Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gabii_91

HP DV4-2114BR: "chipset da placa de vídeo"

Recommended Posts

Boa tarde gente.

Tenho um notebook HP DV4-2114br que há tempos dá problema, e sempre que eu levo em um técnico, tenho que pagar em média 200 reais pra ajeitar o problema que todos eles diagnosticam: refazer a solda do chipset da placa vídeo.

Estive lendo na internet e vi alguns comentários dizendo que não existe chipset de placa de vídeo, que o chipset na verdade é da placa mãe (até fiquei em dúvida sobre qual seção do fórum postar). Mas não entendo nada disso, então estou bem perdida.

O fato é que meu pai tem os acessórios para soldar, e ele também tem um hp que dá o mesmo problema. Então hoje ele resolveu soldar.. Abriu o notebook e ficamos diante da placa mãe sem saber o que é o que.

Tirei fotos da placa, não sei se dá pra ver bem os componentes, mas alguém saberia me dizer onde fica o "chipset da placa de vídeo" na placa mãe?

Agradeço desde já.

post-661296-13884966423002_thumb.jpg

post-661296-13884966423501_thumb.jpg

post-661296-13884966423983_thumb.jpg

post-661296-13884966424638_thumb.jpg

Editado por Dieg@o
Postagens subsequentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo é simples resoldar não precisa de nenhum equipamento para soldar simplesmente um secador de cabelo e acetona e escova de dente e papel aluminio..

tira o dissipador que ta junto com o cooler e observa o ultimo quadradinho que o dissipador de calor pega... um é o processador e o outro chipset de video que é conhecido como bga...

passe acetona... na placa mãe em cima da bga.. não tem problema se cair nos outros componentes..

2° passe a escova de dente ao redos do chipset. devagar e bem levinho..

3° coloquei.. o papel aluminio ao redor do chipset..

4º ligue o secador de cabelo e fique por 3 mim

OBS: é necessário remover a bateria.. do computador a que fica na placa mãe não a bateria.. que alimentada pela fonte uma bem pequena.. parece ate de relogio so que um pouco maior

espero ter ajudado.. depois .. comenta awe abrass

o secador tem que ser com ar quente ou soprador.. quente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso do seu notebook,o vídeo está integrado ao chipset southbridge(que os técnicos chamam erroneamente de BGA,que é o tipo de contato que tal componente faz com a placa-mãe).

Como os fabricantes estão usando solda isento de chumbo(que tem uma temperatura de fusão bem mais baixa que a do estanho com chumbo),e ainda o fabricante (HP) faz projetos porcos de dissipação de calor(como medida de baixar custos),dá nisso.

Os mal-contatos começam quando componentes começam a não funcionar e até sumir do gerenciador de dispositivos do Windows,passando pelo famoso liga e não gera vídeo e no fim,não liga mais.

Se o truque do secador de cabelos não funcionar,aí houve a queima do chipset,onde faz-se ser necessário a sua substituição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×