Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
ThiagoFonseca

Como medir Nível de Reservatório e enviar sinal ao PIC

Recommended Posts

Bom dia pessoal

Alguém poderia me ajudar, estou precisando medir o nível de um tanque e enviar o sinal para o meu microcontrolador para que eu possa controlar abertura e fechamento das válvulas de saída.

Obs: Liquido não condutor (TINTA).

Medição Precisa.

Baixo custo.

Agradeço desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Colocaria uma boia e um potenciometro..

Conforme o nivel a boia ira descer ou subir, girando o potenciometro...

no circuito analogico isso faria alterar a tensão, convertido em digital e mandado ao pic...

Ai e com você, fazer o software para o pic...

a precisao sera boa por que o potenciometro e linear...

A boia so poderá subir ou descer, fazendo um angulo ou rotaçao no potenciometro de aprox ~140°.. então deve fazer testes e ver qual e o min e o max que o circuuto analogico recebera de variaçao de tensão... Ai você faz o programa conforme esses dados.. Isso sera preciso, pois essa variaçao sera linear...

ou pode fazer o potenciometro girar mais combinando engrenagens... E um pot de dupla volta...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas ideias

Gostei dessa ideia do potenciômetro fiz um teste meio vacaiado ali ate que deu certo,

agora vou projetar o circuito, e fazer a programação no meu microcontrolador pra ver si vai medir direito.

valeu galera, si mais alguem tiver ideias para ajudar ai aradeço desde ja :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal a ideia do potenciômetro não deu muito certo não pois a quantidade minima que preciso medir e 50ml e o reservatório e pequeno ai deu alguns probleminhas, comprei uma celula de carga e vou tentar medir o nivel de acordo com o peso do reservatório estou esperando ela chegar para fazer os teste.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você poderia comprar um sensor de nível que seria próprio para isso, não sei se saíria caro pois não tenho ideia de preço, mas basicamente quando o sensor detectasse a água no nível máximo esse sensor mandaria o sinal para o PIC que mandaria nível 0 para a vávula fazendo com que ela desligasse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×