Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas em circuito para Super Led


Aeliaty

Posts recomendados

Olá pessoal, comprei 4 super leds:

1 - 1w Azul - 3,2V a 3,8V - 300~350mA

1 - 1w Vermelho - 1,8V a 2,2V - 300~350mA

2 - 3w Branco - 3,2V a 3,8V - 600~700mA

Seguem links dos Leds:

1w: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488615385-super-power-led-1w-branco-com-dissipador-estrela-_JM

3w: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491462617-super-power-led-3w-branco-com-dissipador-estrela-_JM

Quero ligar eles em série mas estou com dúvida em como fazer isso. Tentei simular no EWB mas não sei se os componentes que usei "emulam" bem o super led.

Segue abaixo o circuito que fiz.

Se estiver errado, aguém sabe como posso alimentar esses leds da maneira correta? Vou usar uma fonte 12V de 1A.

1giv.jpg

Valeu... =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal, comprei 4 super leds:

1 - 1w Azul - 3,2V a 3,8V - 300~350mA

1 - 1w Vermelho - 1,8V a 2,2V - 300~350mA

2 - 3w Branco - 3,2V a 3,8V - 600~700mA

Seguem links dos Leds:

1w: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488615385-super-power-led-1w-branco-com-dissipador-estrela-_JM

3w: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-491462617-super-power-led-3w-branco-com-dissipador-estrela-_JM

Quero ligar eles em série mas estou com dúvida em como fazer isso. Tentei simular no EWB mas não sei se os componentes que usei "emulam" bem o super led.

Segue abaixo o circuito que fiz.

Se estiver errado, aguém sabe como posso alimentar esses leds da maneira correta? Vou usar uma fonte 12V de 1A.

1giv.jpg

Valeu... =D

O azul e o vermelho podem ser ligados em série e a queda total de tensão será de 3,8 + 2,2 Volts = 6 Volts. Também em série com os dois leds coloque um resistor de (12-6)V / 0,35A = 17,14 Ohms ==> Coloque um resistor de 18 ohms x 5 Watts

Os outros dois leds brancos, ligue-o em série que terão uma queda total de 3,8 + 3,8 = 7,6 Volts...

Use, em série com esses dois ledes, um resistor de (12-7,6) Volts / 0,7 A = 4,4/0,7 = 6,3 ohms ==> use um resistor de 6,8 Ohms x 5 Watts

A demanda total será bem próxima aos 1A... Melhor seria adotares uma fonte de 12V x 1,5A ou 2A...

É normal os resistores aquecer a ponto de não conseguires manter o dedo sobre eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A demanda total será bem próxima aos 1A... Melhor seria adotares uma fonte de 12V x 1,5A ou 2A...

É normal os resistores aquecer a ponto de não conseguires manter o dedo sobre eles...

Se usar a fonte de 1A pode danificar ela? Devo usar ela no começo e depois trocar por uma de 2A (porque ainda quero colocar um cooler em paralelo).

Valeu... =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se usar a fonte de 1A pode danificar ela? Devo usar ela no começo e depois trocar por uma de 2A (porque ainda quero colocar um cooler em paralelo).

Valeu... =]

Tá no limite... Limite é limite, pode durar anos ou pode queimar hoje mesmo...

Ficarias mais confortável ai com uma fonte com maior capacidade de entrega..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá no limite... Limite é limite, pode durar anos ou pode queimar hoje mesmo...

Ficarias mais confortável ai com uma fonte com maior capacidade de entrega..

Entendi.. valeu... =]

E esses resistores precisam mesmo ser do de 5w né? Precisa disspar o calor dele ou ele se vira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi.. valeu... =]

E esses resistores precisam mesmo ser do de 5w né? Precisa disspar o calor dele ou ele se vira?

Eles dissiparão algo como:

Resistor de 18 ohms: 0,35 x 0,35 x 18 = 2,2 Watts

Resistor de 6,8 ohms: 0,7 x 0,7 x 6,8 = 3,3 Watts

O mais lógico é colocar resistores com dissipação de 5 Watts..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles dissiparão algo como:

Resistor de 18 ohms: 0,35 x 0,35 x 18 = 2,2 Watts

Resistor de 6,8 ohms: 0,7 x 0,7 x 6,8 = 3,3 Watts

O mais lógico é colocar resistores com dissipação de 5 Watts..

Entendi... estou com dificuldade de achar resistor 5w abaixo de 20 ohms aqui... :(

O de 18 achei.. mas abaixo disso não tem nada... :(

Eu eu combinar os resistores para chegar em 6,8 ohms, ainda preciso de 5w? Ou consigo diminuir essa necessidade? Qual precisaria?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa nunca vi este tipo de e LED; desculpe pela curiosidade, você sabe qual é a distancia máxima que a luz do LED lumia ( o branco de 3 W)? tenho um projeto que vou necessitar de LED potentes.

O de 3w é bem potente, como ainda não montei o circuito não cheguei a testar. Mas estou me baseando em um projeto que usou apenas os de 3w.

Segue o link: http://dgo-aquario-72l.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O de 3w é bem potente, como ainda não montei o circuito não cheguei a testar. Mas estou me baseando em um projeto que usou apenas os de 3w.

Segue o link: http://dgo-aquario-72l.blogspot.com.br/

Pelo que eu vi no aquário, parece que é bem forte mesmo, pretendo fazer um carrinho de controle remoto com 4 super LEDs, deve que fica bem maneiro; se me engano esses LEDs são usados nas quelas lanternas de policiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi... estou com dificuldade de achar resistor 5w abaixo de 20 ohms aqui... :(

O de 18 achei.. mas abaixo disso não tem nada... :(

Eu eu combinar os resistores para chegar em 6,8 ohms, ainda preciso de 5w? Ou consigo diminuir essa necessidade? Qual precisaria?

Valeu.

Pode sim associar, até conseguir 6,8 Ohms por 3,3 Watts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com dificuldade de achar resistor 5w abaixo de 20 ohms aqui...

5W - 10Ω em paralelo com 5W - 22Ω

= ~ 6.875Ω.

E são valores comuns de resistores.

Se só tens valores altos podes fazer associações inconvenientemente grandes.

0,147 = x * (1/R)

Onde R é a resistência do resistor e x o número de resistores.

e.g.: ~ 7 resistores de 47Ω;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores nao precisam ser de todos 5W se for associados... O total deles que devem ser de 5W...

Se usar dois de 13R por exemplo cada um tera de ser de 2W.. Total de 4W ainda ta dentro do limite....

se for usar um de 10ohms e outro de 22ohms o de 10 deve ser de 3W e o de 22ohms pode ser de 2W... Total de 5w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores nao precisam ser de todos 5W se for associados... O total deles que devem ser de 5W...

Se usar dois de 13R por exemplo cada um tera de ser de 2W.. Total de 4W ainda ta dentro do limite....

se for usar um de 10ohms e outro de 22ohms o de 10 deve ser de 3W e o de 22ohms pode ser de 2W... Total de 5w...

Entendi, vou ver o que consigo fazer aqui.

Liguei na eletrônica novamente.

Eles só tem os resistores:

5w: 18 ohms

3w: 15 e 18 ohms

Fica complicado montar alguma coisa assim.. :(

Edit: Consegui os resistores de 6,8 3 18 e também a fonte de 2A... \o/

Vou montar o circuito, assim que tiver um resultado posto aqui.

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, montei =D

E agora imagens... =D

Com 2 leds de 1w(branco e vermelho):

dtwb.jpg

Com 2 leds anteriores e 2 leds brancos de 3w:

fnpo.jpg

Como disseram os resistores esquentaram MUITO, por quanto tempo eles aguentam isso? :P

Os leds também estão esquentando um pouco, mas os dois têm dissipadores estrela, depois planejo colocar numa barra de alumínio o que deve ajudar.

Valeu pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como disseram os resistores esquentaram MUITO, por quanto tempo eles aguentam isso? :P

Os leds também estão esquentando um pouco, mas os dois têm dissipadores estrela, depois planejo colocar numa barra de alumínio o que deve ajudar.

Valeu pessoal.

Por isso tudo que tive o cuidado de dimensionar resistores de fio de 5 Watts, mesmo que a dissipação ficasse entre 2 e 3 Watts. Tive o cuidado de te dizer ainda que o resistor aqueceria bastante, mesmo o de 5 Watts, a ponto de não poderes nele colocar e manter o dedo...

Se bem montado, com peças corretas, dura uma vida toda... 1, 2, 5 anos ou mais..

É para isso que serve o correto dimensionamento...

Olhe ai os resistores indicados:

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-18r-5w-5-p-4642.html

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-6r8-5w-5-p-4672.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso tudo que tive o cuidado de dimensionar resistores de fio de 5 Watts, mesmo que a dissipação ficasse entre 2 e 3 Watts. Tive o cuidado de te dizer ainda que o resistor aqueceria bastante, mesmo o de 5 Watts, a ponto de não poderes nele colocar e manter o dedo...

Se bem montado, com peças corretas, dura uma vida toda... 1, 2, 5 anos ou mais..

É para isso que serve o correto dimensionamento...

Olhe ai os resistores indicados:

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-18r-5w-5-p-4642.html

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-6r8-5w-5-p-4672.html

Hehe brigadão mesmo (acho que se fosse na minha ideia tinha perdido os leds... :P

O resistor que comprei de 18 ohms é bem parecido com esse.. já o de 6.8 é maior. Mas pelas resistências que medi estão normais.

Aproveitando uma ultima dúvida... :P

Se colocar um potenciômetro consigo controlar a luminosidade dos leds né? Isso seria "seguro" para os leds e para a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se colocar um potenciômetro consigo controlar a luminosidade dos leds né? Isso seria "seguro" para os leds e para a fonte?

Parte da sua afirmativa é correta..

Se variares a tensão da fonte sim vai mudar o brilho dos leds, mas dai a colocar um potenciômetro diretamente, vai muita diferença..

Um potenciômetro diretamente poderia manejar uma corrente da ordem de 5 mili Amperes. A corrente dai é de 1 Ampere, somente 200 vezes maior do que ele aguenta..

Terias de fazer algo assim, para poder resolver esse problema..

Partir de uma fonte de maior tensão (15 Volts por exemplo) e colocar um regulador eletrônico para variar a tensão..

O regulador eletrônico nem é difícil de se montar nem caro..

Procure por circuito com o LM317, são três a quatro peças e nada mais.. Fonte de tensão maior que 12 Volts pode ser um carregador de baterias de notebook, desses dai, por exemplo: http://www.nodaji.com.br/p/fonte-para-netbook-toshiba-19-vdc-2-1-a.html

Tem mais baratas por ai...

Outra alternativa seria escolher alguns diferentes brilhos e, por chave, inserir resistores na linha de 12 Volts. Sabendo-se que a corrente total é de 1 Ampere, cada 1 ohm que se insere na linha ela perde, lá nos leds, cerca de 1 Volt, que fica sobre o resistor inserido e assim o brilho cai, Sai mais barato sem nenhuma dúvida..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra alternativa seria escolher alguns diferentes brilhos e, por chave, inserir resistores na linha de 12 Volts. Sabendo-se que a corrente total é de 1 Ampere, cada 1 ohm que se insere na linha ela perde, lá nos leds, cerca de 1 Volt, que fica sobre o resistor inserido e assim o brilho cai, Sai mais barato sem nenhuma dúvida..

Gostei dessa ideia, então se colocasse um resistor (5w) de 0,5 ohms conseguiria baixar 0,5V né?

Outra dúvida que tive, se eu quiser aumentar a quantidade de leds eu poderia diminuir os resistores usados ou até mesmo eliminar eles certo? Isso se a tensão (12V) for consumida de forma total pelos leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostei dessa ideia, então se colocasse um resistor (5w) de 0,5 ohms conseguiria baixar 0,5V né?

Outra dúvida que tive, se eu quiser aumentar a quantidade de leds eu poderia diminuir os resistores usados ou até mesmo eliminar eles certo? Isso se a tensão (12V) for consumida de forma total pelos leds.

Sim, a inserção de resistores ai faz com que a tensão caia na razão de 1 Volts a cada ohm inserido..

A potência dissipada nesse resistor será de I x I x R Como a corrente será no máximo de 1 Ampere nessa caso dai, a potência vai ser igual ao valor do resistor.. Resistor de 1 ohm pode ser de 1 Watt, de dois ohms tem de ser de 2 Watts assim por diante..

Led's, diferentemente de lâmpadas, a gente alimenta oferecendo a corrente adequada e não uma tensão determinada.. Por isso que é usual se ter uma diferença entre a tensão de alimentação e o somatório da tensão dos leds..

Veja bem se temos uma tensão sabida para se estabelecer a corrente desejada basta usar da equação R = V/I para definir o valor do resistor a usar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a inserção de resistores ai faz com que a tensão caia na razão de 1 Volts a cada ohm inserido..

A potência dissipada nesse resistor será de I x I x R Como a corrente será no máximo de 1 Ampere nessa caso dai, a potência vai ser igual ao valor do resistor.. Resistor de 1 ohm pode ser de 1 Watt, de dois ohms tem de ser de 2 Watts assim por diante..

Led's, diferentemente de lâmpadas, a gente alimenta oferecendo a corrente adequada e não uma tensão determinada.. Por isso que é usual se ter uma diferença entre a tensão de alimentação e o somatório da tensão dos leds..

Veja bem se temos uma tensão sabida para se estabelecer a corrente desejada basta usar da equação R = V/I para definir o valor do resistor a usar...

Entendi... =D

Pessoal valeu pela ajuda...o/

Especialmente você faller... ajudou muito... =]

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...