Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir Nível de Reservatório e enviar sinal ao PIC


ThiagoFonseca

Posts recomendados

Bom dia pessoal

Alguém poderia me ajudar, estou precisando medir o nível de um tanque e enviar o sinal para o meu microcontrolador para que eu possa controlar abertura e fechamento das válvulas de saída.

Obs: Liquido não condutor (TINTA).

Medição Precisa.

Baixo custo.

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria assim:

Colocaria uma boia e um potenciometro..

Conforme o nivel a boia ira descer ou subir, girando o potenciometro...

no circuito analogico isso faria alterar a tensão, convertido em digital e mandado ao pic...

Ai e com você, fazer o software para o pic...

a precisao sera boa por que o potenciometro e linear...

A boia so poderá subir ou descer, fazendo um angulo ou rotaçao no potenciometro de aprox ~140°.. então deve fazer testes e ver qual e o min e o max que o circuuto analogico recebera de variaçao de tensão... Ai você faz o programa conforme esses dados.. Isso sera preciso, pois essa variaçao sera linear...

ou pode fazer o potenciometro girar mais combinando engrenagens... E um pot de dupla volta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas ideias

Gostei dessa ideia do potenciômetro fiz um teste meio vacaiado ali ate que deu certo,

agora vou projetar o circuito, e fazer a programação no meu microcontrolador pra ver si vai medir direito.

valeu galera, si mais alguem tiver ideias para ajudar ai aradeço desde ja :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom pessoal a ideia do potenciômetro não deu muito certo não pois a quantidade minima que preciso medir e 50ml e o reservatório e pequeno ai deu alguns probleminhas, comprei uma celula de carga e vou tentar medir o nivel de acordo com o peso do reservatório estou esperando ela chegar para fazer os teste.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você poderia comprar um sensor de nível que seria próprio para isso, não sei se saíria caro pois não tenho ideia de preço, mas basicamente quando o sensor detectasse a água no nível máximo esse sensor mandaria o sinal para o PIC que mandaria nível 0 para a vávula fazendo com que ela desligasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...