Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quint-Boot: XP, Vista, 7, 8, Ubuntu (MBR/GPT e EFI)


THE LINUX FORCE

Posts recomendados

Hey Pessoal!

Vou tentar ser breve para evitar um texto muito longo!

Comprei um notebook Asus K45DR esses dias com Win 7 HB, como não gosto dessas versões pré-instaladas de fábrica, resolvi formatar e instalar o Win 7 Pro. Aí eu me deparei com um termo novo para mim: GPT, quando apareceu a mensagem "O windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado está no estilo da partição GPT.". Procurei um tutorial na internet e resolvi este problema convertendo para MBR. (Interessante o o Win 7 já veio instalado com ele)

A dúvida vem após eu dividir o HD em 5 partições (para o XP, Vista, 7, 8 e Ubuntu). Ao tentar instalar o Win 8 veio a mensagem "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Em sistemas EFI, o Windows só pode ser instalado em discos GPT.".

Aí veio outro termo novo para mim: Sistemas EFI. Após mais uma pesquisa, vi alguns sites que falam que o Win XP não seria compatível com este tipo de sistema.

Quando tento instalar o Win XP, logo na primeira parte que ele carrega os drivers, quando está quase terminando, aparece uma mensagem como "A Instalação está iniciando o Windows", daí sai da instalação do XP e inicia o Win 7 sem dar nenhuma mensagem de erro.

Até agora só consegui instalar o Vista junto com o 7, o Ubuntu ainda não tentei. Em outro notebook que tenho, instalei XP, Vista, 7, 8, Ubuntu 10.04 e Ubuntu 12.04 sem maiores problemas.

Resumindo:

O Win 7 não pode ser instalado em GPT.

Como o sistema é EFI, o Win 8 só pode ser instalado em GPT e não MBR.

E, sendo o sistema EFI, não conseguirei instalar o Win XP nele.

Essas ponderações estão corretas?

Aos mais experientes, pergunto: Conseguirei instalar os 4 Windows + Ubuntu neste notebook utilizando algum outro método?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NBs normalmente tem três partições, uma de 100 mb criada pela instalação dos Windows atuais, outra de 10 GB para recovery e a terceira a C: onde está o sistema operacional e o restante dos programas de apoio.

Você teria que deletar todas as partições, criar uma no tamanho que possa conter os sistemas operacionais que quer instalar e deixar o restante para os arquivos ou então criar tantas quanto fosse possível para instalar esses sistemas operacionais.

No primeiro caso você teria que instalar primeiro o XP, depois o Windows vista, 7, 8 e os Linux; mas isso seria uma teoria porque os programas da Microsoft ao serem instalados criam o gerenciador de boot para escolha, mas isso quando são apenas dois, nunca instalei mais para saber;

No segundo caso, ao criar as partições individuais, teria que instalar os sistemas operacionais Windows, em ordem do mais velho para o mais novo (XP, Vista, 7 e 8) os Linux e depois instalaria um gerenciador de boot de terceiros (já vi no baixaki até com quase 10 sistemas operacionais)

Tudo isso acima é uma sugestão, nunca fiz esse procedimento, se puder ajudar em algo já estará valendo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NBs normalmente tem três partições, uma de 100 mb criada pela instalação dos Windows atuais, outra de 10 GB para recovery e a terceira a C: onde está o sistema operacional e o restante dos programas de apoio.

Você teria que deletar todas as partições, criar uma no tamanho que possa conter os sistemas operacionais que quer instalar e deixar o restante para os arquivos ou então criar tantas quanto fosse possível para instalar esses sistemas operacionais.

No primeiro caso você teria que instalar primeiro o XP, depois o Windows vista, 7, 8 e os Linux; mas isso seria uma teoria porque os programas da Microsoft ao serem instalados criam o gerenciador de boot para escolha, mas isso quando são apenas dois, nunca instalei mais para saber;

No segundo caso, ao criar as partições individuais, teria que instalar os sistemas operacionais Windows, em ordem do mais velho para o mais novo (XP, Vista, 7 e 8) os Linux e depois instalaria um gerenciador de boot de terceiros (já vi no baixaki até com quase 10 sistemas operacionais)

Tudo isso acima é uma sugestão, nunca fiz esse procedimento, se puder ajudar em algo já estará valendo....

Exatamente isso cara! O NB veio com essas três partições, System, de recuperação e do Windows. Quando eu converti o disco de GPT para MBR eu apaguei as três e ficou apenas uma partição, que é qual eu instalei o Win 7.

Quanto a ordem de instalação, não fará diferença instalar o mais antigo ou mais novo primeiro, já que depois é só restaurar o boot pelo cd do Windows e depois restaurar o Grub pelo cd do Ubuntu. No meu outro NB cheguei até instalar o Linux primeiro que o Windows! :D

Acredito que o impedimento seja o caso de o XP ser incompatível com o tal sistema EFI, e como o NB usa esse sistema, o Win 8 está requerendo o disco no formato GPT, e o Win 7 só instalou no formato MBR... :(

Será que daria certo se eu tirar o HD e instalar os SO através de outro notebook?

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mudou o hd no set up para IDE?

Não fiz isso ainda, pensei seriamente em alterar, mas pelo o que vi em outros fóruns, o Win XP iria instalar normalmente, mas não poderia mudar de IDE senão o XP não iniciaria mais... Essa informação confere?

Estava pensando em me basear no tutorial abaixo, que é mais ou menos o que você disse, apesar de ser meio trabalhoso...

http://jefferson-ryan.blogspot.com.br/2009/12/stop-0x0000007b-como-resolver-sem_16.html

Daí o problema seria instalar o Win 8... heheheh

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mudou o hd no set up para IDE?

Mudei para IDE e o XP instalou normalmente, mas como eu já previa, o Win 7 e o Vista não iniciavam, mudei para ACHI novamente, o 7 e o Vista funcionaram perfeitamente e o XP é o qual não iniciou desta vez... Talvez se eu instalasse os três sistemas com o hd configurado para IDE funcionasse os três... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Sobre mudar o HD no SETUP para IDE:

Não fiz isso ainda, pensei seriamente em alterar, mas pelo o que vi em outros fóruns, o Win XP iria instalar normalmente, mas não poderia mudar de IDE senão o XP não iniciaria mais... Essa informação confere?

Eu tenho essa dúvida: "Ubuntu, dual boot e UEFI". Se um sistema não EFI, com dual boot em MBR, pode ser convertido para GPT e depois de volta para MBR, sem danos. Motivação: testar como as coisas funcionam, e as velocidades. Não conheço UEFI.

Hoje eu antevejo que o HD teria de ter o MBR convertido em GPT, e o bootloader (no caso o GRUB), ser configurado para enxergar a partição Windows (Vista) pelo UUID. Parece-me que a volta para MBR seria tranquila. Alguém pode me confirmar essas coisas? (de preferência, lá no tópico)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre mudar o HD no SETUP para IDE:

Eu tenho essa dúvida: "Ubuntu, dual boot e UEFI". Se um sistema não EFI, com dual boot em MBR, pode ser convertido para GPT e depois de volta para MBR, sem danos. Motivação: testar como as coisas funcionam, e as velocidades. Não conheço UEFI.

Hoje eu antevejo que o HD teria de ter o MBR convertido em GPT, e o bootloader (no caso o GRUB), ser configurado para enxergar a partição Windows (Vista) pelo UUID. Parece-me que a volta para MBR seria tranquila. Alguém pode me confirmar essas coisas? (de preferência, lá no tópico)

Postei uma resposta no seu tópico, mas converter MBR para GPT muito provavelmente você irá perder os dados... Fiz de GPT para MBR e o HD foi formatado... Há tutoriais que ensinam a realizar este procedimento sem perda de dados, mas não sei se são muito confiáveis...

Apenas lembrando que GPT e UEFI são coisas distintas!

Espero que a minha resposta tenha sido clara!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postei uma resposta no seu tópico, mas converter MBR para GPT muito provavelmente você irá perder os dados... Fiz de GPT para MBR e o HD foi formatado...

Seria preciso respeitar os limites do MBR. Você respeitou?

Há tutoriais que ensinam a realizar este procedimento sem perda de dados, mas não sei se são muito confiáveis...

É coisa arriscada. Farei apenas se estiver disposto a perder tudo e fazer formatações e reinstalações.

Apenas lembrando que GPT e UEFI são coisas distintas!

Para usar SSD tem de ser GPT, não é?

Entendi que UEFI boot é um coisa, e UEFI — interface com mouse para substituir o SETUP — é outra. O natural é a UEFI ter o UEFI boot para reconhecer GPT, mas parece que placas antigas como a Intel DG41BI não tem a interface de usuário UEFI e tem UEFI boot (veja "Set up the BIOS in EFI or Legacy mode").

Espero que a minha resposta tenha sido clara!

:D

Estamos esclarecendo... obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...