Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
INFOHOUSENAVEGA

Controlar posição de motor cc com pic

Recommended Posts

Boa tarde a todos!!!

Estou com dificuldades de controlar a posição de um motor cc com pic.

meu projeto se resume em um potenciômetro que informa qual a posição que o motor deve estar. No motor também a um potenciômetro para informar sua posição.

O problema é que quando mando o motor para x posição ele obviamente passa da mesma ai fica passado e voltando.

Conto com a ajuda de vocês.

Estou usando o microcontrolador 16f877a e uso o compilador ccs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso acontece por causa da inércia do motor. Quando você manda ele para a posição X, ele chega até a mesma com muita velocidade e acaba passando dela.

O mesmo ocorre quando você tenta corrigir a posição, já que ele passou de onde deveria.

Acredito que a forma mais eficiente seria um controle PID. O problema que é complicado de fazer. Pelo menos nunca consegui realizar um.

O que eu tentaria no seu caso, seria colocar um PWM nesse motor para quando ele estiver chegando próximo à posição correta, a velocidade seria reduzida para que possa ser mais fácil ele parar no lugar certo.

Aguarde mais opiniões de colegas mais experientes no assunto.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Isso acontece por causa da inércia do motor. Quando você manda ele para a posição X, ele chega até a mesma com muita velocidade e acaba passando dela.

O mesmo ocorre quando você tenta corrigir a posição, já que ele passou de onde deveria.

Acredito que a forma mais eficiente seria um controle PID. O problema que é complicado de fazer. Pelo menos nunca consegui realizar um.

O que eu tentaria no seu caso, seria colocar um PWM nesse motor para quando ele estiver chegando próximo à posição correta, a velocidade seria reduzida para que possa ser mais fácil ele parar no lugar certo.

Aguarde mais opiniões de colegas mais experientes no assunto.

Falou

Então estive pesquisando sobre o controle PID e não consegui nada que me ajuda-se.

quanto ao PWM eu fiz porém da maneira que fiz ele demora muito para encerrar o processo totalmente.

Para melhor entenderem!!!!

if (pos_motor < (baseValue) { //onde pos_motor é a posição do motor

set_pwm2_duty(baseValue-pos_motor); // baseValue é a posição do potenciometro

set_pwm1_duty(0);}

else if

(pos_motor > (baseValue) {

set_pwm1_duty(baseValue-pos_motor);

set_pwm2_duty(0); }

else

set_pwm2_duty(0);

set_pwm1_duty(0);

Obirgado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

O pwm está indo de 0 a 1024 ou de 0 a 255?

E o AD? De 0 a 1024 ou de 0 a 255?

Do jeito que você fez:

set_pwm2_duty(baseValue-pos_motor)

Imagino que ele comece com velocidade alta e vá diminuindo certo? Como indiquei de teste. O problema que quando ele vai chegando perto do destino final, a velocidade cai muito, chegando a 0. Certo?

Tente não diminuir tanto. Veja que motores funcionam melhor com um duty cicle maior que 25~30%. Menos que isso as vezes nem giram.

Tente algo como

set_pwm2_duty(baseValue - pos_motor + Z)

Sendo Z um número arbitrário. Tente valores diferentes.

baseVlue é um valor fixo, destino do motor.

pos_motor é onde ele se encontra.

Com a movimentação do motor, pos_motor aumenta chegado próximo de baseValue. Mas não queremos que essa diferença seja muito pequena para não demorar o processo.

Outra coisa. Seria interessante colocar uma janela ao invés de um baseVlue. Dificilmente conseguirá chegar exatamente nele.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Do jeito que você fez:

Imagino que ele comece com velocidade alta e vá diminuindo certo? Como indiquei de teste. O problema que quando ele vai chegando perto do destino final, a velocidade cai muito, chegando a 0. Certo?

Tente não diminuir tanto. Veja que motores funcionam melhor com um duty cicle maior que 25~30%. Menos que isso as vezes nem giram.

Tente algo como

Falou

MatheusLPS muito obrigado pela atenção que voce esta tendo.

o PWM e o AD esta indo de 0~255

vou tentar desse jeito para ver.

posto o resultado assim que pronto.

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Editei o post anterior poucos segundos antes de você postar. Verifique novas informações.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Do jeito que você fez:

Tente algo como

baseVlue é um valor fixo, destino do motor.

pos_motor é onde ele se encontra.

Com a movimentação do motor, pos_motor aumenta chegado próximo de baseValue. Mas não queremos que essa diferença seja muito pequena para não demorar o processo.

Outra coisa. Seria interessante colocar uma janela ao invés de um baseVlue. Dificilmente conseguirá chegar exatamente nele.

Falou

Desculpe minha ignorância, mais o que voce quer dizer com " Outra coisa. Seria interessante colocar uma janela ao invés de um baseVlue. Dificilmente conseguirá chegar exatamente nele."

Compartilhar este post

Link para o post

Veja, imagine que você quer o motor vá para a posição 150.

Será difícil você conseguir isso exatamente nessa posição.

Dessa forma, tente algo como (imaginando a baseVlue = 150):

if ((pos_motor < (baseValue - 10) || (pos_motor > (baseValue +10))

Sendo || é o operador OR ou OU, Assim:

Se posição do motor for menor que 150 - 10 OU maior que 150 + 10

Entenda como: se o motor estiver entre 140 e 160, está próximo de onde você quer.

Não precisa ser 10, pode ser qualquer valor. Tente valores pequenos como 1 ou 2 até encontrar um que seja satisfatório.

off-topic: Vou passear com o cachorro. Depois eu volto.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais