Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX500 V2 Queimou


gorpinho

Posts recomendados

Isso mesmo galera, venho com muita tristeza falar que minha fonte simplesmente explodiu após tentar religar o PC do estado de espera. Antes de tudo vou deixar minha configuração, e depois esclareço as coisas :

Placa mãe ASRock z68 Extreme 3 Gen 3

Processador Core i5 2500k @4.4GHZ (over a 1.3 v)

2x4gb Kingston DDR3 1333mhz

1x HD 500GB Sata 2 7200rpm e 2x HD 500 GB Sata 2 5400rpm Todos em Raid 0

Cooler CPU CM Hyper 212 Evo 2 Fans

Placa de Vídeo Gigabyte GTX 660 OC 2GB Windorce

2x fans 140mm led

2x fans 220mm led

1x fan 120 mm

Fonte CX 500 v2

Primeiramente vou dizer, que usei esse mesmo tempo há uns 3 meses durante muito tempo com a mesma configuração porém eram 2 HDs de 500GB de 5400RPM e 2 HDs de 160GB 7200RPM, a VGA era uma XFX HD6850 e a fonte era pior que a atual, a C3 Tech DSA5060V que dizia fornecer 600W mais na verdade era uma bomba de 400-500w . Analizando eu diria que essa configuração antiga demandava bem mais que a atual, e a fonte era bem pior e nunca tive problemas, usando em full e jogando e em testes de strees .

Voltando a história, há uns 4 meses vendi essa XFX HD 6850 e fiquei sem VGA, ai depois vendi a fonte também . Ai quase 2 meses atrás comprei essa fonte Corsair CX500V2 para minha atual config porém sem VGA. Usei algumas vezes e fiz testes tb e nenhum problema. Agora umas 2 ou 3 semanas atrás comprei essa GTX 660 e instalei normalmente, também já joguei muito, inclusive estressei o PC todo também em testes, e nenhum problema. Agora hoje, estava usando o PC na boa, ai deixei ele em espera e fui trabalhar, quando chego do trampo e vou despertar meu PC de novo, ele ameaçava de ligar girando as ventoinhas e acendendo leds por 1 ou 2 segundos e não dáva partida, estranhei, ele fez isso sozinho umas 3 ou 4 vezes, até que simplesmente a fonte deu um estouro não tão alto, e saiu uma fumaça danada, e fez aquele barulho como se tivesse evaporando algo, acho que foi o liquido que saiu dela . Simplesmente, ela queimou igual quando voce liga a fonte em tensão errada, porém essa fonte é bivolt automática.

Agora fiquei com várias dúvidas galera, será que só minha fonte queimou mesmo ? Será que queimou pela demanda (coisa que eu acho que não pelos motivos que citei, e tb porque o PC nem estava em Full) ? Como a fonte apresentou exatamente os mesmo defeitos quando se queima por tensão errada, poderia ser um defeito da fonte, que selecionou a tensão errada, ja que a fonte estava na tomada 220V ?A fiação aqui de casa tá meio zuada também e utiliza o PC em um filtro de linha simples sem marca.

Bom de todo jeito to pensando em comprar outra fonte já o mais rápido possível, mas tenho medo de não ter sido só a fonte que foi pro saco . Se puderem me ajudar eu agradeço muito, e se puderem me passar uma fonte que aguente minha configuração e que tenha um bom CustoxBeneficio eu agradeceria . Qualquer outra informação necessária, estarei aqui de plantão.

Muito obrigado pela atenção e até mais galera :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente quando uma fonte pifa dizemos "ela queimou" o que não deixa de ser, mas na real pode ter sido um pequeno e vital componente que interrompeu de modo silencioso e simplesmente mata a fonte.

Já liguei fonte setada em 110 V em 220 V, queimou no ato sem qualquer barulho, fumaça, etc.

No seu caso onde afirma que fez barulho e saiu fumaça, acreditou que alguma coisa entrou em curto circuito, dai a razão do estouro, mas penso que seja defeito ocorrido nela sem nenhuma relação com o hardware, ou sobrecarga, acredito eu.

Pode até fazer aquele teste básico, fechar o pino verde com o preto e alimentar a fonte, veja se a ventoinha gira, mas se houve estouro e fumaça, esquece e compre outra.

Ainda sobre a sobrecarga, existe um site, não lembro se está linkado aqui ou em outro local, mas é um digamos analisador on line, onde você preenche os campos informando todos seus dispositivos instalados (processador, hd, etc) e o sistema calcula a potência real do seu equipamento e de posse desse valor você adquiri a fonte.

E surpreendente ver como não precisamos de tanta potência como julgamos;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa versão CX500 V2 era também uma fonte de 450 Watts apenas..

Mas acredito não ter sido por falta de potência que ela se foi.. Um surto de linha pode ter lesado a isolação da mesma, isso se seu filtro de linha não foi capaz de eliminar o mesmo e, tão logo foi exigida, mesmo que pouco, abriu as pernas.. Vais ser difícil de se dizer. Quem sabes usas o RMA da Corsair e eles te enviarão uma fonte de 500 Watts agora sim de 500 Watts mesmo. Essa dai saiu de linha até por isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa versão CX500 V2 era também uma fonte de 450 Watts apenas..

Mas acredito não ter sido por falta de potência que ela se foi.. Um surto de linha pode ter lesado a isolação da mesma, isso se seu filtro de linha não foi capaz de eliminar o mesmo e, tão logo foi exigida, mesmo que pouco, abriu as pernas.. Vais ser difícil de se dizer. Quem sabes usas o RMA da Corsair e eles te enviarão uma fonte de 500 Watts agora sim de 500 Watts mesmo. Essa dai saiu de linha até por isso...

Estou quase comprando uma XFX 550w Pro enquanto não pego essa de volta, pois não sei se o vendedor dará garantia ou se terei de fazer o RMA mesmo, portanto pelo visto vai demorar e já estou pensando em comprar outra mesmo, ai quando chegar a corsair da garantia ou RMA eu vendo como nova. To querendo comprar um filtro de linha pra evitar esse problema de novo, to atrás do Clone F8 1087, más tá meio difícil de encontrá-lo pra vender aqui perto do estado de SP :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa versão CX500 V2 era também uma fonte de 450 Watts apenas..

Mas acredito não ter sido por falta de potência que ela se foi.. Um surto de linha pode ter lesado a isolação da mesma, isso se seu filtro de linha não foi capaz de eliminar o mesmo e, tão logo foi exigida, mesmo que pouco, abriu as pernas.. Vais ser difícil de se dizer. Quem sabes usas o RMA da Corsair e eles te enviarão uma fonte de 500 Watts agora sim de 500 Watts mesmo. Essa dai saiu de linha até por isso...

faller

Não poderiam ter sido os capacitores de baixa qualidade do primário ?

Lembro que o Kayke havia comentado algo sobre eles e fontes antigas da Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
faller

Não poderiam ter sido os capacitores de baixa qualidade do primário ?

Lembro que o Kayke havia comentado algo sobre eles e fontes antigas da Corsair.

Eventualmente pode ser, como ademais, umas duas dezenas de outras peças.. Mas para sair fumaça penso muito mais em transistor de comutação, diodos da fonte, termistor, um varistor quem sabe e até mesmo transformador ou indutor, na saída..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pintou a chance de pegar uma xfx 450w, será que ela consegue levar essa config ? Pelo menos até minha fonte voltar da garantia ou RMA. Outra coisa que esqueci, a vga está com a bios modificada para over e foi adicionado um pouco de tensão, porém nada exagerado, então acredito que não interfira muito na demanda final da configuração. Se preciso posso tirar o over da CPU por enquanto. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pintou a chance de pegar uma xfx 450w, será que ela consegue levar essa config ? Pelo menos até minha fonte voltar da garantia ou RMA. Outra coisa que esqueci, a vga está com a bios modificada para over e foi adicionado um pouco de tensão, porém nada exagerado, então acredito que não interfira muito na demanda final da configuração. Se preciso posso tirar o over da CPU por enquanto. Obrigado.

Se estiver mais barata que uma CX430, pode até ser uma alternativa válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai o link citado, basta preencher os campos:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Fiz um ensaio da minha configuração e deu um mínimo de 226 Watts e recomendado pelo calculômetro 276 W.

Meu pc pesa 13 kgs, achei que precisava de uma fonte de mais de 500 W e no entanto é necessário, seguando o programa, um pouco mais da metade e pelas minhas contas, nem metade deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai o link citado, basta preencher os campos:

http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Fiz um ensaio da minha configuração e deu um mínimo de 226 Watts e recomendado pelo calculômetro 276 W.

Meu pc pesa 13 kgs, achei que precisava de uma fonte de mais de 500 W e no entanto é necessário, seguando o programa, um pouco mais da metade e pelas minhas contas, nem metade deu.

O peso da máquina em nada tem a ver com o consumo dele. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem???? Você acha que pesa tudo isso porque o gabinete é de chumbo?

Clique na minha configuração é verá porque pesa tanto, mas nem tudo lá está dentro do gabinete como os hds externos obviamente, modem.

Experimente pegar um desktop da CCE ou qualquer outro desses de supermercado...

O peso da máquina em nada tem a ver com o consumo dele. ^_^
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem???? Você acha que pesa tudo isso porque o gabinete é de chumbo?

Clique na minha configuração é verá porque pesa tanto, mas nem tudo lá está dentro do gabinete como os hds externos obviamente, modem.

Experimente pegar um desktop da CCE ou qualquer outro desses de supermercado...

Novamente, não existe nenhuma ligação entre o peso da sua máquina e a quantidade de energia que ela vai consumir. Você pode ter uma máquina mais leve que consome mais que uma máquina pesada e vice-versa.

Seu gabinete pesa tanto por causa dos montes de HD's, apenas isso. Mas cada HD vai aumentar em 10w de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, ressucitando o tópico, minha fonte chegou na loja hoje, e como eles não tem mais da mesma em estoque vão me devolver o dinheiro (R$180,00). Sei que é pedir demais, mas poderiam por favor me indicar uma fonte pra minha config exatamente como está descrito com overclock e tudo, até o valor de uns R$200 podendo passar um pouco, eu agradeço muito se puderem me ajudar, até mais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, ressucitando o tópico, minha fonte chegou na loja hoje, e como eles não tem mais da mesma em estoque vão me devolver o dinheiro (R$180,00). Sei que é pedir demais, mas poderiam por favor me indicar uma fonte pra minha config exatamente como está descrito com overclock e tudo, até o valor de uns R$200 podendo passar um pouco, eu agradeço muito se puderem me ajudar, até mais .

- Seasonic S12II 430w

- PC&C MKIII 500W

- Seasonic S12II 520

- Antec HCG-520

- Corsair CX500M ou Corsair CX500

- Cougar RX500

- SeaSonic SS-500ET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, ressucitando o tópico, minha fonte chegou na loja hoje, e como eles não tem mais da mesma em estoque vão me devolver o dinheiro (R$180,00). Sei que é pedir demais, mas poderiam por favor me indicar uma fonte pra minha config exatamente como está descrito com overclock e tudo, até o valor de uns R$200 podendo passar um pouco, eu agradeço muito se puderem me ajudar, até mais .

3R System Iceage 500W (R$ 165,90)

CORSAIR CX430W (R$ 169,29)

XFX PRO CORE EDITION 450W (R$ 186,39)

embora o mínimo seja 450W, seria bom uma fonte acima de 500.

só que com esse valor fica um pouco complicado. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3R System Iceage 500W (R$ 165,90)

CORSAIR CX430W (R$ 169,29)

XFX PRO CORE EDITION 450W (R$ 186,39)

embora o mínimo seja 450W, seria bom uma fonte acima de 500.

só que com esse valor fica um pouco complicado. :unsure:

Indicar essa IceAge é uma péssima ideia, pois se trata de uma péssima fonte, antiquada, sem PFC e com problemas sérios de projeto, que a fazem explodir em baixa tensão.

E, para a configuração dele, o mínimo é cerca de 260w, e não 450w. Logo, 450w, já estaria com excesso de folga (mais de 150w).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3R System Iceage 500W (R$ 165,90)

CORSAIR CX430W (R$ 169,29)

XFX PRO CORE EDITION 450W (R$ 186,39)

embora o mínimo seja 450W, seria bom uma fonte acima de 500.

só que com esse valor fica um pouco complicado. :unsure:

Tem um amigo meu, q ofereceu uma XFX 450w por R$100, pois a fonte já tem uns 2 anos, porém ele quase não usou ela, será que vale a pena ? Pelo menos por enquanto, até eu sair um pouco desse aperto e comprar uma fonte decente, obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indicar essa IceAge é uma péssima ideia, pois se trata de uma péssima fonte, antiquada, sem PFC e com problemas sérios de projeto, que a fazem explodir em baixa tensão.

E, para a configuração dele, o mínimo é cerca de 260w, e não 450w. Logo, 450w, já estaria com excesso de folga (mais de 150w).

Não acho que seja uma péssima ideia, para um orçamento e requerimento de potência relativamente baixo. Ela é inclusive uma fonte recomendada aqui do site. (Não confundir IA500HP80, modelo que citei, com a IA5000HP80, são fontes totalmente diferentes)

E acho que houve um erro de cálculo, pois vi aqui que somente a GTX660 em potência máxima, drena 250W da fonte. Então certamente o mínimo NÂO é 260W, ainda mais com processador e vídeo com overclock.

Tem um amigo meu, q ofereceu uma XFX 450w por R$100, pois a fonte já tem uns 2 anos, porém ele quase não usou ela, será que vale a pena ? Pelo menos por enquanto, até eu sair um pouco desse aperto e comprar uma fonte decente, obrigado.

Se ele REALMENTE quase não usou, não vejo nenhum motivo para não comprar, a XFX PRO 450W é uma ótima fonte e com suas condições atuais, é uma boa escolha. Porém, eu não recomendaria comprar uma fonte agora, pra daqui pra frente pegar outra com quase mesma potência, melhor juntar um trocado e comprar uma nova. Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui de XFX 450w Pro Core Edition mesmo, não posso gastar muito também, até porque não sei se queimou só a fonte mesmo, vai que foi mais alguma coisa junto né ? :(

De qualquer modo quando sobrar uma grana legal e quiser dar um UP ai tento vender essa fonte e compro outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei galerinha, felizmente só minha Fonte foi pro saco mesmo, agora estou com uma XFX 450w rodando de boa, porém desativei o Over da CPU por desencargo de consciência (nem sei se era necessário), coloquei também tudo num filtro de linha Clone F6 01085 e tá tudo filézinho, acho que meu problema foi finalmente resolvido, muito obrigado a todos, ajudaram pakas mesmo, abraço e até mais galera .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...