Ir ao conteúdo

Projeto TTC (Amperímetro não funciona) Help?

Jim22insano

Posts recomendados

Postado

Galera, to aqui pra postar uma dúvida grande que tenho concernente a um projeto de TTC que eu tenh ode fazer. Escolhi fazer um "Wattímetro para eletrodomésticos", porque não tenho muito tempo pra fazer, nem quero gastar muito dinheiro.

O site circuito rosa me disponibilizou o esquema dele, que creio eu está errado. Eu fiz o projeto exatamente igual, testei ainda todos os componentes e ainda a placa, o layout foram analisados por professores meu, e está correto (até porque ele é bem simples.)

Link -> http://circuitos-rosa.blogspot.com.br/search/label/Watt%C3%ADmetro%20para%20Eletrodom%C3%A9sticos

Uma coisa que fico na minha mente, é que o relógio amperímetro, bem como a potência máxima que o circuito não condizem uns com os outros.

Por ex: A introdução do esquema diz que o circuito está ajustado para eletrodomésticos de até 200W, sendo que 200W divididos por 120V, dá 1,6A. Sendo que há um fusível de 1A pra proteger o circuito. O Diodo 1N4004 suporta 1A por 400V. E o relógio amperímetro está em micro-ampéres. Há também um potenciômetro que não fez nenhum sentido pra mim. Ele funciona como chave? Se sim, porque não colocar uma chave? Outra coisa, se o relógio-amperímetro precisa de ter polaridade interna (quero dizer, precisa de corrente contínua). porque não tem nenhum diodo antecedendo ele? Desse jeito, a corrente em 60Hz, geraria uma troca de polaridade dentro do relógio, de modo a não deflexionar o ponteiro.

Como o relógio que marca apenas micro-ampéres, pode mostrar o consumo em amperes?

Depois, eu troquei o relógio amperímetro de micro, pra um de amperes, que vai de 1A à 10A. Coloquei meu ventilador de 150W (1,2A). Ele funciona perfeitamente (mais com outro fusível, já que o anterior queimou, ai pus um de 5A). Sendo que testando os diodos na placa mesmo, pude ver que eles não estão mais retendo a corrente em uma direção. Acho que está direto agora.

Galera se puder me dar uma ajuda, fiz um cursinho de eletrônica básica, e por enquanto é só o que me mantém.

Se alguém puder analisar o circuito e me dar uma ajuda agradeço.

• Membro VIP
Postado

Olhe amigo, o circuito não está errado não..

O microamperímetro está colocado como um medidor de tensão fosse. Ele mede a queda de tensão sobre o resistor de 1 Ohm. Ora, I = V/R... I = V/1, pois R = 1 ohm, I será proporcional a V, tensão que a corrente provoca sobre esse resistor de 1 ohm..

Como medir a tensão sobre ele??? Com um microamperímetro amostrando uma corrente derivada dessa tensão amostrada.. Leitura de 200 uA deverá ser lida como 200 Watts.. Basta para tal que a resistência série com o uAmperímetro esteja de acordo para defletir 200 uA quando a potência entregue for de 200 Watts, e isso se ajusta pelo potenciômetro

Veja que 200 Watts quando a tensão de entrada for de 220 Volts daria uma corrente de 200/220=0,909 Amperes. A tensão sobre o resistor de 1 ohm seria de 0,909 x 1 = 0,909 Volts.. A resitência série para uma deflexão de 200 uA seria. 0,909V/0,0002A = 4.545 Ohms, que pode ser conseguido com o ajuste do potenciômetro...

O potenciômetro, portanto, servirá para o ajuste da leitura do microamperímetro..

Acho que tens algum erro de montagem por ai..

Postado

Faller meu brother, muito obrigado fera. Poxa, você me ajudou e muito. No entanto, o lance do fusível ainda me incomoda. Tanto quanto os diodos, de capacidade 1 ampére. 200W não seriam à 120v, 1,6A? Eu usei um ventilador de 150W, o fusível abriu. Troquei pra um de 5A o fusível, e o ventilador ligou, mais os diodos foram pro espaço. Agora os 2 diodos estão abertos, conduzindo nas duas direções.

Daí tem o lance do relógio. O meu antigo de 200 micro, está ruim. Então preciso de outro. Eu tenho aqui um de 1-10A. Como eu ajustaria o circuito pra poder usar o meu relógio amperímetro de 10A máximo e mínimo de 1A? Eu teria que trocar o fusível pro um de 10A, aumentar a capacidade dos diodos... Bom, isso eu sozinho não sei fazer, calcular o necessário. Se não for pedir muito, teria como me ajudar nesse sentido. Se por acaso não? Haveria alguma loja online, confiável, na qual eu poderia comprar outro relógio microamperímetro? Eu sobri pra comprar um de mili que não serviu. Então um de A, foi difícil. Mais estaria disposto a comprar um relógio microamperímetro.

Outra dúvida, usei um potenciômetro de 5K (B5K) porque não encontrei em lugar nenhum um de 4K7. Alguem problema?

Faller meu bom, muito obrigado cara pela ajuda. Abraço se cuida. o/

• Membro VIP
Postado
Faller meu brother, muito obrigado fera. Poxa, você me ajudou e muito. No entanto, o lance do fusível ainda me incomoda. Tanto quanto os diodos, de capacidade 1 ampére. 200W não seriam à 120v, 1,6A? Eu usei um ventilador de 150W, o fusível abriu. Troquei pra um de 5A o fusível, e o ventilador ligou, mais os diodos foram pro espaço. Agora os 2 diodos estão abertos, conduzindo nas duas direções.

Daí tem o lance do relógio. O meu antigo de 200 micro, está ruim. Então preciso de outro. Eu tenho aqui um de 1-10A. Como eu ajustaria o circuito pra poder usar o meu relógio amperímetro de 10A máximo e mínimo de 1A? Eu teria que trocar o fusível pro um de 10A, aumentar a capacidade dos diodos... Bom, isso eu sozinho não sei fazer, calcular o necessário. Se não for pedir muito, teria como me ajudar nesse sentido. Se por acaso não? Haveria alguma loja online, confiável, na qual eu poderia comprar outro relógio microamperímetro? Eu sobri pra comprar um de mili que não serviu. Então um de A, foi difícil. Mais estaria disposto a comprar um relógio microamperímetro.

Outra dúvida, usei um potenciômetro de 5K (B5K) porque não encontrei em lugar nenhum um de 4K7. Alguem problema?

Faller meu bom, muito obrigado cara pela ajuda. Abraço se cuida. o/

Se usares um amperímetro de 10A como vais ajustá-lo para leitura em Watts (lembre-se que essa é a principal função de se colocar de 0 a 200 uA para servir de leitura de zero a 200 Watts)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!