Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Perfil do Jogador Brasileiro


Djouse

Posts recomendados

Salve companheiros de jogos!

É época de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para mim e como um aficionado por jogos em geral, decidi fazer o meu trabalho sobre o mercado de jogos – um estudo sobre o perfil do jogador brasileiro, faço o curso de Administração com Habilitação em Marketing.

Para isso criei um formulário simples de responder o qual visa alcançar esse objetivo de identificar o perfil dos jogadores brasileiros, gostaria da ajuda de vocês com respostas e se possível também indicar aos amigos. Não só estará me ajudando como possivelmente a todo o mercado de jogos nacional, visto que não pretendo deixar este trabalho juntando mofo na gaveta e sim publica-lo (se aprovado pela banca) e até entrega-lo para entidades as quais lidam com questões governamentais como a ACIGAMES (a qual já tive contato). Não é só, quando você responder o formulário, terá acesso as respostas (anônimas) para saciar a sua curiosidade sobre como está o jogador brasileiro atual, ressalto que não é necessário identificação do respondente e não será enviado nenhum tipo de propaganda/spam ao final do questionário, além de não existir nenhum vinculo com quaisquer empresa privada.

Eis o link com o formulário, feito no Google docs:

https://docs.google.com/forms/d/1nBKTdDQIut-OIKJ5Yck2pLH5XTCxjte1aSe89oDwpO0/viewform

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Djouse.

Respondi e passei para um colega responder. Esse colega me indicou um erro na última questão. Segue:

20. Quanto é sua renda familiar mensal atual? *

Abaixo de R$ 678,00

Entre R$ 679,00 a R$ 1.350,00

Entre R$ 2.028,00 a R$ 2.706,00

Entre R$ 2.707,00 a R$ 3.384,00

Entre R$ 3.385,00 a R$ 4.062,00

Entre R$ 4.062,00 a R$ 4.740,00

Entre R$ 4.741,00 a R$ 5.418,00

Entre R$ 5.418,00 a R$ 6.096,00

Acima de R$ 6.097,00

Note que de 1350 ele "pula" pra 2028... ou seja, quem ganha ENTRE estes valores, não tem onde marcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Djouse.

Respondi e passei para um colega responder. Esse colega me indicou um erro na última questão. Segue:

20. Quanto é sua renda familiar mensal atual? *

Abaixo de R$ 678,00

Entre R$ 679,00 a R$ 1.350,00

Entre R$ 2.028,00 a R$ 2.706,00

Entre R$ 2.707,00 a R$ 3.384,00

Entre R$ 3.385,00 a R$ 4.062,00

Entre R$ 4.062,00 a R$ 4.740,00

Entre R$ 4.741,00 a R$ 5.418,00

Entre R$ 5.418,00 a R$ 6.096,00

Acima de R$ 6.097,00

Note que de 1350 ele "pula" pra 2028... ou seja, quem ganha ENTRE estes valores, não tem onde marcar.

Obrigado pela sua notificação e resposta Caldasso! Impressionante como isso passou por 2 pré-testes e pelo meu orientador, muito obrigado mesmo pela sua perspicácia, o erro já foi arrumado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondido..

Sugestão:

Questao 7:

- Computador Pessoal

- Jogos Online

Acho que voce deveria especificar que computador pessoal é offline, afinal eu uso meu computador pessoal, com jogos instalados no meu HD para jogar jogos Online. Na minha opiniao nao faria muito sentido.

Questão 12:

12. Quanto aproximadamente você gastou nos últimos 12 meses com jogos e equipamentos?

Acho que você deveria segmentar a pergunta, entre equipamento e jogos.

Pois você pode já ver as respostas, que que tem bastante resposta entre NADA e +2k. Isso porque o pessoal daqui muitas vezes vem ao forum para fazer compras de hardware ou até mesmo comprar um novo, o que geraria um alto gasto. Quando em comparação ao cara que só comprou o jogo, vai ser bem baixo.

Sugestão:

Pergunta 12:

Quanto gastou nos ultimos 12 meses com jogos

Pergunta 13:

Quanto gastou nos ultimos 12 meses com equipamentos

Pergunta 14:

Nos ultimos 12 meses você comprou um pc novo?

Se sim: QUANTO? _____

Ai as pessoas que responderem na pergunta 14 SIM, você removerá da pergunta 13, pois imagino que essa pergunta se refira a upgrades em maquinas/monitores/headsets/etc.

Fiquei triste na hora que me perguntaram quantos dias eu uso na semana pra jogar.. > 5 a 6 dias porque a mulher quer o fds só pra ela :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas e apoio de todos!

Carpediembr obrigado pelas sugestões, referente a questão 12 eu havia falado a mesma coisa ao meu orientador, a diferença no preço de um jogo para celular comparado a um computador criado para jogos é muito grande, contudo para não estender o formulário além de 20 questões, achamos que saber o quanto se gasta no universo dos jogos (equipamentos ou jogos em si) já seria o suficiente. Ainda sim agradeço as suas observações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pergunta em que pergunta quais as plataformas que possui, de portátil da Nintendo tinha apenas o 3DS, senti falta do DS/DSi, que é uma das plataformas que possuo.

Olá Dalino, obrigado por responder! O que está entre parenteses são apenas exemplos, visto que nem todos sabem quais são as plataformas (ou o que é).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aqueles que não viram, o histórico de respostas do perfil do jogador brasileiro (também disponibilizado ao término do questionário): https://docs.google.com/forms/d/1nBKTdDQIut-OIKJ5Yck2pLH5XTCxjte1aSe89oDwpO0/viewanalytics

Só 6 mulheres? Vish só tem homi hahahaha. Mas sério, vamos virar esta situação, mostre para sua amiga/esposa/filha/tia/vó/visinha, temos que mostrar que não existem só homens (ou quase) no mundo dos games! Já vi algumas pesquisas (algumas inclusive no meu trabalho) a qual mostram que no mercado de games americano, o mercado feminino compõe 40%. Acredito que no Brasil a situação seja semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora o top 5 jogos preferidos pelo jogador(a) brasileiro: 215 respostas.

1. World of Warcraft (32)

2. League of Legends (20)

3. Perfect World (16)

4. Tibia (14)

5. DOTA (13)

Enfatizando que o formulário primeiramente foi disseminado exclusivamente por fóruns, logo estarei enviando também para o público diversificado (pessoas de idade média a seniors, crianças, jogadores esporádicos, etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondido! Melhor ainda é poder dar um sneaky peek nos resultados. Cadê as jogadoras deste nosso Brasil??

Não sei exatamente em que você vai abordar, mas fica a dica pra um livro sobre jogos e animações: "Brincando de matar monstros" (Killing monsters no original), do Gerard Jones.

Acho que todos que estão neste meio devem ler, assim refutamos o argumento ilusório e simplista de que pessoas que jogam video game são violentas e tem instintos assassinos.

Boa sorte no trabalho, achei muito interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a sua iniciativa. Parabéns e sucesso no TCC!

Se me permite, vou colocar a pesquisa no meu facebook, para meus amigos gamers.

--------------------

Sugestões:

13. Quando compra, de que forma você costuma adquirir seus jogos e aparelhos? *

Loja nacional física

Loja nacional online

Loja internacional física

Loja internacional online

Usado por terceiros

Nunca Compro

Outro:

Minha sugestão é de que este campo seja de múltipla escolha. Eu, por exemplo, compro equipamentos e periféricos em uma loja física aqui na cidade e no Paraguay. Games eu compro 99% em lojas online internacional...

15. Em relação aos games, você considera que passa a jogar um novo jogo quando: *

Ainda é uma novidade e praticamente ninguém começou a jogar

Quando os primeiros comentários começam a ser feitos sobre o mesmo

Quando vira uma febre e todos estão jogando

Não estou ligado a isto, pois normalmente quando começo a jogar, a febre já passou

Jogo sem saber

Aqui a sugestão seria: "Quando existem promoções e baixas nos preços".

---------------------

Respondido..

Sugestão:

Questao 7:

- Computador Pes...

soal

- Jogos Online

Acho que voce deveria especificar que computador pessoal é offline, afinal eu uso meu computador pessoal, com jogos instalados no meu HD para jogar jogos Online. Na minha opiniao nao faria muito sentido.

Questão 12:

12. Quanto aproximadamente você gastou nos últimos 12 meses com jogos e equipamentos?

Acho que você deveria segmentar a pergunta, entre equipamento e jogos.

Pois você pode já ver as respostas, que que tem bastante resposta entre NADA e +2k. Isso porque o pessoal daqui muitas vezes vem ao forum para fazer compras de hardware ou até mesmo comprar um novo, o que geraria um alto gasto. Quando em comparação ao cara que só comprou o jogo, vai ser bem baixo.

Sugestão:

Pergunta 12:

Quanto gastou nos ultimos 12 meses com jogos

Pergunta 13:

Quanto gastou nos ultimos 12 meses com equipamentos

Pergunta 14:

Nos ultimos 12 meses você comprou um pc novo?

Se sim: QUANTO? _____

Ai as pessoas que responderem na pergunta 14 SIM, você removerá da pergunta 13, pois imagino que essa pergunta se refira a upgrades em maquinas/monitores/headsets/etc.

....Fiquei triste na hora que me perguntaram quantos dias eu uso na semana pra jogar.. > 5 a 6 dias porque a mulher quer o fds pra ela :(

hahaha, somos dois meu bróder! Somos dois!

O surrado argumento de que eu podia estar na rua bebendo e vendo a mulherada com os amigos, não serve mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quase no fim da etapa de pesquisa, infelizmente o público feminino vem se provando bastante elusivo. Poucas participam de comunidades públicas de jogos (como o fórum) e quando questiono se jogam dizem que não, mas quando explico que jogar no celular/facebook também vale (e muito) ai sim, o que dificulta em muito a obtenção de respostas deste público. Se alguém tiver alguma sugestão de onde procurar fico muito grato!

Obs: Já tentei até disparo de e-mails em massa, mais de 10.000 e-mails enviados, sendo que 43 pessoas abriram a mensagem :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase no fim da etapa de pesquisa, infelizmente o público feminino vem se provando bastante elusivo. Poucas participam de comunidades públicas de jogos (como o fórum) e quando questiono se jogam dizem que não, mas quando explico que jogar no celular/facebook também vale (e muito) ai sim, o que dificulta em muito a obtenção de respostas deste público. Se alguém tiver alguma sugestão de onde procurar fico muito grato!

Obs: Já tentei até disparo de e-mails em massa, mais de 10.000 e-mails enviados, sendo que 43 pessoas abriram a mensagem :(

Primeiramente, respondido.

Sobre onde conseguir mais respostas, acredito que por e-mail seja o caminho mais difícil por causa de Spams, vírus, etc.... É questão de divulgação mesmo, em forums principalmente. (vou ver se faço algumas conhecidas aqui responderem pra ti)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase no fim da etapa de pesquisa, infelizmente o público feminino vem se provando bastante elusivo. Poucas participam de comunidades públicas de jogos (como o fórum) e quando questiono se jogam dizem que não, mas quando explico que jogar no celular/facebook também vale (e muito) ai sim, o que dificulta em muito a obtenção de respostas deste público. Se alguém tiver alguma sugestão de onde procurar fico muito grato!

Obs: Já tentei até disparo de e-mails em massa, mais de 10.000 e-mails enviados, sendo que 43 pessoas abriram a mensagem :(

É meu caro, bem difícil, passei pra mimnha patroa responder, e anoite eu passo para algumas amigas que jogam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...