relê ou de alguma outra forma, estou meio perdido quanto á isso.

Coloquei um outro transistor após o Q1 e então coloquei o led no circuito como não tinha o BC549 coloquei um BC550. Além disso, tive um problema com esse circuito pois ao interromper o feixe de luz do led infravermelho sob o fototransistor não acontece nada. Uma coisa que percebi foi que quando toco no led infravermelho o led sinalizador apaga e quando toco no fototransistor o led sinalizador acende com maior luminosidade do que estava acesso, não sei se isso é normal mas se alguém puder me ajudar eu agradeço. :D

Compartilhar este post

Link para o post

No lugar do TIL78 você põe um resistor, tipo 10K. Do resistor ao terra o led receptor. Entre a união do anodo do led e o resistor, o resistor que vai à a base do transistor. Espero que me compreenda. Pode testar com um transistor PNP BC558 também. Para verificar a funcionalidade do circuito, pode seguir o princípio sugerido pelo mateus.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se entendi muito bem Daniel, no caso eu descartaria a utilização do fototransistor (TIL78) e utilizaria um led em seu lugar, testei aqui desse modo mas não consegui enxergar a sua funcionalidade,talvez você pudesse entrar em mais detalhes se não for pedir muito. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueça o que te disse, o fato de chamar de "led" é que o foto-transistor em questão possui a mesma aparência de um led alto-brilho. Veja a imagem. (observe a polaridade)

post-493985-13884966401036_thumb.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel, no lugar do resistor de 82r utilizei um de 100r, usei também um BC548 e um BC557 e no led de iluminação um resistor de 270r, fiz isso por não ter esses componentes que você colocou ainda em mãos. Nessas mudanças que eu fiz o circuito ainda funciona normalmente? pois eu na verdade não consegui fazê-lo funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve funcionar se ligar todos eles corretamente. O desenho que passei para você não tem haver com que eu "ditei" anteriormente, espero que não tenha complicado seu raciocínio. Já montei este circuito certa vez; funciona, se tiver dificuldades compre um led IR e um foto-diodo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, tinha descartado a possibilidade de utilizar este circuito, mas agora voltei com a ideia de fazê-lo. Testei o circuito acima passado pelo Daniel, ele funciona no simulador que utilizei no computador, mas na prática ele está dando alguns problemas. Ao energizá-lo o led já acende e barrando a luz do infravermelho no TIL78 nada acontece, o infravermelho está funcionando normalmente não sei se pode ser problema do TIL78. Se alguem puder me ajudar ou tiver alguma dica.

Compartilhar este post

Link para o post

No seu circuito, quando não houver luz, o LED deve acender.

Quando houver luz, o LED permanece apagado.

Coloque um obstáculo para a luz no fotodetetor e veja se o led acende.

Retire o obstáculo e acione o fotodiodo. O led deve apagar.

A distância entre o foto diodo e o fotodetetor deve ser de até uns 2 a 5 cm.

O fotodiodo também é sensível à iluminação ambiente.

Coloque um eletrolítico de uns 47uF ou algo próximo na fonte de alimentação. Idem para um capacitor de 0,1uF, ou 100nF, ou 100kpF.

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que pude testar na prática o circuito ele está ocorrendo o contrário do que você falou, ou seja, ele fica aceso quando o infravermelho está transmitindo luz ao fotodiodo. Quanto a luz ambiente eu coloquei fita isolante em sua volta para não interferir. Só não entendi a parte de colocar o capacitor na fonte de alimentação.

Se alguém tiver mais alguma dica para tentar solucionar o problema desde já agradeço.:D

Compartilhar este post

Link para o post

Me referi ao circuito do Daniel.

Os capacitores, junto ao circuito, são para que a fonte não apresente ruído que poderia prejudicar o bom funcionamento do circuito.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais