Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura ideal da CPU


charlix

Posts recomendados

Comprei recentemente um

Notebook Asus N46VM-V3081Q com Intel® Core™ i7 3610QM, 8GB, 1TB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, LED 14” e Windows 7 Ultimate 32bits.

Estou notando um pouco de demora na inicialização, será que é porque é 32 bits?

Na verdade sou iniciante neste assuntos relacionados a hardware, instalei o Everest e fiz um teste de stress para verificar como comporta as temperaturas dos núcleos já que é um Core™ i7. Ele parado chega a 60ºC a 68ºC na CPU, isto é normal?. Estou preocupado isto e nao achei nada a respeito pelo fabricante. Tem alguns conceitos de Tcase e Tjunction sobre o processador, nao achei nada sobre este modelo.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura dos processadores da intel , até 55 60 ºC não tem problema se, começar a passar disso vai super aquecer , vai travar , e se você nao arrumar pode até queimar.

Portanto, o ideal seria voce arranjar um cooler a altura de seu processador logicamente compativel e caso nao funcione utilize o auxilio da pasta termica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrume um cooler que aguente a temperatura do seu processador, os da intel ficam até 55, 60º, se passar disso vai começar a travar e atrapalhar seu desempenho.

Qual é o modelo q você recomenda? Já que é notebook e onde posso encontrar?

[]s

a temperatura dos processadores da intel , até 55 60 ºC não tem problema se, começar a passar disso vai super aquecer , vai travar , e se você nao arrumar pode até queimar.

Portanto, o ideal seria voce arranjar um cooler a altura de seu processador logicamente compativel e caso nao funcione utilize o auxilio da pasta termica

Mas esta temperatura de 55,60ºC é com ele parado né? Quando estou jogando FIFA o meu chega até 75ºC, Isto cada Core. Uma média já feita

a temperatura dos processadores da intel , até 55 60 ºC não tem problema se, começar a passar disso vai super aquecer , vai travar , e se você nao arrumar pode até queimar.

Portanto, o ideal seria voce arranjar um cooler a altura de seu processador logicamente compativel e caso nao funcione utilize o auxilio da pasta termica

Mas esta temperatura de 55,60ºC é com ele parado né? Quando estou jogando FIFA o meu chega até 74ºC, Isto cada Core. Uma média já feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a temperatura dos processadores da intel , até 55 60 ºC não tem problema se, começar a passar disso vai super aquecer , vai travar , e se você nao arrumar pode até queimar.

Portanto, o ideal seria voce arranjar um cooler a altura de seu processador logicamente compativel e caso nao funcione utilize o auxilio da pasta termica

Arrume um cooler que aguente a temperatura do seu processador, os da intel ficam até 55, 60º, se passar disso vai começar a travar e atrapalhar seu desempenho.

Atentem-se para esse tipo de informação, não existe uma temperatura padrão apenas por ser da marca X ou marca Y (neste caso Intel), cada modelo é desenvolvido para uma finalidade e destinado a um público específico, sendo assim o mesmo modelo de processador pode ter TPD diferentes, levando a temperaturas maiores ou menores.

Posso citar como exemplos:

Intel Core I3 390M (SLC25) 2,66Ghz TDP 35W Tem Max 90°

Intel Core I3 390M (CLS24) 2,66Ghz TDP 35W Tem Max 105°

Fonte: Clube do Hardware

Como podem ver os modelos são idênticos, e mesmo assim tem suas particularidades, indo também contra a teoria que processadores Intel devem ficam na casa dos 60°.

Como se trata de um notebook novo, não existe motivo algum para efetuar a troca do cooler, até porque a Asus possui um excelente sistema de refrigeração (Experiência própria).

Apenas para avisar, com windows 32 bits você só vai usar 3,6GB dos 8GB de ram que tem no notebook.

Sugiro formatar e instalar a versão 64 bits do windows, caso contrário vai estar sub utilizado o seu notebook.

Ainda não entendo o motivo de fabricarem configurações tão boas com I7 e 8Gb de memória, e colocarem Win32 Bits, tirando o desperdício absurdo de memória, o sistema 32Bits não consegue usar todo o desempenho do processador, que por curiosidade é 64bits.

@charlix

Seja bem vindo ao fórum.

Segundo a Intel, seu I7 3610 possui TDP (capacidade de dissipação térmica) de 45W e temperatura máxima segura de operação de 105°, dados retirados do site do fabricante.

Se você usou o Everest para efetuar teste de stress, ele está "parado" teoricamente, mas o programa está gerando alta carga de processos, causando assim grande utilização do processador.

Essa temperatura é normal, com certeza em Idle (descanso) a temperatura deve ficar na casa dos 40°.

Visto que sua máquina e composta por uma placa Asus, recomendo que instale o aplicativo Asus PC Probe II, que acompanha o Cd da placa mãe. Com este aplicativo você monitora em tempo real as temperaturas do processador e placa, além de outros recursos.

Mesmo parecendo algo preocupando, está longe do que recomenda a Intel, sendo assim não há motivo para pânico.

Faça conforme citou o colega Jorno, a instalação de um sistema de 64bits deverá dar um fôlego a mais em sua máquina, e o processador será capaz de trabalhar em sua capacidade máxima, acabando com essa demora na inicialização.

Se me permite uma indicação, a versão do Win7 Profissional é excelente.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atentem-se para esse tipo de informação, não existe uma temperatura padrão apenas por ser da marca X ou marca Y (neste caso Intel), cada modelo é desenvolvido para uma finalidade e destinado a um público específico, sendo assim o mesmo modelo de processador pode ter TPD diferentes, levando a temperaturas maiores ou menores.

Posso citar como exemplos:

Intel Core I3 390M (SLC25) 2,66Ghz TDP 35W Tem Max 90°

Intel Core I3 390M (CLS24) 2,66Ghz TDP 35W Tem Max 105°

Fonte: Clube do Hardware

Como podem ver os modelos são idênticos, e mesmo assim tem suas particularidades, indo também contra a teoria que processadores Intel devem ficam na casa dos 60°.

Como se trata de um notebook novo, não existe motivo algum para efetuar a troca do cooler, até porque a Asus possui um excelente sistema de refrigeração (Experiência própria).

Ainda não entendo o motivo de fabricarem configurações tão boas com I7 e 8Gb de memória, e colocarem Win32 Bits, tirando o desperdício absurdo de memória, o sistema 32Bits não consegue usar todo o desempenho do processador, que por curiosidade é 64bits.

@charlix

Seja bem vindo ao fórum.

Segundo a Intel, seu I7 3610 possui TDP (capacidade de dissipação térmica) de 45W e temperatura máxima segura de operação de 105°, dados retirados do site do fabricante.

Se você usou o Everest para efetuar teste de stress, ele está "parado" teoricamente, mas o programa está gerando alta carga de processos, causando assim grande utilização do processador.

Essa temperatura é normal, com certeza em Idle (descanso) a temperatura deve ficar na casa dos 40°.

Visto que sua máquina e composta por uma placa Asus, recomendo que instale o aplicativo Asus PC Probe II, que acompanha o Cd da placa mãe. Com este aplicativo você monitora em tempo real as temperaturas do processador e placa, além de outros recursos.

Mesmo parecendo algo preocupando, está longe do que recomenda a Intel, sendo assim não há motivo para pânico.

Faça conforme citou o colega Jorno, a instalação de um sistema de 64bits deverá dar um fôlego a mais em sua máquina, e o processador será capaz de trabalhar em sua capacidade máxima, acabando com essa demora na inicialização.

Se me permite uma indicação, a versão do Win7 Profissional é excelente.

Forte abraço

Muito Obrigado em responder. Agora sim estou mais tranquilo e bem informado. Valeu pelos esclarecimentos! abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...